Segundo SSP, homem coordenou ações contra ônibus e delegacia.
Na noite de sexta (3), três foram detidos após tiros em delegacia.

Do G1 MA

Foi preso por volta das 19h deste sábado (4) o oitavo suspeito de participação nos ataques a quatro ônibus e a uma delegacia de polícia em São Luís. Os ataques aconteceram na sexta-feira (3). De acordo com informações da Secretaria da Segurança Pública do Maranhão, o homem, de 27 anos, foi preso em um apartamento no bairro do Monte Castelo e é considerado o coordenador dos ataques que deixaram cinco feridos, incluindo duas crianças.

Ainda na noite de sexta, três suspeitos foram presos pelo ataque à 9ª Delegacia de Polícia, no bairro do São Francisco. Na tarde deste sábado, quatro adolescentes, que, segundo a SSP, confessaram o ataque a um ônibus no bairro da Ilhinha, também foram detidos.

Das três pessoas suspeitas de envolvimento no ataque à delegacia, uma já esteve presa no Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

Os ataques ocorreram, inclusive, após uma operação da Tropa de Choque no complexo, onde mortes de detentos têm sido registradas desde o ano passado. O objetivo da operação foi justamente diminuir as mortes em Pedrinhas, foco de tensão entre integrantes de facções e policiais. Segundo Aluísio Mendes, os ataques foram ordenados por detentos do presídio.

“Essas pessoas estão presas e vão permanecer à disposição da polícia. Todas as ações para garantir a segurança da população estão sendo tomadas. (…) Todas as pessoas que participaram desses ataques criminosos serão encontradas e punidas”, afirmou o secretário Aluísio Mendes.

Cinco pessoas ficaram feridas com queimaduras durante um dos ataques. Um homem de 35 anos ficou com mais de 80% do corpo queimado. Uma menina de 6 anos teve 90% do corpo queimado, de acordo com informações do Hospital Municipal Clementino Moura, o Socorrão II, onde ficou internada na UTI. Ela estava com a mãe e a irmã, de 1 ano e 4 meses. As duas também ficaram feridas. No início da noite deste sábado, as crianças foram transferidas para o Hospital Infantil Dr. Juvêncio Matos. Um jovem de 30 anos também ficou ferido.

Cúpula da Segurança do Estado reunida na Secretaria de Segunraç Pública (Foto: Divulgação/Ascom)Cúpula da segurança reunida na Secretaria da
Segurança Pública (Foto: Divulgação/Ascom)

Durante a tarde, após uma reunião da cúpula da segurança no estado, o secretário divulgou que o efetivo de todas as polícias que atuam na capital será reforçado. Além das polícias Militar e Civil, haverá reforço no contingente que atua em São Luís de homens do Grupo Tático Aéreo (GTA) e Corpo de Bombeiros. Os alunos da Polícia Militar que já terminaram a formação e estão em fase de estágio operacional também vão para as ruas.

Ônibus parados
São Luís ficou sem transporte coletivo após as 18h deste sábado (4). A medida foi tomada pelo sindicato após os ataques.

Apesar de o secretário da Segurança ter anunciado a realização de uma reunião à tarde, o secretário administrativo do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário do Estado do Maranhão (Sttrema), Isaías Castelo Branco, disse que não foi informado sobre nenhum encontro e que a decisão de tirar os veículos de circulação foi mantida.

“A retirada está mantida. Estamos com medo, assim como toda a população. Se ele marcou reunião, esqueceu de notificar o sindicato”, afirmou Isaías.

O secretário disse que a reunião aconteceu no Comando Geral da Polícia Militar, no bairro do Calhau, às 16h30, mas que os representantes do Sttrema não compareceram. “Eles não compareceram à reunião, mas foram chamados. A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) esteve presente, assim como o Sindicato das Empresas de Transporte (SET), mas, infelizmente, os danos à população não puderam ser evitados por conta da ausência dos rodoviários”, afirmou.

Segundo ele, a Justiça será acionada para que o sindicato mantenha 80% da frota nas ruas.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Neto Cruz  O ex-secretário de saúde de Raposa, Romilson Froes, foi o segundo entrevistado do Programa ...
A gestão liderada pelo prefeito Rigo Teles demonstrou mais uma vez seu compromisso com o funcionalismo ...
Os corpos das vítimas, identificadas como Nadila dos Santos, 17 anos de idade, e Ednara Fernandes, ...
Para proferir conferência para médicos, estudantes, profissionais da saúde da capital e do interior, entre eles, ...
Por Alex Ferreira Borralho De novo a Ludmilla? Na verdade, a estupidez dessa “cantora” é uma ...
Parte da carga de cimento chegou a cair sobre os veículos que estavam estacionados. SÃO LUÍS - ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.