Enquanto a duplicação não sai, acidentes ocorrem na BR 135.Enquanto a duplicação não sai, acidentes ocorrem na BR 135.

O presidente do Senado Federal, José Sarney, designou hoje o deputado federal Francisco Escórcio para saber as razões que levaram o Dnit a suspender a licitação da BR 135 ( a rodovia da morte), que estava prevista para ser aberta até junho e a ordem de serviço (duplicação da BR) começar no máximo em julho.

Ocorre que entramos em julho e nada da bertura do processo licitatório. Escórcio esteve com o presidente do Dnit, gerenal Jorge Fraxe agora pela manhã e dele ouviu que existe uma manobra muito forte para emperrar o processo.

Para o deputado federal, o empecilho aponta para  a Vale, antiga Vale do Rio Doce, que não aceita o deslocamento de seus trilhos por onde passam diariamente vagões com minérios.

Como a Vale é poderosa, quer impor ao Dnit que a duplicação seja feita do lado dos canos da adutora Italuis, na margem da BR 135. Ou seja: deslocar toda a tubulação para próximo das redes de fiações elétricas da Eletronorte. Um perigo.

Além disso, estudos enviados ao senador Sarney mostram que a duplicação pelo lado da tubulação do Italuis, além de comprometer o abastecimento de água na capital, levando-o ao colapso total, retardarão  os serviços na BR 135  em  mais dois anos para conclusão só no trecho que compreende Estiva a Bacabeira.

O senador informou que vai conversar nas próximas horas com a presidente Dilma Rousseff para dizer que não aceita a imposição da Vale. Ontem mesmo a governadora Roseana Sarney já manifestava a mesma reação. Falta agora a bancada federal e estadual se posicionarem.


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