A Praça da Luz, foi palco na última quinta-feira (11), de uma verdadeira manifestação de democracia e tolerância religiosa. A segunda noite de comemorações dos 63 anos da cidade foi marcada por muito axé. Os atabaques soaram alto com o show “Samba de Terreiro” do cantor Fernando de Iemanjá que interpretou com sua banda músicas que falaram de ancestralidade, espiritualidade e mexeram com o público.

Foto Divulgação

Ladeada por secretários e secretarias, acompanhada do marido – Valdir Desterro, do presidente da Câmara Municipal de Paço do Lumiar, Jorge Marú, além da vereadora Drielle da Pindoba, a Prefeita Paula Azevedo (PCdoB), prestigiou o evento e fez questão de subir ao palco e agradecer a presença de todo “povo de terreiro” que compareceu ao local. Ela ainda aproveitou a ocasião para convidar toda à população para participar das festividades, que se encerrará no dia 14, com um grande show na Praça da Família, no Maiobão.

Iniciamos na quarta-feira(10), nossa festividade com Shows Gospel e hoje é um dia de se desejar muito axé para todo os povos de terreiro! Domingo(14) é dia de comer bolo e espero todos vocês na noite de encerramento das comemorações ”, falou a prefeita.

Foto Divulgação

Por sua vez diante do público, o cantor Fernando de Iemanjá “sublinhou” a atitude e sensibilidade da gestão em promover este tipo de evento.

“Eu me sinto muito gratificado feliz por participar deste momento. Por nessa cidade, ter uma prefeita que respeita e acolhe os povos de terreiro”, disse ele entre uma música e outra do repertório.

Foto Divulgação

Apesar de específico o evento que integra a programação inclusiva feita Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, sob gestão de Leno Gouveia, com o apoio da Secretaria de Direitos Humanos, sob o comando de Hélica Silva, não atraiu pessoas apenas de Paço do Lumiar. De acordo com informações repassadas pela chefe da Divisão de Igualdade Étnico-Racial e Crença da SEMDHU, Ethinalia Soares, ainda prestigiaram o momento pessoa e integrantes de terreiros vindos de cidades próximas como Ribamar, Rosário, Santa Rita e outras.

Jaÿres Sousa, veio de Bacabeira e disse que não queria perder a oportunidade. “Ficamos sabendo deste maravilhoso evento pelas redes sociais e depois recebemos um convite para vir”, disse ele que integrou uma comissão de 10 pessoas que vieram para Paço do Lumiar.

Outra que também amou a festa foi Vanessa Lima (34). Ela que faz parte do Terreiro Nsª. da Conceição, em Paço do Lumiar, animou o espírito e caiu no “Samba de Terreiro”. “É muito linda a força que vem da nossa ancestralidade. Parabéns pra Paço do Lumiar, por esta festa Linda e pela lição de respeito ao Povos de terreiro e religiões de matriz africana”, disse.

Foto Divulgação
Foto Divulgação

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Os corpos das vítimas, identificadas como Nadila dos Santos, 17 anos de idade, e Ednara Fernandes, ...
Para proferir conferência para médicos, estudantes, profissionais da saúde da capital e do interior, entre eles, ...
Por Alex Ferreira Borralho De novo a Ludmilla? Na verdade, a estupidez dessa “cantora” é uma ...
Parte da carga de cimento chegou a cair sobre os veículos que estavam estacionados. SÃO LUÍS - ...
Na manhã deste sábado (27), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para ...
Numa operação exitosa comandada pela Polícia Civil, foram presos hoje, sexta-feira (pela manhã) os sequestradores do ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.