O 1º Juizado Especial Criminal (JEC) de São Luís realizou mais uma entrega de alimentos a instituições cadastradas e beneficiárias de suas doações, nessa terça-feira (20). Desta vez, foram 900 kg. Só neste semestre, cerca de 50 instituições já foram beneficiadas com 5,5 toneladas de produtos alimentícios.

Juiz Lucas Ribeiro Neto fazendo entrega dos alimentosJuiz Lucas Ribeiro Neto fazendo entrega dos alimentos

Durante os primeiros meses do ano, a equipe do Juizado, que fica no Fórum Desembargador Sarney Costa, promoveu reuniões com diversas instituições e entidades cadastradas no seu banco de dados a fim de explicar a dinâmica das doações, dialogar e, ainda, recadastrar as entidades beneficiárias.

Fazem parte do cadastro do Juizado: Asilo de Mendicidade, Casa Sonho de Criança (atende crianças carentes soropositivas e filhos de pais soropositivos), Educandário Santo Antônio (creche e orfanato), Escola de Cegos do Maranhão, Rotary Club e outras.

A entrega de alimentos está sendo realizada desde o mês de agosto. As doações ocorrem sempre às sextas-feiras no Juizado. O magistrado Lucas da Costa Ribeiro Neto, titular da unidade, destacou a importância do papel social desempenhado pela Justiça.

“O juizado possui um trabalho especial, de promover ações voltadas para o desenvolvimento social do cidadão. É fundamental que a Justiça esteja próxima da comunidade por meio dessas parcerias”, enfatizou o juiz.

Para Laura Amélia de Oliveira, assistente social e representante da instituição Solar do Outono, que atende cerca de 36 idosos, a ação realizada pelo Juizado tem sido muito valiosa. “O juizado tem nos dado um apoio extremamente importante, em um momento crucial, de carência de recursos”, confidenciou a assistente social. Maria dos Remédios Silva Viana, professora e presidente do Instituto Socioeducacional Betel, voltado para crianças de 0 a 12 anos, também está muita satisfeita com a doação. “Atendemos uma região periférica, de alto risco, onde a maioria dos pais tem problemas com drogas. Então, é muito gratificante poder ajudar essas crianças, vítimas dessa situação. Essa ajuda do Juizado vai suprir as nossas necessidades por um bom tempo”, ressaltou a representante do instituto, que recebeu 150 kg de alimentos.

Cadastramento. Para receber as doações – cestas básicas e cadeiras de rodas – provenientes de transações penais realizadas no 1º Juizado Especial Criminal de São Luís, as instituições devem preencher dois pré-requisitos: possuir um projeto de ação social contínua e atender à comunidade.

Para se cadastrar, a instituição deve encaminhar um ofício à unidade judicial para ser incluída no cadastro de entidades da unidade jurisdicional. Juntamente com o ofício, o representante deverá anexar os seguintes documentos: a ata da diretoria da instituição, o CNPJ, comprovante de endereço da entidade, documentos pessoais do presidente (RG e CPF) e telefones para contato.

Após a verificação dos documentos pelo magistrado Lucas da Costa Ribeiro Neto, a equipe psicossocial do juizado irá analisar a situação da entidade, para incluí-la ou não no cadastro realizado pela equipe do 1º JEC durante todo o ano. Uma vez inserida e atendendo sempre as exigências, a entidade será permanentemente beneficiada.

Para mais informações sobre o cadastramento de instituições, basta entrar em contato com a equipe do 1º Juizado Especial Criminal (JEC), instalado no 3º andar do prédio anexo do Fórum de São Luís pelo telefone (98) 3194-5618.

As informações são do Fórum Des. Sarney Costa.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Após mostrar força política em grande ato de filiação realizado no último dia 04/05, na AABB ...
Blog Marco Aurélio D’Eça Imagens divulgadas no fim de semana – claramente de interesse de Rosana ...
É com grande entusiasmo que anunciamos que as inscrições estão oficialmente abertas para o Miss Maranhão ...
O presidente do diretório estadual do Mobiliza no Maranhão, Hilton Gonçalo, anunciou por meio de sua ...
Por Alex Ferreira Borralho A bebê Agnes da Silva Vicente, que tinha 7 meses, morreu ontem ...
Saiba tudo sobre o mais novo lançamento da PG Soft, Wild Wpe 3258, e saiba como ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.