G1 Maranhão

Casas  de alvenaria que seriam doadas a 30 assentamentos rurais do Incra no Maranhão nunca tiveram suas construções concluídas. As obras foram interrompidas em janeiro do ano passado depois que a Controladoria Geral da União desmontou um esquema que desviou cerca de R$ 14 milhões do Programa Nacional de Reforma Agrária, quantia suficiente para a construção de 2 mil moradias.

Na época, a polícia Federal identificou 55 pessoas envolvidas no esquema, entre servidores do Incra, empreiteiros, lobystas e chefes de cooperativas de trabalhadores rurais. A Justiça Federal chegou inclusive a expedir 39 mandados de busca e apreensão, mas ninguém nunca foi preso.

Nas construções abandonadas, o mato toma conta do local e a madeira está apodrecendo. As famílias dos assentos rurais que receberiam estas moradias vivem em construções precárias, com paredes a ponto de desabar. São pessoas frustradas com a espera, que chegaram a juntar suas economias e comprar portas e janelas, para construir, com as próprias mãos, suas paredes e telhados.

O empresário que abandonou a construção das casas no assentamento Monte Alegre diz que foi vítima da burocracia no Incra. Ele admitiu ter recebido cerca de 329 mil reais perlos serviços prestados e ainda espera receber mais 229 mil reais para terminar as casas.

O superintendente regional do Incra, José Inácio, comentou a situação: “Estamos tentando, na medida do possível, qualificar o máximo esta ação de construção de casas, redobrando o trabalho e estruturando as equipes do setor responsável, para que não ocorra novamente esta situação de ter casas inacabadas e, principalmente, da liberação de recurso e da obra não ser executada”, completou.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Com a presença de Michelle Bolsonaro, o ato organizado pela deputada federal Detinha, que comanda o ...
A cidade enfrenta uma onda de roubos a carros e motocicletas, em que preocupa a população ...
São Luís/MA - A Polícia Federal iniciou nesta sexta-feira, 19/04/2024, em Grajaú/MA, a OPERAÇÃO TERRA LIVRE, ...
São Luís/MA - A Polícia Federal prendeu ontem, 19 de abril, um homem em flagrante, por ...
Conhecido como o “Alok do Maranhão”, Naldinho participa do show do DJ no aniversário de Brasília ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.