A cada ano que passa o Instituto Brasileiro de Políticas Públicas – IBRAPP, instituição maranhense, vem consolidando a posição de uma das instituições do terceiro setor de maior destaque do país.

Em sete anos de atuação o IBRAPP, além de prêmios de excelência em vários estados, já recebeu muitos títulos que reconhecem esse destaque como, por exemplo, OSS (Organização Social de Saúde) pela Secretaria da Saúde do Estado de Rondônia e certificações que lhe auferem o potencial na prestação de serviços na área do turismo, criança e adolescente, meio ambiente dentre outros de utilidade pública municipal como nas cidades de Teófilo Otoni, João Pessoa, Belo Horizonte e São Luís.

De acordo com a presidente do IBRAPP, Rita Salgado, o motivo de maior orgulho para o IBRAPP são as soluções de melhoria principalmente na área da Saúde, que o instituto implantou em muitos estados brasileiros dentre os quais se destaca a “fila do osso”; uma crise por busca de cirurgias ortopédicas nos principais hospitais públicos de Rondônia.

“A Secretaria de Saúde de Rondônia, nos apresentou o problema e nós sanamos a fila do osso por meio de um mutirão de cirurgias ortopédicas. O sucesso foi tão grande que até hoje continuamos executando essa ação sempre que algum hospital público de Rondônia apresente essa demanda”, afirma.

Já para o diretor executivo do IBRAPP, Charles Mendes, um dos maiores destaques do instituto nesses 7 anos de atuação, deve-se a sua parceria com o poder público na execução de projetos nas mais diversas áreas entre os quais destaca-se o Projeto de inclusão Produtiva, implantado no Estado de Minas Gerais e que atuava na melhoria do IDH com o assessoramento de pequenos empreendedores com o objetivo de capacitá-los a produzirem e venderem melhor.

“O projeto foi implantado nos municípios com o menor índice de desenvolvimento humano, e por conta disso tinha o caráter de auxiliador do governo de Minas Gerais para a melhoria das condições de vida de muitas pessoas. Fizemos isso capacitando, assessorando e lançando pequenos empreendedores na cadeia produtiva do estado”, afirma.

De fato o IBRAPP, ao longo de seus 7 anos de atuação já elaborou e executou muitos projetos beneficiando pessoas em vários estados brasileiros como Maranhão, Tocantins, Rondônia, Acre, Pará, Distrito Federal dentre outros. Para Lilian Pantoja, coordenadora de projetos do IBRAPP, o grande êxito da execução desses projetos está no beneficiamento de pessoas consideradas excluídas da sociedade.

“O processo de elaboração de um determinado projeto quer seja na área ambiental, social ou da saúde se dá primeiramente através do olhar sensível às questões de vulnerabilidade social e ambiental que interferem na vida da população.” Assim, para a execução de cada projeto desenvolvem-se competências para o planejamento adequado de cada ação; “Visamos oportunizar o acesso da população de forma igualitária a garantia aos direitos sociais como saúde, educação, geração de renda e emprego”, enfatiza.

Todavia, se o IBRAPP tem demonstrado todo esse sucesso na prestação de serviços como, capacitação de mão de obra, e execução de projetos, é importante frisar que isso só ocorre porque o instituto tem sido um grande vencedor de licitações públicas. Segundo o coordenador do setor de licitações do IBRAPP, Amaury Andrade, a batalha pela vitória das licitações é árdua e acirrada porque competem grandes entidades.

“Cada vez que participamos de um processo licitatório, nos vemos em um grande desafio porque para nós só interessa vencer dentro da legalidade. Nem por isso fraquejamos, pois a vitória em uma licitação significa a entrada de recursos para o instituto poder se manter. Por conta disso, quando participamos de uma licitação, fazemos com a confiança de quem já venceu, declara”.

As vitórias em licitações, os projetos executados, as soluções apresentadas ao poder público e sobretudo, a implementação de políticas públicas para o beneficiamento de centenas de milhares de pessoas em quase todo o país, são provas que o IBRAPP, ao longo de seus sete anos de atuação, tem trilhado um caminho certo.

Além disso, o instituto por meio de sua atuação vem demonstrando que o Terceiro Setor pode e deve ser acionado quando se trata de criar parcerias para a realização de grandes projetos e serviços em prol da sociedade.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O deputado estadual Othelino Neto ingressou, nesta terça-feira (07), com uma representação, junto à Procuradoria Geral ...
O deputado federal Duarte Júnior (PSB-MA) ingressou nesta terça-feira (7) com uma representação na Procuradoria-Geral da ...
Vereador Beka visita UI Boa Esperança/Raposa, local onde houve, segundo inquérito policial, prática de crime de ...
O artista Vulcano, é um jovem ludovicense de 19 anos que vem ganhando espaço na cena ...
São Luís/MA - A Polícia Federal no Maranhão, deflagrou, nesta terça-feira (07/05), a operação RELUTANTES, com ...
Amigo de longas datas da família Braide, o senhor Arthur Henrique Segalla de Carvalho Pereira, conhecido ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.