Desde 2018, ainda na gestão de Flávio Dino, e continuada agora nos mais de 12 meses da administração de Carlos Brandão que os recursos do Funben são de total desconhecimento dos servidores públicos. Nunca mais houve prestação de contas. O caso foi parar no começo deste mês de dezembro na Vara de Interesses Difusos e Coletivos.

TJMA

Os cinco sindicatos Dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado do Maranhão – Sintsep, Sindicato Dos Funcionários Públicos Vigilantes, Sindicato dos Servidores da Fiscalização Agropecuária, Sindicato dos Policiais Penais, Sindicato dos Servidores da Fundação da Criança e do Adolescente alegam que não estão tendo acesso às contas do Fundo de Benefício dos Servidores do Estado do Maranhão e que os valores são mantidos em segredo.

Em outras épocas, o dinheiro do fundo, que ultrapassava cifras milionárias, chegou a ser desviado por governadores e aplicado em um buraco sem fim. O Funben foi criado para prover assistência de auxílio natalidade, auxílio funeral e assistência à saúde dos servidores públicos do Legislativo. Executivo, Judiciário, do Tribunal de Contas e do Ministério Público do Estado.

E teria na sua composição um conselho com a participação dos representantes das categorias, o que não acontece desde 2018, dificultando o acesso às tomadas de decisões e ao extrato financeiro.

Alguns membros acreditam que uma grande bomba pode estourar quando houver a prestação de contas e ficar comprovado que houve desvio milionários dos recursos dos servidores públicos.

O dinheiro arrecadado pelo Funben não é publico, mas sim de natureza privada, oriundo  de contribuições descontadas nos contracheques daqueles que optam ao plano de benefício, sendo um parte dos servidores e igual montante legalmente de contrapartida do Estado.

Os recursos poderiam ser usados para atendimento à saúde dos servidores nos hospitais e serviços médicos contratados, que só vivem com seus repasses em atraso e com médicos ameaçando entrar em greve.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Neto Cruz  O ex-secretário de saúde de Raposa, Romilson Froes, foi o segundo entrevistado do Programa ...
A gestão liderada pelo prefeito Rigo Teles demonstrou mais uma vez seu compromisso com o funcionalismo ...
Os corpos das vítimas, identificadas como Nadila dos Santos, 17 anos de idade, e Ednara Fernandes, ...
Para proferir conferência para médicos, estudantes, profissionais da saúde da capital e do interior, entre eles, ...
Por Alex Ferreira Borralho De novo a Ludmilla? Na verdade, a estupidez dessa “cantora” é uma ...
Parte da carga de cimento chegou a cair sobre os veículos que estavam estacionados. SÃO LUÍS - ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.