Impulsionados pela facilidade do crédito, os idosos estão se tornando cada vez mais inadimplentes, segundo estudo inédito da Serasa Consumidor. A taxa de inadimplência das pessoas acima de 60 anos no Brasil é de 12,7%, este índice no Maranhão chega a 16,5%, ou seja, dos 682.667 idosos, 112.672 estão inadimplentes.

Em relação às cidades brasileiras, Manaus (AM) apresenta a maior taxa de idosos inadimplentes: 28,9%, seguida por São Luís (MA), com 25,0%. Em terceiro, está Porto Velho (RO), com 24,4%, em quarto, Maceió (AL), com 22,3%. Em último está a cidade de São Paulo, com 11,3%.

Entre as causas apontadas pelo economista Pablo Rebouças está a diminuição da renda real com a aposentadoria, o aumento das despesas com remédios e planos de saúde, a facilidade para contrair empréstimos consignados e a prática de emprestar o nome para terceiros realizarem compras a prazo – geralmente familiares.

No último mês de novembro na comparação com o mesmo período de 2013, o número de dívidas atrasadas entre os consumidores de 65 a 84 anos subiu 7,89% – percentual maior que o crescimento da média nacional de 3,53% – enquanto houve uma queda de 7,02% dentre os brasileiros com idade entre 18 a 24 anos.

Segundo o especialista a solução para quem está no vermelho com os credores o caminho pode estar no uso do 13º salário na quitação da dívida. “Se houver um grande desconto vale a pena, senão o jeito é alongar o perfil da dívida, n]ao adquirir novas contas e planejar melhor o seu orçamento”, finalizou.

DO G1 MA


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O Instituto Inop apresenta neste domingo, 28 de abril, novos números da corrida eleitoral para a ...
Neto Cruz  O ex-secretário de saúde de Raposa, Romilson Froes, foi o segundo entrevistado do Programa ...
Os corpos das vítimas, identificadas como Nadila dos Santos, 17 anos de idade, e Ednara Fernandes, ...
Para proferir conferência para médicos, estudantes, profissionais da saúde da capital e do interior, entre eles, ...
Por Alex Ferreira Borralho De novo a Ludmilla? Na verdade, a estupidez dessa “cantora” é uma ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.