O ainda ministro passou por momentos difíceis para ter seu nome aprovado pelo Senado Federal ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal. Ouviu verdades e mentiu demais. Uma delas foi agradecer a “excelente “experiência como senador, cargo ocupado por ele em pouco tempo ou que não durou mais que 24h.

O resultado final, embora tenha sido aprovado, foi frustrante. Obteve apenas 47 de um total de 81 senadores, sendo 31 contrários e duas abstenções. Uma votação inédita na escolha de um ministro do STF.

Confira abaixo um resumo do Portal Metrópoles:

Oposição Reage à aprovação de Dino para o STF no Senado

Nome de Flávio Dino para o STF sofreu resistência de parlamentares da oposição ao governo federal, mas foi aprovado no Senado

Flávio Dino, atual ministro da Justiça e Segurança Pública, foi aprovado no Senado Federal para assumir vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). Ele foi sabatinado ao lado do também indicado Paulo Gonet, que comandará a Procuradoria-Geral da República (PGR).

Foram 47 votos favoráveis e 31 contrários a Dino no plenário da Casa Alta, além de duas abstenções. Já Gonet enfrentou menor resistência e angariou 65 votos favoráveis e 11 votos contrários, além de uma abstenção.

O nome do ex-governador do Maranhão enfrentou maior resistência por parte da oposição ao governo federal. Nomes ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) mobilizaram apoiadores nas redes sociais contra a indicação de Flávio Dino à Suprema Corte.

Parlamentares de oposição fizeram barulho nas redes sociais depois da aprovação de Dino. O líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), afirmoun que Dino “esquiva-se do compromisso com a imparcialidade no STF”.

Suas declarações anteriores contra Jair Bolsonaro são um alerta para a integridade e politização do Judiciário”, escreveu o parlamentar em uma rede social.

Magno Malta (PL-ES) também criticou a indicação de Dino. “Imaginem o Brasil daqui a dez, 20 anos com um comunista na Suprema Corte. Se já está ruim agora”, escreveu no X (antigo Twitter).

Dino também foi criticado por Marcos Rogério (PL-RO), que confirmou voto negativo contra o indicado. “Da mesma forma que na CCJ, reafirmo meu voto contrário à indicação de Flávio Dino ao STF. Estou entre os 31 senadores que votaram contra!”, escreveu o parlamentar em uma rede social.

Eduardo Girão (Novo-CE) fez críticas a declarações feitas por Dino durante sua trajetória como ministro da Justiça, e afirmou que o indicado ao STF é “controverso”. “Tive a oportunidade de relembrá-lo de suas declarações ideológicas de ativista do comunismo, do seu desdém e deboche a parlamentares e ao Congresso, do seu gritante silêncio sobre as violações dos direitos dos advogados e presos políticos dos atos do 8/1”, escreveu no X (antigo Twitter).

Sabatina

Os indicados foram sabatinados na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado de forma simultânea, em uma sessão que durou dez horas. O formato é inédito no caso de indicações ao STF e à PGR, e foi definido pelo presidente da CCJ, Davi Alcolumbre (União-AP), com o objetivo de dar agilidade ao processo.

A votação na CCJ ocorreu após 10h de sabatina. Flávio Dino recebeu 17 votos favoráveis, 10 contrários e zero abstenções. Gonet teve apoio de 23 senadores, além de 4 votos contrários e zero abstenções. O quórum da votação foi de 27 senadores (cada um dos indicados precisava de 14 votos).

O posto no STF está vago desde a saída da ministra Rosa Weber, aposentada da Corte no fim de setembro. A vaga da PGR estava em aberto também desde o fim de setembro, com a saída de Augusto Aras. A subprocuradora-geral da República Elizeta Ramos assumiu, de forma interina, o comando da instituição.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O Instituto Inop apresenta neste domingo, 28 de abril, novos números da corrida eleitoral para a ...
Neto Cruz  O ex-secretário de saúde de Raposa, Romilson Froes, foi o segundo entrevistado do Programa ...
Os corpos das vítimas, identificadas como Nadila dos Santos, 17 anos de idade, e Ednara Fernandes, ...
Para proferir conferência para médicos, estudantes, profissionais da saúde da capital e do interior, entre eles, ...
Por Alex Ferreira Borralho De novo a Ludmilla? Na verdade, a estupidez dessa “cantora” é uma ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.