O piloto Delano, após pouso de emergência no Piauí em 2011O piloto Delano, após pouso de emergência no Piauí em 2011

O avião monomotor Embraer-720C, de prefixo PTWPH, que caiu neste domingo (3) em Balsas matando cinco pessoas que estavam à bordo, estava com o prazo de licença para voo vencido, conforme constataram os primeiros levantamentos feitos pela aeronáutica.

Informações também revelam que o piloto Delano Martins Coelho, não estava com o brevê,  documento necessário para que ele pudesse pilotar aviões, renovado.

A eronave também não passava por manutenção constantemente.  Regularmente teria que passar por avaliação de três em três meses. Segundo informações do site da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o pequeno avião inha capacidade para transportar seis passageiros.

A aeronave caiu em cima de uma residência onde estava um casal com um garoto de 11 anos de idade. Todos sobreviveram. Os cinco tripulante morreram carbonicados.

Segundo testemunhas, o avião planou no ar e os motores, ao que tudo indica, pararam de funcionar e o avião desceu em silêncio.

De acordo com o delegado Eduardo Galvão o tempo entre a decolagem e a queda do avião sobre a casa deve ter durado menos de um minuto. “Estima-se que o avião demorou cerca de 35 segundos, no máximo, para decolar e ficou durante 10 segundos voando até o motor dar pane. Ele desceu sem rotacionar, as hélices caíram e ficaram paradas”, contou.

Ele acredita que a tragédia só não foi maior porque a fiação elétrica da rua amorteceu a aeronave antes dela cair.

Antes da tragédia de ontem, o piloto Delano já havia se envolvido em mais três acidentes aéreos em Parnaíba, Piauí e no Tocantins.

Em fevereiro deste ano, um avião pilotado por Delano caiu e atingiu uma casa em Nova Araguaína, no norte do Estado do Tocantins. Uma menina de sete anos morreu e os dois irmãos menores ficaram feridos. Todos brinacavam no quintal de casa na hora do acidente. Na época Delano foi preso, mas pagou fiança e respondia processo em liberdade.

Em junho de 2011 no Piauí, após ser acusado de fazer uma manobra arriscada, Delano se envolveu em outro acidente. Ele pousou a aeronave que pilotava, um monomotor Romeu Papa Fox, em uma avenida de Parnaíba, a cerca de 3 km do aeroporto da cidade. Ninguém se machucou.

Em 2009, outro pouso forçado, desta vez no município de Água Branca, 98 km ao sul de Teresina.

Veja abaixo as imagens de Delano Martins Coelho, logo após o pouso de emergência no Piauí, em 2011.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O Instituto Inop apresenta neste domingo, 28 de abril, novos números da corrida eleitoral para a ...
Neto Cruz  O ex-secretário de saúde de Raposa, Romilson Froes, foi o segundo entrevistado do Programa ...
Os corpos das vítimas, identificadas como Nadila dos Santos, 17 anos de idade, e Ednara Fernandes, ...
Para proferir conferência para médicos, estudantes, profissionais da saúde da capital e do interior, entre eles, ...
Por Alex Ferreira Borralho De novo a Ludmilla? Na verdade, a estupidez dessa “cantora” é uma ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.