Fiquei pasmo ao saber que no eixo Itaqui-Bacanga não existe uma agência do Banco do Brasil. A impressão que tive é que sou mais um dos maranhenses que não sabe da existência daquela localidade. Ou que o BB não sabe que alí existem 200 mil pessoas residindo. Lamentável.

O local abriga multinacionais e empreedimentos nacionais de grandes potencialidades, conforme descreveu o blogueiro Robert Lobato.

Além disso, o comércio não é fraco e moram milhares de servidores públicos estaduais e municipais. Sem falar que na comunidade funciona a Ufma.

O eixo, fruto de invasões ou ocupações socias, na sua maioria proviniente da Baixada maranhense, sempre foi esquecido do poder público, quer estadual ou municipal.

Só para ficar em um exemplo rasteiro e doloroso, os bairros que compõem o eixo Itaqui-Bacanga, padecem com a falta de água. Uma dia sim e três dias não pinga água nas torneiras.

Quem tem o o maior complexo portuário do Nordeste, a Vale do Rio Doce, duas empresas do empresário mais rico deste país, Eike Batista, Gás Butano, Ufma e tantos outros empreendimentos, arrisco a dizer que o eixo é um dos principais contribuintes de impostos do Maranhão.

Talvez o maior doador obrigatório em ICMS, ISS e outro tributos federais do nosso estado. E qual tem sido o retorno em forma de ações públicas para esses 200 mil habitantes. Não sei. Você sabe?

O eixo Itaqui-Bacanga é desprovido de ações públicas. Considerado área com índices de criminalidade acima de média estadual, não tem um hospital de porte e muito menos escolas de níveis fundamental e médio de referência em seu território.

O pior: nenhuma agência bancária do Banco do Brasil, de onde são clientes quem fornece ou presta serviços para os poderes públicos municipal ou estadual e empresas privadas, sem falar nos funcionalismo público.

Quem quer sacar um volume mais alto, tipo acima de R$ 1 mil, terá que se deslocar para outras localidades, correndo riscos de toda ordem. O eixo Itaqui-Bacanga tem porte de município. O blog vai incentivar a criação dele, a partir de agora.

A deputada reeleita, Gardênia Castelo, apresentou sugestão ao BB para que instale no local uma agência. A ideia é oportuna e viável. Basta apenas que o banco faça a sua parte. Gardeninha já fez a dela.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O Instituto Inop apresenta neste domingo, 28 de abril, novos números da corrida eleitoral para a ...
Neto Cruz  O ex-secretário de saúde de Raposa, Romilson Froes, foi o segundo entrevistado do Programa ...
Os corpos das vítimas, identificadas como Nadila dos Santos, 17 anos de idade, e Ednara Fernandes, ...
Para proferir conferência para médicos, estudantes, profissionais da saúde da capital e do interior, entre eles, ...
Por Alex Ferreira Borralho De novo a Ludmilla? Na verdade, a estupidez dessa “cantora” é uma ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.