A crise no sistema penitenciário do estado continua trazendo resultados desastrosos.

Em assembleia realizada na noite desta quarta-feira (22), os agentes penitenciários do Maranhão decidiram cruzar os braços por 24 horas. A paralisação está marcada para a próxima terça-feira (28).

A decisão foi anunciada pelo Sindicato dos Servidores do Sistema Penitenciário do Estado, que é contra uma portaria do governo do Estado, publicada na semana passada, onde servidores foram remanejados de suas funções.

Segundo o sindicato, atualmente apenas 382 agentes atuam no Estado, sendo que a maioria está trabalhando em unidades prisionais do interior. Já em Pedrinhas, cerca de 900 servidores terceirizados atuam como monitores.

“A portaria do governo, ao nosso ver, é incabível, porque já tem pouca gente nos plantões. Os próprios terceirizados estão se organizando, porque eles não vão ficar sós no serviço. É uma situação muito delicada”, disse o presidente do sindicato, Antônio Portela.

Deflagrada paralisação, a segurança no conjunto de presídios considerado o mais violento do país, o Complexo Penitenciário de Pedrinhas, deve passar por algumas alterações.

Uma greve por tempo indeterminado não está descartada.

Mortes

Na noite desta quarta-feira (22) foi registrada a quarta morte em presídios do Maranhão só este ano.

O crime aconteceu numa das celas da CCPJ de Santa Inês, a 243 km de São Luís. Cledeílson de Jesus Cunha, de 37 anos, vulgo “engraxate”, foi encontrado com a cabeça dentro de um balde. Ele foi um dos presos transferidos da Casa de Detenção (Cadet), em Pedrinhas, no mês de outubro, depois de uma das rebeliões mais sangrentas.

Em 2013 foram registradas 60 mortes em unidades prisionais. Em pouco menos de vinte dias já foram quatro mortos. Se essa estatística permanecer, teremos no final de 2014 a mesma quantidade de presos assassinados. E se a violência não for contida esse número pode aumentar.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Os corpos das vítimas, identificadas como Nadila dos Santos, 17 anos de idade, e Ednara Fernandes, ...
Para proferir conferência para médicos, estudantes, profissionais da saúde da capital e do interior, entre eles, ...
Por Alex Ferreira Borralho De novo a Ludmilla? Na verdade, a estupidez dessa “cantora” é uma ...
Parte da carga de cimento chegou a cair sobre os veículos que estavam estacionados. SÃO LUÍS - ...
Na manhã deste sábado (27), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para ...
Numa operação exitosa comandada pela Polícia Civil, foram presos hoje, sexta-feira (pela manhã) os sequestradores do ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.