51 municípios do Maranhão aumentarão o coeficiente do FPM, conforme os resultados do último censo realizado pelo IBGE. Mas em quatro caiu o número populacional.

Sao eles: Axixá, Santa Luzia, São Francisco do Maranhão e Santa Inês. Perderam em número de habitantes por causa de constantes projetos apresentados na Assembléia Legislativa modificando territórios, sem nenhum embasamento legal.

Santa Inês, por exemplo, teve parte de seu território aumentado em 2001 por um dos projetos legislativos, que anexou ao municípios povoados de Bela Vista, Altamira, Vitorino Freire e Pindaré.

Como os projetos não resistem a uma menor ação jurídica, Bela Vista ingressou e ganhou o retorno de seu território. Assim como aconteceu com as outras localidades que tiveram o número populacional reduzido.

Em Urbano Santos, o IBGE concluiu pela devolução de povoados para outros municípios. Feita a divisão, 22 povoados foram desligados de Urbano Santos.

O FPM, Fundeb e SUS de Urbano Santos caíram. Mas o pior ficou para alunos de 22 escolas, que permanecem fechadas.

As prefeituras que receberam de volta as escolas, com o acréscimo no Fundeb, fizeram de contas que elas não lhes pertenciam.

E o mais grave: o eleitorado dos povoados desmembrados ficou todo para Urbano Santos, conforme certidão do TRE. Uma loucura.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O Instituto Inop apresenta neste domingo, 28 de abril, novos números da corrida eleitoral para a ...
Neto Cruz  O ex-secretário de saúde de Raposa, Romilson Froes, foi o segundo entrevistado do Programa ...
Os corpos das vítimas, identificadas como Nadila dos Santos, 17 anos de idade, e Ednara Fernandes, ...
Para proferir conferência para médicos, estudantes, profissionais da saúde da capital e do interior, entre eles, ...
Por Alex Ferreira Borralho De novo a Ludmilla? Na verdade, a estupidez dessa “cantora” é uma ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.