Liderada pelo Ministro Marcos Pontes, a comitiva vai conhecer de perto o espaço dedicado a lançamentos no território franco-guianês

O senador Roberto Rocha será um dos parlamentares maranhenses a integrarem a missão brasileira à cidade de Kourou, na Guiana Francesa. Além de dirigentes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e ComunicaçõesCTIC, a comitiva será composta por outros senadores, deputados federais, deputados estaduais e representantes do governo do estado do Maranhão, para conhecer o Centro Espacial Guianês (CSG), bem como manter encontros com autoridades locais e industriais do empreendimento espacial em Kourou e região.

O objetivo da missão internacional é conhecer de perto o modelo que deve ser adotado no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, com a parceria entre o Brasil e os Estados Unidos. Os parlamentares serão recebidos por autoridades da Guiana – território francês que pertence à União Europeia. Estão previstas várias visitas, entre elas, ao Centro de Lançamento de Kourou, que pertence a Agência Espacial Europeia e se tornou uma potência mundial no setor.

Roberto Rocha foi o primeiro senador maranhense a defender a proposta do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas como indutor de desenvolvimento para o município de Alcântara, para o Maranhão e o Brasil. De acordo com o parlamentar, a assinatura do Acordo representa a oportunidade de viabilizar, em curto e médio prazos, a entrada do CLA no bilionário e crescente mercado espacial internacional, que atualmente movimenta cerca de 12 bilhões de dólares. “Considero um passo importante na emancipação econômica e social de Alcântara e do estado do Maranhão. Estamos falando de bilhões de dólares anuais. Sobre o Centro de Lançamento da Guiana Francesa, o próprio Brasil recentemente alugou, por milhões de dólares, para lançar um satélite”, lembrou o senador, em recente entrevista à imprensa maranhense.

Confira a Agenda

A comitiva, que será liderada pelo ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação, Marcos Pontes, sairá de Brasília para São Luís neste domingo (02), em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e embarca, na segunda-feira (03), de São Luís para Caiena (Guiana Francesa), onde será recebida pelo presidente Collectivité Territoriale de Guyane, Rodolphe Alexandre. Em seguida, os parlamentares participam de uma reunião com o comandante das Forças Armadas da França na Guiana (responsável pela segurança da Base de Lançamentos e de Kourou), sendo, depois, recebidos pelo governador Patrice Faure.

Na terça-feira (04), a comitiva segue de Caiena para a cidade de Kourou, onde fica instalado o Centro de Lançamento. Os parlamentares e o ministro também se reunirão com o prefeito de Kourou, Ringuet, e com lideranças locais. Em seguida, visitarão um complexo de empresas industriais e farão um tour por Kourou. No turno da tarde, a comitiva visitará o Centro de Lançamentos. A visita encerra a missão internacional da comitiva, que retorna em seguida ao Brasil.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.