O Hospital da Ilha e do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos tiveram seus serviços expandidos com a ampliação de leitos pediátricos. Nesta quarta-feira (19), o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, visitou os novos leitos clínicos do Hospital da Ilha, destinados a pacientes pediátricos.

Foto: Reprodução

No Hospital da Ilha, ao todo, foram 12 novos leitos clínicos, que têm como destino crianças entre 29 dias e 14 anos. Com a ampliação, o Hospital da Ilha chega a 40 leitos pediátricos, sendo 27 Leitos de Clínica Pediátrica, 11 leitos de UTI Pediátrica, bem como leitos de estabilização.

A expansão dos leitos pediátricos na rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) foi anunciada, nesta terça-feira (18), pelo governador Carlos Brandão. Além do Hospital da Ilha, a medida também contemplou o Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, referência estadual no atendimento materno-infantil (zero a 14 anos). Na unidade foram acrescidos 13 leitos, sendo oito leitos pediátricos de Unidades Semi-Intensivas e 5 leitos de UTI.

“Os novos leitos irão garantir um protocolo de excelência e atendimento às crianças do nosso estado. Investir no SUS é sinônimo de mais assistência, com unidades modernas, bem equipadas e profissionais capacitados para melhor acolher e cuidar”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

Hospital da Ilha

Os leitos pediátricos do Hospital da Ilha funcionarão na retaguarda das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), localizadas na Grande Ilha e demais cidades do estado. Com isso, a transferência das crianças internadas nas UPAS ocorrerá via Central de Regulação de Leitos (CIL), conforme diagnóstico de pneumonia, bronquiolite, distúrbios gastrointestinais, entre outras complicações de saúde.

O hospital integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a gestão da unidade é realizada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).

Samara Silva, de 30 anos, estava só gratidão após saber que a filha Karine de Castro, de oito anos, havia recebido alta médica depois sete dias internada devido uma pneumonia. “Nosso primeiro atendimento foi na UPA do Vinhais, até sermos transferidas para cá. Desde o início fomos muito bem recepcionadas e agora estamos muito felizes porque podemos ir para casa”.

De acordo com a diretora administrativa do Hospital da Ilha, Letícia Souza, a expansão permitirá até 50 novas admissões pediátricas por mês. “Nossa linha de cuidado é 100% centrada nas necessidades do paciente. Portanto, esses novos leitos vão contribuir para a resolução do quadro clínico, diminuindo a permanência na unidade”, afirmou.

Para a coordenadora da Ala Pediátrica do Hospital da Ilha, Maria Alice Pierrelevee, os novos leitos permitirão suporte oportuno. “Devido ao momento sazonal decorrente das chuvas, os casos de infecção respiratória aumentam. Logo, a ampliação é mais que bem-vinda, pois assim iremos proporcionar assistência mais adequada e igualmente humanizada”.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Os corpos das vítimas, identificadas como Nadila dos Santos, 17 anos de idade, e Ednara Fernandes, ...
Para proferir conferência para médicos, estudantes, profissionais da saúde da capital e do interior, entre eles, ...
Por Alex Ferreira Borralho De novo a Ludmilla? Na verdade, a estupidez dessa “cantora” é uma ...
Parte da carga de cimento chegou a cair sobre os veículos que estavam estacionados. SÃO LUÍS - ...
Na manhã deste sábado (27), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para ...
Numa operação exitosa comandada pela Polícia Civil, foram presos hoje, sexta-feira (pela manhã) os sequestradores do ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.