Por Alex Ferreira Baralho 

O Senado deve votar amanhã (09.07) a regulamentação do uso de inteligência artificial no Brasil. A discussão abrange o uso da IA no âmbito do Poder Judiciário.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) já tinha negado na semana passada um pedido para proibir a utilização de inteligência artificial, como o ChatGPT, no Judiciário, tendo ficado registrado na decisão que “Sobreleva destacar que ferramentas dessa natureza oferecem um potencial significativo para aprimorar a eficiência e a eficácia do sistema judicial, porém, sua aplicação requer cuidados específicos, relacionados à ética, à equidade e à responsabilidade no uso das novas tecnologias”. Essencial ressaltar que no âmbito prático essa decisão possibilita o uso de IA, inclusive na elaboração de pareceres e decisões na Justiça.

Já em relação ao projeto que está no Senado Federal, alguns estudiosos expressam que favorece criminosos, eis que proíbe o uso de IA na recaptura de bandidos foragidos da Justiça, vedando, também, a utilização para capturar bandidos ou criminosos que cometeram crimes de menor teor ofensivo, com penas abaixo de três anos.

Fontes: Senado Federal e Conselho Nacional de Justiça (CNJ).


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O deputado estadual Wellington do Curso se pronunciou na Assembleia Legislativa do Maranhão nesta semana, encaminhando ...
Foram fornecidas diretrizes para a atuação dos promotores quanto ao número de vereadores frente ao censo ...
Na tarde desta quinta-feira(24), a Polícia Civil do Maranhão, no âmbito da “Operação Guardião”, conseguiu prender ...
A pequena cidade de Governador Archer, localizada no Maranhão, vive uma crise de violência alarmante. Com ...
Projeto de Lei nº 242, de autoria do deputado Jota Pinto, prevê que, mesmo que o ...
Um homem foi localizado e preso no João Paulo depois de ejacular no cabelo e roupa ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.