O vereador Astro de Ogum trouxe à sessão da Câmara Municipal de São Luís, desta segunda-feira (6), debate sobre a reativação da refinaria de Bacabeira.

Vereador Astro de Ogum

O projeto, anunciado em janeiro de 2010, foi divulgado com a promessa de trazer avanços no setor à região Nordeste, mas, não aconteceu. Ele destacou que, à época, muitos apostaram na implantação deste projeto e investiram em capacitação e ampliação de seus negócios. O parlamentar pontuou que, a retomada do projeto vai impulsionar a geração de empregos e da renda no estado. Ele destacou o potencial do projeto para revitalizar a região e criar oportunidades para os maranhenses.

Vejo como uma medida importante para estimular a economia e criar empregos no Maranhão. A refinaria, que havia sido considerada um empreendimento estratégico no passado, poderia desempenhar um papel fundamental na revitalização da região. Podemos contar com a mobilização dos quatro ministros que o Maranhão possui, no governo federal, e concretizar esse grande empreendimento em nosso estado”, pontuou Astro de Ogum.

À época em que a refinaria foi concebida, muitos investidores e empresários locais apostaram no sucesso do projeto, fazendo investimentos substanciais em capacitação e expansão de seus negócios, esperando colher os benefícios econômicos, decorrentes da operação da refinaria. Infelizmente, o projeto foi suspenso, deixando muitos desses investimentos estagnados e gerando um impacto negativo na economia local.

Astro de Ogum destacou que a retomada do projeto não apenas reviveria os investimentos anteriores, mas também criaria inúmeras oportunidades de emprego para os residentes locais. “É crucial que olhemos para o passado e corrijamos as falhas que levaram à suspensão da refinaria. A reativação desse projeto não só resgatará os investimentos já realizados, mas também permitirá que o Maranhão alcance seu potencial como um centro produtivo neste setor”, avaliou o parlamentar.

Astro de Ogum enfatizou que a reativação da refinaria também contribuiria para a geração de empregos e o aumento da renda dos maranhenses. “Nossos cidadãos precisam de oportunidades dignas de trabalho. A refinaria pode ser a chave para criar empregos bem remunerados e melhorar a qualidade de vida de nossa população”, acrescentou o vereador.

Esporte, comunidade e educação

Ainda durante sua participação na tribuna, Astro de Ogum pontuou sobre o esporte maranhense e a promoção de eventos nas comunidades da capital. O parlamentar destacou a fase pela qual passa o time do Sampaio Correa, ressaltando que “o esporte é vida e deve ser estimulado”. Ele destacou os incentivos que o time já recebe e que em sua avaliação, são suficientes para avanço do clube. Astro de Ogum também criticou a presidência do clube e reforçou a importância em “tirar do abismo o futebol do Maranhão”.

Ele também frisou que eventos nas comunidades devem ter critérios diferenciados. Ele criticou ação das polícias nas fiscalizações e cobranças a estes eventos, e os valores das licenças cobradas. “Acredito que deveremos fazer um painel sobre medidas que devem ser tomadas para a realização de festas e outros eventos nas comunidades. São muitos eventos e que estão sendo cobrados, em minha avaliação, fora da realidade das comunidades”, pontuou Astro de Ogum.

Ele também defendeu que os precatórios dos professores da rede pública municipal sejam pagos e lembrou o compromisso da Câmara na defesa dos direitos dos profissionais do magistério.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Os corpos das vítimas, identificadas como Nadila dos Santos, 17 anos de idade, e Ednara Fernandes, ...
Para proferir conferência para médicos, estudantes, profissionais da saúde da capital e do interior, entre eles, ...
Por Alex Ferreira Borralho De novo a Ludmilla? Na verdade, a estupidez dessa “cantora” é uma ...
Parte da carga de cimento chegou a cair sobre os veículos que estavam estacionados. SÃO LUÍS - ...
Na manhã deste sábado (27), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para ...
Numa operação exitosa comandada pela Polícia Civil, foram presos hoje, sexta-feira (pela manhã) os sequestradores do ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.