Governo do Maranhão não presta contas do dinheiro do Funben e sindicatos ingressam na Justiça
Desde 2018, ainda na gestão de Flávio Dino, e continuada agora nos mais de 12 meses da administração de Carlos Brandão que os recursos do Funben são de total desconhecimento dos servidores públicos. Nunca mais houve prestação de contas. O caso foi parar no começo deste mês de dezembro na Vara de Interesses Difusos e Coletivos.
Os cinco sindicatos Dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado do Maranhão – Sintsep, Sindicato Dos Funcionários Públicos Vigilantes, Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária, Sindicato dos Policiais Penais, Sindicato dos Servidores da Fundação da Criança e do Adolescente alegam que não estão tendo acesso às contas do Fundo de Benefício dos Servidores do Estado do Maranhão e que os valores são mantidos em segredo.
Em outras épocas, o dinheiro do fundo, que ultrapassava cifras milionárias, chegou a ser desviado por governadores e aplicado em um buraco sem fim. O Funben foi criado para prover assistência de auxílio natalidade, auxílio funeral e assistência à saúde dos servidores públicos do Legislativo. Executivo, Judiciário, do Tribunal de Contas e do Ministério Público do Estado.
E teria na sua composição um conselho com a participação dos representantes das categorias, o que não acontece desde 2018, dificultando o acesso às tomadas de decisões e ao extrato financeiro.
Alguns membros acreditam que uma grande bomba pode estourar quando houver a prestação de contas e ficar comprovado que houve desvio milionários dos recursos dos servidores públicos.
O dinheiro arrecadado pelo Funben não é publico, mas sim de natureza privada, oriundo de contribuições descontadas nos contracheques daqueles que optam ao plano de benefício, sendo um parte dos servidores e igual montante legalmente de contrapartida do Estado.
Os recursos poderiam ser usados para atendimento à saúde dos servidores nos hospitais e serviços médicos contratados, que só vivem com seus repasses em atraso e com médicos ameaçando entrar em greve.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Sou servidor público e não consegui fazer todos os exames requisitados pelo médico, dentro de seis meses.pois a agenda nunca abre, e se abrir, o primeiro não terá mais validade.
Estão depenando o estado para eleger Marcos Brandão como Deputado e o Governador como Senador. Mas o povo maranhense gosta de apanhar e vão elege-los. Enquanto isso, Ministério Público caladinho.