O senador José Sarney, bastante irritado com esse blá-blá-blá de oligarquia, dias desses, em um comício do candidato Lobão Filho, falou o que já sabíamos: todos os políticos vivos e alguns já falecidos, da oposição a situação, já passaram pelas suas mãos, ou ao menos baijaram.

O velho cacique, agora cansado de guerra, foi mais longe: muitos dos quais se ele assim o desejasse teriam beijado ou lambido seus pés. Pior que é verdade.

Os que sempre foram governos e agora estão na oposição (a lista é tão extensa que não não tem espaços aqui para citá-los), são os velhos conhecidos e ainda arrastam seus filhos para os mesmos caminhos.

Líder do “Movimento de Oposição Pra Valer”, no final da década de 70, o economista Haroldo Saboia surgia como o grande expoente da oposição, o homem com o perfir ideal para derrubar o grupo liderado pelo então senador José Sarney.

Sabóia chegou a se eleger deputado estadual e federal. Também nunca passou disso, apesar do discurso duro contra Sarney. Não demorou muito descobriu-se que Sabóia estudou e se formou na Faculdade de Sorbonne, na França, com uma bolsa dada por ele. Sim, o velho cacique José Sarney.

Depois foi a vez do ex-prefeito e então deputado federal por várias legislaturas, Epitácio Cafeteira, um dos ferrenhos antisarney da história política do Maranhão. Para ser governador um dia, teve que bater às portas do velho oligarca.
´
Depois de eleito senador, o velho Cafifa voltou para a oposição ao grupo Sarney. Nunca mais se elegeu a nada. E quando quis encerrar a carreira com o último mandato de senador, precisou mais uma vez do velho cacique Sarney.

João Castelo, agora oposição a Sarney, foi governador biônico do Maranhão por indicação de Sarney aos militares. Se elegeu senador na oposição ao grupo dominante e de lá pra cá deputado federal, sempre com a ajuda da família Sarney. Depois prefeito da capital, mas sempre que pode recorre ao compadre Sarney, que é padrinho de um filho seu.

Não precisa aqui falar de Zé Reinaldo. Vamos lembrar do comandante Renato Archer, um histórico oposicionista a Sarney. Chegou a ser ministro de Ciência e Tecnologia, mas coincidemente quando o velho cacique era presidente da República.

O exemplo mais recente foi em 2008. Castelo disputava a prefeitura de São Luís contra Flávio Dino, que era deputado federal. Do grupo Sarney saíram três candidatos, salvo engano Waldir Maranhão, Pedro Fernandes e Raimundo Cutrim.

Este último, deputado estadual e ex-secretário de Segurança, imaginava que seria o único candidato do grupo. Mas ele queimou feio mmesmo quando descobriu que a família Sarney havia adotado outro postulante. Sim, ele mesmo: Flávio Dino.

Insatisfeito, Cutrim denunciou o namoro da tribuna da Assembleia Legislativa e até mandou um agente policial fazer na campana na porta da casa de Sarney, no Calhau, e conseguiu uma foto de Flávio Dino indo tomar as bençãos ao velho morubixaba. E guarda até hoje a tal foto histórica.

Alguns aprestandores de programas nacionais tiraram sarro da cara do ex-presidente da Câmara Federal, Aldo Rabelo, e do ministro do Esportes, Orlando Silva (ambos do PCdoB) por causa da união de Dino com Sarney. Aliás, foi a própria presidente Dilma Rousseff quem não escondeu de ninugém que pedir o aval do velho político maranhense para que o comunista assumisse o cargo de presidente da Embratur.

Então, Sarney não mente quando diz que se assim o desejasse tinha político que lhe beijaria os pés. Conheço alguns, ainda vivos, que lamberiam até os ovos, caso Sarney baixasse as ceroulas em tempos não tão remotos.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Numa operação exitosa comandada pela Polícia Civil, foram presos hoje, sexta-feira (pela manhã) os sequestradores do ...
O mais novo programa do Ministério do Esporte, o Revelar Talentos, foi lançado na manhã desta ...
A Comissão de Trabalho da Câmara Federal aprovou nessa quarta-feira, 24, o Projeto de Lei n.º ...
Fraudes foram praticadas nos Estados do Pará, Goiás e Bahia, além do Maranhão, gerando um prejuízo ...
Nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para expor a ...
O prefeito Fernando Pessoa foi recebido nesta quarta-feira (24), na vice-governadoria, pelo vice-governador e secretário Estadual ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.