Foto ilustrativaFoto ilustrativa

O aumento da violência e do número de homicídios está proporcionalmente ligado ao tráfico de drogas.

Uma realidade que já vem se consolidando. Basta acompanhar os últimos registros de assassinatos registrados na região metropolitana de São Luís, por exemplo.

Na noite desta quinta-feira (31) dos quatro homicídios consumados, três tem ligação com acerto de contas por tráfico.

Na Rua da Acerola, na Vila São José, região da Vila Natal, no Coroadinho, o ex-presidiário Jonathan Mendes foi assassinado a tiros. Segundo informações colhidas pela polícia, ele teria recebido uma ligação e logo depois saído para local do crime.

No bairro do Maiobão o homicídio foi duplo. José Rodrigues dos Santos e outro homem conhecido apenas como “Paulista” foram executados por cinco homens armados que invadiram a localidade conhecida como Carandiru, antigo Centro Comercial, local conhecido pelo intenso tráfico de drogas.

Dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) revelam que o mês de outubro fechou com 84 homicídios dolosos, um latrocínio, três lesões seguidas de mortes, 17 mortes em delegacias e unidades prisionais, uma morte por intervenção policial, um crime a definir e duas mortes com causa a esclarecer, totalizando 109 mortes violentas na Região Metropolitana da Capital Maranhense.

A taxa de homicídios é considerada elevada, principalmente se comparada a outras capitais, levando em consideração o número de habitantes.

A maioria das mortes tem uma ligação direta com o tráfico  que tomou conta do mundo inteiro. O consumo de drogas, os elevados níveis de impunidade e a falta de medidas mais eficientes para combater o tráfico são os principais obstáculos contínuos.

Controlar a criminalidade, nesses casos, se tornou mais que um problema de Segurança Pública. Este é um problema social, que diminui a qualidade de vida de todos, já que o clima de insegurança e medo tomou conta da população.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O Instituto Inop apresenta neste domingo, 28 de abril, novos números da corrida eleitoral para a ...
Neto Cruz  O ex-secretário de saúde de Raposa, Romilson Froes, foi o segundo entrevistado do Programa ...
Os corpos das vítimas, identificadas como Nadila dos Santos, 17 anos de idade, e Ednara Fernandes, ...
Para proferir conferência para médicos, estudantes, profissionais da saúde da capital e do interior, entre eles, ...
Por Alex Ferreira Borralho De novo a Ludmilla? Na verdade, a estupidez dessa “cantora” é uma ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.