A Secretaria de Estado da Mulher (Semu), realizou a quinta fase da ‘Caravana Maranhão Todos por Elas’. Dessa vez, a Caravana passou pelos municípios de Codó, na última quinta-feira (21), e Bacabal, na sexta-feira (22), reunindo quase duas mil pessoas em uma jornada de muita informação sobre o enfrentamento à violência contra a mulher.

Caravana ‘Maranhão Todos Por Elas’

Foram realizadas exposições detalhadas dos programas e projetos implementados pela gestão estadual, aprofundando temas como a importância da cooperação entre os órgãos de políticas públicas. O objetivo é articular e incentivar a implantação da política da mulher em todos os municípios das dezoito regionais.

Representantes da Rede de Proteção à Mulher apresentaram números e instrumentos utilizados no combate à violência. A promoção da autonomia econômica feminina e a geração de renda também tiveram destaque, com a apresentação de experiências bem sucedidas que o governo estadual pretende disseminar nos municípios.

A secretária de Estado da Mulher, Abigail Cunha, destacou tanto em Codó quanto em Bacabal o compromisso do governador Carlos Brandão com a causa da mulher. Além da implantação da Casa da Mulher Brasileira e da Casa da Mulher Maranhense, instrumentos que congregam em um só local todos os órgãos de proteção.

“A Caravana Maranhão Todos Por Elas é isso que vocês estão enxergando aqui. Uma filosofia onde homens, mulheres e suas instituições não medem esforços para percorrer o estado e alcançar a cidadã e o cidadão de todos os cantos do Maranhão, com uma importante ferramenta contra a violência de gênero: a informação”, ressaltou Abigail Cunha.

O Maranhão é também um estado pioneiro no Aluguel Maria da Penha. Por um ano, a mulher com medida protetiva e que preenche os pré-requisitos estipulados por lei, pode viver longe do agressor e recomeçar uma nova vida com segurança, sem se preocupar com o pagamento de aluguel.

A caravana está programada para promover um total de 18 encontros regionais, proporcionando espaços para troca de informações e o incentivo a criação de uma rede de agentes multiplicadores. A ideia é também fortalecer a política da mulher nos municípios. O prefeito de Codó, José Francisco Lima, ressaltou a importância de receber os representantes de toda a rede de proteção à mulher vítima de violência.

Esse é um dia emblemático para a luta contra a violência de gênero no nosso município. Codó já tem um movimento forte de mulheres e nos comprometemos a instrumentalizar a política municipal para garantir a segurança e a autonomia econômica delas,” disse o prefeito José Francisco Lima.

A ‘Caravana Maranhão Todos Por Elas’ tem o objetivo de impulsionar a colaboração entre os órgãos que compõem a rede de atendimento à mulher vítima de violência. Os eventos em Codó e Bacabal contaram com a participação de autoridades, representando um esforço coletivo para construir um ambiente mais seguro e de protagonismo para as mulheres.

Prefeitos, deputados, representantes do Poder Judiciário, Defensoria Pública, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), secretários municipais, representantes da Patrulha Maria da Penha, delegados e delegadas, profissionais de diversas áreas e gestoras que trabalham com a política da mulher no estado e municípios das regionais, além de lideranças do movimento social organizado de mulheres.

O prefeito de Bacabal, Edvan Brandão, ressaltou a importância da Caravana como um instrumento que garante o fortalecimento das políticas municipais da mulher. “É só assim, dando as mãos e fortalecendo políticas públicas em favor das mulheres, que os governos municipais e estadual conseguem disseminar a cultura de paz e acabar com a violência que infelizmente ainda é uma realidade”, diz Edvan Brandão.

Marcela Lobo, juíza auxiliar da comarca de São Luís, destacou que, atualmente, são quase 13 mil medidas protetivas de urgência em vigor no Maranhão. “Esse é um evento que busca levar informações às mulheres. Por isso estamos à disposição para participar e falar sobre as medidas protetivas, instrumento de maior relevância para impedir atos de violência mais graves, retirando o agressor de perto da vítima”, disse.

Em Codó e Bacabal a Caravana deixou a semente da paridade de gênero e provocou homens e mulheres a se juntarem nessa rede de informação e enfrentamento à violência.

A gente sabe que a mudança deve acontecer primeiro dentro da gente. Quero que meus filhos cresçam aprendendo a respeitar as mulheres e que minhas filhas consigam ser independentes e donas de sua vontade”, declarou Sônia Albuquerque de Lima, professora do ensino fundamental em Bacabal.

Caravana ‘Maranhão Todos Por Elas’

Próximas Regiões

A ‘Caravana Maranhão Todos por Elas’ já passou pelas regionais de Santa Inês, Barra do Corda, Pedreiras, Presidente Dutra, São João dos Patos, Balsas, Timon, Codó e Bacabal. E já definiu os próximos municípios que serão visitados no mês de outubro: Pinheiro (dia 05) e Viana (dia 06).


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A gestão da prefeita Luanna Rezende, em Vitorino Freire-MA, tem castigado a população. O vereador Cyreno ...
O deputado estadual Yglésio Moyses (PRTB) entrou com uma ação ordinária de suspensão de ato legislativo ...
O deputado estadual Othelino Neto anunciou, oficialmente, na sessão desta terça-feira (30),sua saída do PCdoB, para ...
A Polícia Federal do Estado do Maranhão deflagrou no último dia 19/04/2024, na região de Grajaú/MA, ...
A Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc), desmantelou, nesta segunda-feira (29), um esquema de tráfico ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.