A Procuradoria da República em Imperatriz (PRM/IPTZ) conseguiu na Justiça Federal que a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) seja obrigada a suprir as deficiências no atendimento e instalações da Casa de Saúde do Índio de Imperatriz (Casai) e, também, do Pólo-Base, no município de Amarante do Maranhão (MA).

Após inspeções da Vigilância Sanitária, foi detectado que os locais que deveriam servir de atendimento à saúde indígena, encontravam-se em precárias condições estruturais, humanas e sanitárias. O que, para o MPF, contribui para o crescente número de óbitos registrados no seio da população indígena local.

Inicialmente, a Funasa alegou dificuldades orçamentárias que inviabilizavam os investimentos. Depois, contrapondo este argumento, cumpriu parte das melhorias propostas após celebrar um termo de compromisso com a Funai.

Diante do quadro, o MPF apontou as pendências e a Justiça condenou a Funasa a regularizar as deficiências verificadas nos imóveis que abrigam a Casa de Saúde do Índio de Imperatriz e do Pólo-Base, no município de Amarante do Maranhão.

Assessoria de Comunicação Procuradoria da República no Estado do Maranhão


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Por Alex Ferreira Borralho intensificação dos fenômenos extremos que atualmente acompanhamos no Rio Grande do Sul, ...
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, apresentou, nesta quarta-feira, recurso ao Plenário do Supremo Tribunal Federal ...
Os flagrantes aconteceram no momento em que tentavam realizar transferência fraudulenta de domicílio eleitoral A Polícia ...
O acidente aconteceu no início da tarde desta quinta-feira, dia 8. Um prédio de apartamento em ...
A empresária Eunice Honaiser, 80 anos, morreu na manhã desta quinta-feira (09) na cidade de Balsas ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.