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Secretário de Infraestrutura do Estado, Max BarrosSecretário de Infraestrutura do Estado, Max Barros

O secretário de Estado de Infraestrutura (Sinfra), Max Barros (PMDB) fez um balanço das atividades do órgão em 2012.

Em conversa com o jornalista Roberto Fernandes, nesta manhã (27), no programa Ponto Final, na rádio Mirante AM, o secretário afirmou que foram recuperadas mais de 1.000 Km de estradas no Estado do Maranhão, o equivalente a 25% de malha viária pavimentada.

Ele destacou a recuperação das rodovias MA-034, contemplando os municípios de Chapadinha, Brejo, Santa Quitéria, Anapurus, São Bernardo, Araioses e demais municípios do Delta do Parnaíba) e a MA-122, na região do baixo Mearim (Lago do Junco, Lago do Rodrigues, Pedreiras, Lima Campos, Bernardo do Mearim e Trizidela do Vale e Bacabal). Citou que está em andamento a recuperação da MA-014 e será iniciada em 2013, MA-106, ligando Governador Nunes Freire, Santa Helena, João Lisboa e Amarante.

Max Barros assegurou que o programa rodoviário de ligação dos municípios alcançou a meta estabelecida atendendo dezessete municípios maranhenses isolados durante o inverno.

– Nesses três anos e meio do governo Roseana conseguimos recuperar as principais estradas troncos. Conseguimos recuperar mais de 1.000 Km de estradas, o que representa 25%, ou seja, 1/4 de toda a malha viária do Estado. Fora o programa rodoviário de ligação dos municípios que alcançou a meta estabelecida. Hoje, temos, aproximadamente, dezessete municípios, que ficavam isolados durante o inverno, e que estão interligados até o asfalto. Isso é um conforto muito grande e representa um ganho social e econômico – enfatizou.

Corredor Metropolitano. Questionado sobre a situação da MA-204, na região do Maiobão, o secretário Max Barros disse que o serviço de drenagem da estrada da Maioba faz parte do Corredor Metropolitano. O secretário garantiu que o projeto está pronto e os serviços garantidos.

Max Barros ressaltou da importância do Anel de Contorno, abrangendo os quatro municípios que compõem a região metropolitana. Disse ser uma obra grandiosa e que alguns trechos começam no governo Roseana e serão concluídos pelo futuro governo.

A obra inclui a BR-135, passando pela área do aeroporto de São Luís, além dos bairros do São Raimundo, Cidade Operária, São Cristóvão, Maiobão, Maioba, Cohatrac até MA-204 (estrada da Maioba). O Anel do Corredor Metropolitano abrangeria também a avenida dos Holandeses, centro da cidade e a área Itaqui-Bacanga. No projeto consta a construção de uma ponte. Segundo o secretário, o Anel teria seis pistas e um corredor para transporte de massa.

– Esse é um grande projeto São Luís está atrasada na questão de transporte. Vivemos numa cidade com o trânsito está totalmente congestionado. Se nós não fizermos, agora, algo estruturante priorizando o transporte de massa, cada vez será mais difícil se resolver o problema. É uma grande obra. O trecho que o governo pretende fazer durante a gestão Roseana é o trecho que vai da BR-135, passando pela Cidade Operária, São Cristóvão, São Raimundo, Cohatrac, Maiobão, estrada da Maioba até à Polícia Militar. Esse é o trecho que nós temos o projeto executivo. O trecho do Corredor que vai até o Alphaville, já tem recurso garantido pelo PAC Mobilidade. E o que vai do Alphaville, recebeu recursos do Ministério do Turismo. Esse é o que está mais adiantado. Em janeiro iremos lançar a concorrência pública. Em junho, começaremos a obra e no fim de 2013, teremos esse trecho concluído – garantiu.


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