O presidente em exercício da Assembleia, deputado Othelino Neto (PC do B) recebeu, na manhã desta quinta-feira (14), no gabinete da Presidência, o diretor de Hidrologia e Gestão Territorial da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), o ex-deputado estadual Antônio Carlos Bacelar.

“Estamos aqui para, pessoalmente, convidar o presidente da Assembleia, para a solenidade de apresentação dos produtos de estudos da CPRM desenvolvidos dentro do Programa Geologia do Brasil – Levantamento da Geodiversidade – referentes a todos os 217 municípios do Estado do Maranhão. E, também, entregar em mãos, para a Assembleia, o kit com os seis produtos a serem apresentados pela CPRM referentes ao Estado do Maranhão”, esclareceu Antonio Carlos Bacelar.

Segundo o diretor de Hidrologia da CPRM, os produtos desenvolvidos sobre o Estado do Maranhão constituem-se em ferramentas indispensáveis para o planejamento das políticas públicas, de âmbito municipal e estadual, de curto, médio e longo prazos. “Os gestores têm em mãos informações essenciais para a elaboração de políticas públicas que possam levar ao desenvolvimento integrado e sustentável do Maranhão”, salientou.

Na oportunidade, Othelino Neto agradeceu o convite e ressaltou a importância dos produtos a serem apresentados pela CPRM como referenciais para o planejamento das políticas públicas do Estado do Maranhão. “São estudos elaborados com um alto rigor técnico e científico e que podem contribuir muito para que o estado do Maranhão elabore e execute políticas públicas capazes de garantir um desenvolvimento integrado e sustentável no Maranhão”.

SOLENIDADE DE APRESENTAÇÃO DOS PRODUTOS

Os produtos serão apresentados por técnicos da CPRM em solenidade a ser realizada no auditório Neiva Moreira do Complexo de Comunicação da Assembleia, a partir das 9h, que contará, dentre outras autoridades, com a presença do ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, e do secretário de Estado da Indústria e Comércio, Simplício Araújo, representando o governador do Estado, Flávio Dino (PC do B).

PRODUTOS A SEREM APRESENTADOS PELA CPRM

Os produtos a serem apresentados são os seguintes: Mapa Geológico do Maranhão, Mapa de Geodiversidade do Maranhão, Cadastramento das Ocorrências Minerais na Região Metropolitana de São Luís e Adjacências, Atlas Digital dos Recursos Hídricos Subterrâneos do Maranhão, Materiais de Construção da Região Metropolitana de São Luís e Entorno, Inventário do Patrimônio Geológico de Carolina e Riscos Geológicos dos Municípios do Maranhão.

POTENCIAIS MINERAIS, HIDROLÓGICOS E AMBIENTAIS DO MARANHÃO

O diretor de Hidrologia e Gestão Territorial da CPRM adiantou alguns dados sobre o georeferenciamento mineral, hidrológico e ambiental a serem apresentados como, por exemplo, ocorrências de auríferos, bauxita e rochas ornamentais na região denominada “cinturão do Gurupi”, na divisa do Maranhão com o Pará. E, ainda, que, na parte Nordeste e Central do Estado do Maranhão, identificou-se uma quantidade significativa de calcário, que, de acordo com Antonio Carlos Bacelar, pode se constituir em incentivo ao agronegócio, a agricultura e ao polo sojeiro.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A Comissão de Trabalho da Câmara Federal aprovou nessa quarta-feira, 24, o Projeto de Lei n.º ...
Fraudes foram praticadas nos Estados do Pará, Goiás e Bahia, além do Maranhão, gerando um prejuízo ...
Nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para expor a ...
O prefeito Fernando Pessoa foi recebido nesta quarta-feira (24), na vice-governadoria, pelo vice-governador e secretário Estadual ...
Nesta quarta-feira (24), o deputado Zé Inácio subiu à tribuna da Assembleia Legislativa para ressaltar a ...
O deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais, nesta quarta-feira (24), para solicitar ao ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.