Em razão da matéria veiculada pelo Atual7, em 12 de maio de 2014, intitulada como “Empresa de Carlos Brandão é envolvida no desvio de recursos federais de convênio”, o deputado federal Carlos Brandão, através de sua assessoria, em respeito à imprensa e ao cidadão maranhense, afirma que:

  1. 1.  De acordo com levantamentos feitos junto à Transparência Brasil, organização independente e autônoma comprometida com o combate à corrupção, o deputado Carlos Brandão está dentro dos enquadramentos de aplicação da Lei da Ficha Limpa;
  1. 2.  Quanto a afirmação de desvio de recursos públicos federais, pode-se constatar que as referidas obras foram executadas, devidamente fiscalizadas e aprovadas pelos Ministérios;
  1. 3.  Sobre a apreensão de documentos ou notas fiscais falsas: o fato foi objeto de análise judicial, com a participação do Ministério Público e do Poder Judiciário, onde foi proferida decisão condenando os autores de tais afirmações, em litigância de má-fé;
  1. 4. Com relação a suposto depósito de cheque em conta corrente da Empresa Disvali: novamente a tentativa de vincular o nome do deputado federal Carlos Brandão a tal fato não condiz com a realidade e, para isso, o Banco do Brasil emitiu e forneceu cópia dos depósitos bancários da época onde se comprova que tal depósito não existiu, encerrando, portanto, essa questão;
  1. 5.  A respeito do suposto aumento desproporcional de patrimônio, outro ponto de discórdia. Para acompanhar as aquisições do deputado Carlos Brandão basta acessar o portal do Tribunal Superior Eleitoral onde consta abertamente a declaração de bens do parlamentar, tanto no primeiro mandato de deputado federal quanto em seu segundo mandato. Pode-se observar inclusive que, na prática, houve um decréscimo no quantitativo patrimonial do parlamentar.

Por fim, informamos que o deputado federal Carlos Brandão sempre preservou o compromisso com a ética e com a transparência; mantendo, portanto, em oito anos de exercício de atividade parlamentar conduta ilibada.

O deputado federal Carlos Brandão, além disso, foi um dos poucos parlamentares maranhenses a liderar “o ranking do progresso” – pesquisa promovida pela revista Veja – conseguindo por duas vezes os 28° e 21° lugares, respectivamente.

O estudo, realizado em parceria com o Núcleo de Estudos sobre o Congresso (Necon), e do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Iesp/Uerj), analisou minuciosamente a vida pública de 513 deputados federais e 81 senadores.

Estamos certos de que as informações aqui apresentadas são satisfatórias para a imprensa e para a sociedade maranhense. No entanto, nos colocamos à inteira disposição para quaisquer esclarecimentos em prol do exercício pleno da democracia.

São Luís, 13 de maio de 2014

Assessoria de Imprensa do Deputado Carlos Brandão


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.