O almoço oferecido nesta quinta-feira (27) pelo deputado eleito Humberto Coutinho aos seus colegas eleitos e reeleitos, em sua residência, no Two Towers, na Península da Ponta D’Areia, em São Luís, mostrou a força que terá o governador Flávio Dino no parlamento estadual.

Dos 26 deputados estaduais eleitos alinhados com o atual governo do Estado, apenas três ficarão na oposição a partir de 2015.

Da atual bancada governista, Flávio Dino já contabiliza um apoio da ampla maioria. E muitos nem esperaram ser chamados, se entregaram. Como foi o caso do deputado eleito Adriano Sarney. Até o atual líder da bancada governista, deputado César Pires, já mudou de pratos e cuias para o futuro governo.

Dos 42 deputados, o governador eleito terá o apoio de 39. Um feito jamais observado em toda história política da relação entre o Executivo e o Legislativo.

Da bancada total que vai assumir a partir de fevereiro de 2015, somente Andrea Murad e Sousa Neto (filha e genro do secretário Ricardo Murad) estarão na oposição. O terceiro, o deputado Antônio Pereira, se jogou no colo de Dino, mas encontrou resistência do próprio comunista.

Os ‘sarneyistas’ históricos, que estão entre os eleitos e reeleitos, alegam que ficaram sem norte e sem um líder para apontar novos rumos.

Então, se a Assembleia Legislativa sempre foi um apêndice, um poder auxiliar acocorado ao Executivo, imagine agora que o futuro governador tem a estrondosa maioria de 32 deputados?

Esta subserviência é bem característica do Maranhão.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A cidade de Tuntum foi contemplada com o Programa Wi-Fi Brasil que tem como objetivo a ...
A Fecomércio explica que essa determinação não se aplica a certos estabelecimentos considerados essenciais, tais como ...
Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Márcio Jerry (@marciojerry) ...
G1-MA Os cargos são para os níveis fundamental, médio, técnico e superior, com salários que variam ...
O Instituto Inop apresenta neste domingo, 28 de abril, novos números da corrida eleitoral para a ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.