Foram inutilizados 12 motores de serrarias e um caminhão carregado de madeira serrada na hora da abordagem.

Caxias/MA – A Polícia Federal no Maranhão, com apoio do ICMBio e da Polícia Penal Estadual, deflagrou, nos dias 09 e 10 de julho, a Operação Araribóia Livre VI, com ações em madeireiras ilegais localizadas nos municípios de Buriticupu e Bom Jesus das Selvas/MA.


A ação faz parte de uma estratégia de proteção contra a extração ilegal de madeira de terras indígenas, especialmente da Terra Indígena Araribóia, a maior da região.
Durante a operação, foram inutilizados 12 motores de serrarias e um caminhão velho que estava carregado de madeira serrada na hora da abordagem.
Entre as madeiras identificadas, estavam o Pau d’Arco (Ipê), Maçaranduba, Já tobá e até Piquizeiros.

A madeira apreendida foi destinada à Secretaria de Administração Penitenciária do Maranhão, responsável pela guarda até a destinação definitiva. Quando for concluída a doação, a madeira poderá ser trabalhada pelos presos como forma de remição de pena.

Durante a ação, foi verificado, ainda, que os trabalhadores atuavam em condições degradantes, dormindo em pequenos barracões de lona, sem qualquer documentação trabalhista e sem condições mínimas de higiene e/ou de equipamentos de segurança.

Os proprietários das madeireiras já foram identificados e as investigações prosseguirão também em relação aos crimes conexos, como o crime de redução à condição análoga à de escravo, art. 149-A, Furto de Energia, art. 155, §3º e Receptação qualificada, Art. 180, §3º, todos do Código Penal.

A Polícia Federal reforça que a extração ilegal de madeira é crime previsto no art. 50-A da Lei de Crimes Ambientais, que tem pena prevista até 4 anos.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O deputado estadual Wellington do Curso se pronunciou na Assembleia Legislativa do Maranhão nesta semana, encaminhando ...
Foram fornecidas diretrizes para a atuação dos promotores quanto ao número de vereadores frente ao censo ...
Na tarde desta quinta-feira(24), a Polícia Civil do Maranhão, no âmbito da “Operação Guardião”, conseguiu prender ...
A pequena cidade de Governador Archer, localizada no Maranhão, vive uma crise de violência alarmante. Com ...
Projeto de Lei nº 242, de autoria do deputado Jota Pinto, prevê que, mesmo que o ...
Um homem foi localizado e preso no João Paulo depois de ejacular no cabelo e roupa ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.