O Palácio dos Leões adotou como estratégia ordenar que veículos de comunicação controlados e pagos abundantemente pelo Governo do Estado contratem institutos que favoreçam e reeleição de Flávio Dino no primeiro turno, e com boa margem de folga. E assim tem sido feito nos últimos 20 dias.

A última foi a desconhecida DataFilha, não, DataIlha, que entregou para a TV Difusora o resultado de uma pesquisa realizada em 38 municípios, sem ter a coragem de citar nenhum deles ao público da emissora, e que aponta o governador com 62% contra 28% dados para a ex-governadora Roseana Sarney.

Com os números em mãos, o governador Flávio Dino fez a festa. E mais uma vez a Secom entrou na gandaia, disponibilizando o resultado duvidoso para os veículos do interior e da capital (incluindo blogs) que são obrigados a divulgar.

Numa pesquisa anterior, a Exata, que trabalha com exclusividade para onde o governo mandar, também encontrou número fictícios que apontam a vitória de Flávio Dino no primeiro turno com percentuais exagerados. Sempre acima dos resultados da vitória no primeiro turno na eleição de 2014. O excesso de otimismo, muita das vezes, cega.

A divulgação da pesquisa deixa satisfeito o veículo contratante porque o repasse pelo governo do valor é sempre superior ao que a contratada recebe por pesquisa, assim como massageia o ego dos blogueiros e jornalistas que passaram a receber mais agora com o aditivo que recebeu a Secom agora em outubro. Tem blogueiro governista que passou a ganhar mais de R$ 14 mil divididos entre três órgãos, sendo a maioria liberada por Márcio Jerry.

Agora, o que não se compreende são os resultados das pesquisas e a postura desesperada do governo em comprar aliados e massacrar adversários. Então, há algo de estranho no ar, que não é urubu, avião de carreira, mas se assemelha e muito com um jabuti que decidiu pular da árvore e voar.


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