Mais de 66 mil cirurgias já foram realizadas no Maranhão, no ano de 2023, na rede estadual de saúde. Os procedimentos integram as ações do macro programa da gestão do governador Carlos Brandão: o Cuidar de Todos, executado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) para promover a melhoria da qualidade de vida da população maranhense.


“Ao longo de todo o ano, temos intensificado as cirurgias, a fim de reduzir a espera de pacientes por um procedimento na rede estadual de saúde. São cirurgias que transformam vidas e devolvem às pessoas a capacidade de voltarem a desenvolver as suas atividades diárias”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

Foram 66.141 procedimentos hospitalares, de janeiro a setembro, além de 112.745 procedimentos ambulatoriais de janeiro a junho. Os procedimentos hospitalares incluem as cirurgias eletivas e especializadas como em Oncologia, Nefrologia, dos aparelhos Circulatório e Digestivo, além de partos e outros procedimentos de alto risco.

Só na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), por exemplo, foram realizados 3.406 partos em gestantes de alto risco. Já os procedimentos ambulatoriais incluem remoção de cistos e sinais, entre outras pequenas cirurgias de pele, tecido subcutâneo e mucosa.

As cirurgias são realizadas em 48 unidades de saúde distribuídas pelo Maranhão, entre hospitais regionais e maternidades. Como o Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), unidade de referência para atendimentos de alta complexidade. “Eu fui muito bem atendido, tudo ocorreu muito bem. Internei num dia de tarde e fiz a cirurgia no dia seguinte pela manhã”, contou o técnico de construção civil, Sander Moreira Garcia, de 60 anos, que fez, nesta semana, a retirada de um cálculo renal.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Os corpos das vítimas, identificadas como Nadila dos Santos, 17 anos de idade, e Ednara Fernandes, ...
Para proferir conferência para médicos, estudantes, profissionais da saúde da capital e do interior, entre eles, ...
Por Alex Ferreira Borralho De novo a Ludmilla? Na verdade, a estupidez dessa “cantora” é uma ...
Parte da carga de cimento chegou a cair sobre os veículos que estavam estacionados. SÃO LUÍS - ...
Na manhã deste sábado (27), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para ...
Numa operação exitosa comandada pela Polícia Civil, foram presos hoje, sexta-feira (pela manhã) os sequestradores do ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.