Massacre, humilhação, loucura, milagre. Essas foram algumas das palavras mais usadas pela imprensa alemã para estampar as capas dos jornais nesta quarta-feira, dia seguinte à histórica goleada por 7 a 1 sobre o Brasil, em Belo Horizonte, pelas semifinais da Copa do Mundo do Brasil. Com fotos das comemorações dos jogadores, os periódicos locais mostram que o elástico placar não surpreendeu só aos brasileiros, e os alemães tiveram certa dificuldade para encontrar palavras que descrevessem o feito dessa terça-feira.

O periódico “Bild” nem tentou explicar o que para eles é inexplicável e estampou em sua capa: ‘Sem palavras’. O “Berlin Grösste” expressa o sentimento de muitos dos germânicos, que, na Copa de 2006 sofreram dolorosa eliminação em casa para a Itália, na semifinal: “Desculpe”. O “Berliner Kurier”, ou “Correio de Berlim”, classificou o jogo como histórico e avisou na manchete principal “Compre este jornal para os seus netos!”.

Algumas publicações, como o “Berliner Morgenpost”, chamaram o feito alemão de “O milagre de Belo Horizonte”. O jornal ilustrou a capa com fotos dos sete gols. O “NZ” apostou na manchete “Loucura brilhante”. O “Fürther” afirma: “Alemanha encanta o mundo do futebol”, enquanto o “Neueste Nachrichten” diz: “Desencantou rumo à final”. O “Neue Presse” destacou o uniforme inspirado nas cores do Flamengo: “Vermelho e preto galáctico”. E o “Landes-Zeitung” chamou a goleada alemã de “Fenomenal”, talvez em referência ao feito de Ronaldo na vitória brasileira sobre a Alemanha em 2002.

Já outros jornais preferiram dar ênfase à humilhação sofrida pelos donos da casa. O “Heilbronner Stimme” estampou: “Alemanha humilha o Brasil”, e o “Nürtinger Zeitung” apostou na chamada “Meninos de Joachim Löw afundam o Brasil”.

Com a vitória sobre os anfitriões, a Alemanha agora espera o vencedor do duelo entre Argentina e Holanda, às 17h desta quarta-feira, para conhecer seu adversário na decisão do dia 13, no Maracanã.

Globo Esporte, Berlim


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Neto Cruz  O ex-secretário de saúde de Raposa, Romilson Froes, foi o segundo entrevistado do Programa ...
A gestão liderada pelo prefeito Rigo Teles demonstrou mais uma vez seu compromisso com o funcionalismo ...
Os corpos das vítimas, identificadas como Nadila dos Santos, 17 anos de idade, e Ednara Fernandes, ...
Para proferir conferência para médicos, estudantes, profissionais da saúde da capital e do interior, entre eles, ...
Por Alex Ferreira Borralho De novo a Ludmilla? Na verdade, a estupidez dessa “cantora” é uma ...
Parte da carga de cimento chegou a cair sobre os veículos que estavam estacionados. SÃO LUÍS - ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.