Em 2023, a Educação do Maranhão foi destaque em inúmeras competições nacionais e internacionais. Um ano ímpar que coroou com troféus, medalhas e menção honrosa estudantes e professores da rede pública estadual, como forma de reconhecimento pelas conquistas alcançadas. Para o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, cada conquista tem um sentido único.

Foto Divulgação

Medalhas e troféus têm um significado marcante para quem recebe, é a coroação de um feito. A maior vitória, porém, são as experiências e aprendizagens adquiridas em cada competição, um passaporte para novas oportunidades. Parabenizo cada estudante, cada professor pelas conquistas alcançadas, e deixo aqui o meu abraço fraterno a todos os envolvidos no fortalecimento da educação pública do Maranhão. Com o apoio de vocês, teremos uma educação cada vez mais promissora. Que 2024 seja um ano de muito mais conquistas”, ressaltou Felipe Camarão.

Entre os destaques, estão a quebra de recorde nacional na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), no Rio de Janeiro; medalha de ouro na principal categoria do Torneio SESI de Robótica First Lego League Challenge (FLL), em São Luís; além das conquistas na (MBFOG), o Maranhão também obteve conquistas na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), entre outras competições.

Foto Divulgação

Além das fronteiras

A Educação maranhense superou barreiras e também alcançou resultados surpreendentes fora do Brasil, conquistando o 2º e 3º lugar no Campeonato Mundial de Robótica, da Federation of International Robot Sport Association (FIRA) World Cup 2023, que aconteceu na cidade de Wolfenbüttel, na Alemanha, no mês de julho deste ano.

Outra vitória da educação maranhense foi no “Bolsa de Intercâmbio Cultural Maria Firmina dos Reis”, um projeto pedagógico cultural de natureza social, com foco no resgate, preservação e visibilidade da primeira romancista brasileira – a poeta maranhense Maria Firmina dos Reis -, e é de autoria da agência de intercâmbio Via Mundo, com apoio da Prefeitura de Guimarães, Secretaria Municipal de Educação de Guimarães, da agência argentina EduQuality e do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

A grande vencedora do projeto foi a estudante quilombola Mayrla Silva Santos, aluna protagonista da Unidade Mais Integral Mateus Avelar (UMI), do município de Guimarães. Com a conquista, Mayrla irá passar o período de um semestre letivo de intercâmbio em Córdoba, na Argentina, além de uma imersão na língua espanhola e na cultura do país anfitrião. A estudante também será uma embaixadora da cidade de Guimarães, do Maranhão e do Brasil na Argentina, fomentando o intercâmbio cultural para jovens argentinos no Maranhão.

O esporte estudantil maranhense também esteve em evidência no cenário internacional. O estudante Brenno Frank do Nascimento e a professora de Educação Física, Silma Braga, participaram do XXVII Jogos Sul-Americanos Escolares 2023, em Santiago, no Chile, entre os dias 4 a 9 de dezembro.

Outra conquista marcante foi o filme maranhense Casa de Bonecas ter sido selecionado pelo Festival de Rotterdam, na Holanda, que aconteceu de 25 de janeiro a 5 de fevereiro de 2023, e é considerado um dos maiores festivais de cinema do mundo e um dos cinco maiores da Europa, estando ao lado de festivais como Cannes, Berlim e Locarno. A maior parte da equipe que realizou o filme é egressa da Escola de Cinema do Maranhão, vinculada à Seduc.

Foto Divulgação

Mais conquistas

O bom desempenho dos estudantes da rede pública estadual em eventos científicos, dentro e fora do país, revela que o Governo do Estado segue priorizando a educação, investindo em pesquisa, ciência e tecnologia, com foco na aprendizagem.

O estudante Laerte Cesário Amorim Almeida, 16 anos, estudante do Centro de Ensino Professor Nascimento de Moraes, coleciona medalhas estudantis, conquistadas em disputas a nível nacional e estadual. Recentemente, ele participou da Olímpiada Maranhense de Química 2023 (OMQ), em que ganhou a Medalha de Ouro.

Comecei a me interessar por competições estudantis no primeiro ano da pandemia, em um período em que estávamos com muitas limitações, o que me fez sentir a necessidade de me dedicar a algo. E a química, a física e a matemática são áreas com as quais eu tenho bastante afinidade”, relatou.

Durante a 16ª Feira do Livro de São Luís (Felis), estudantes maranhenses ministraram palestra sobre a vida e obra do poeta Gonçalves Dias e aproveitaram para lançar a revista ‘Café Literário’, de autoria de jovens leitores, tendo como base as vivências no projeto intitulado ‘Café com Letras’. O projeto foi apresentado à Academia Maranhense de Letras em 2023, ganhando o título de Escola Amiga das Letras.

A Educação do Maranhão obteve outras conquistas, como o primeiro lugar na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (MOSTRATEC), realizada em Hamburgo, no Rio Grande do Sul; 1º lugar no Hackathon SNCT 2023: desafios da Escola Pública do Futuro; projetos sustentáveis premiados na 10ª edição do Solve for Tomorrow Brasil 2023, realizado pela Samsung, entre outras diversas conquistas.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A cidade de Tuntum foi contemplada com o Programa Wi-Fi Brasil que tem como objetivo a ...
A Fecomércio explica que essa determinação não se aplica a certos estabelecimentos considerados essenciais, tais como ...
Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Márcio Jerry (@marciojerry) ...
G1-MA Os cargos são para os níveis fundamental, médio, técnico e superior, com salários que variam ...
O Instituto Inop apresenta neste domingo, 28 de abril, novos números da corrida eleitoral para a ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.