Joaquim Haickel

O blog contratou o instituto de pesquisa DataM3, do jornalista José Machado, para duas rodadas de pesquisas sobre a sucessão municipal de São Luís. Todas bateram ou se aproximaram aos números do Escutec, outro instituto que faz com seriedade seu trabalho.

Foi solicitado ainda consulta para saber da preferência do eleitorado da capital sobre os candidatos a vereador. Saíram dois resultados e em todos eles o número de indecisos passa de 50%. O eleitor ainda não escolheu seu candidato.

Trabalhar com pesquisas para vereador, em um universo de mais de 600 candidatos é complicado. A eleição para vereador é fragmentada. Por isso, os resultados se alteram a cada rodada.

O ex-deputado e atual secretário de Esporte, Joaquim Haickel,  fez sua primeira análise do quadro para a eleição de vereadores da capital.

Ele costuma sempre trabalhar na sua avaliação com números para enxergar as possibilidades. E não costuma falhar nas eleições. Coisas de quem entende do traçado.O blog divulga agora a impressão de Haickel:

Por Joaquim Haickel

Muitas pessoas tem me perguntado sobre as possibilidades de vitória de seu candidato a vereador na próxima eleição em São Luís. Eu que até agora resistia em fazer o estudo que faço antes de cada eleição proporcional, já faz alguns anos, resolvi ceder e me debruçar sobre as listas de coligações e partidos para realizar um trabalho que alguns acham ser mera advinhação, outros puro palpite, porém nada mais é que uma simples análise política e eleitoral, baseada em informações confiáveis e dados estatísticos, como quantidade de eleitores, abstenção, votos brancos e nulos…

Abaixo, você verá o primeiro desses estudos, pois com o decorrer da campanha e com o aprofundamento da análise e o acesso a mais e melhores informações outros serão publicados, na tentativa de mostrar as possibilidades de cada coligação ou partido eleger um determinado número de vereadores.

Não é e nunca foi minha intenção, com esses estudos que faço, prever quem vai ganhar a eleição. Os nomes aqui relacionados estão citados de forma aleatória, de memória, ou por informações dos partidos, sem obedecer nenhuma ordem de precedência.

São 16 coligações ou partidos em disputa. Estes devem eleger de forma direta 26 dos 31 vereadores, ficando 5 vagas para serem preenchidas pelos cálculos das sobras. 2 dos 16 grupos na disputa não deverão atingir a quantidade de votos suficientes para eleger um vereador. Os 14 grupos restantes elegerão pelo menos um vereador e disputarão as 5 sobras, segundo o critério proporcional. A cor verde na coluna total indica maior probabilidade de sucesso na obtenção das sobras, seguida da cor amarela e posteriormente da cor vermelha.

A previsão de renovação dos membros da Câmara de Vereadores de São Luís é de algo em torno de 50%.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.