O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) celebrou 120 anos de história e de serviços dedicados à população, com uma vasta agenda de atividades. Entre os eventos, jogo de futebol beneficente, exposição de viaturas de combate a incêndio, corrida e ações de melhorias em infraestrutura.

Foto Divulgação

A data é lembrada em 10 de dezembro, quando foi criada a corporação maranhense, sendo comemorada ao longo da semana, com iniciativas que reforçam o compromisso destes militares com a missão de servir à sociedade.

O comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto, expressou sua gratidão e orgulho pela trajetória de 120 anos do Corpo de Bombeiros e destacou a importância desta data. “Foi uma comemoração de relevância, marcando mais de um século de muito trabalho e compromisso com a sociedade. A missão nobre dos bombeiros vai além do combate a incêndios, mas abraça causas sociais e contribui para o desenvolvimento das comunidades.”

Célio Roberto destacou ainda o apoio da população, frisando que esta colaboração e reconhecimento são fundamentais para o êxito das missões desempenhadas pelos bombeiros. Ele reafirmou “o compromisso da corporação em continuar a servir a comunidade com dedicação e profissionalismo, honrando o legado de 120 anos de história”.

O jogo beneficente, realizado no Estádio Castelão, Vila Palmeira, contou com participação de mais de 30 militares e arrecadou alimentos que foram distribuídos a famílias carentes da capital. O momento foi de confraternização e solidariedade, em apoio a quem mais precisa. “Essa iniciativa exemplifica o compromisso social da nossa corporação, que vai além das suas responsabilidades periódicas e contribuindo, ativamente, para o bem-estar social”, avaliou o comandante-geral, coronel Célio Roberto.

Foto Divulgação

A exposição de viaturas de combate a incêndio proporcionou ao público a oportunidade de conhecer de perto veículos utilizados pelos bombeiros em suas missões diárias. A corrida livre foi realizada na Praça do Pescador, avenida Litorânea, e teve percursos de 5 e 10 km. No encerramento, houve o tradicional banho de mangueira. Essa interação direta contribuiu para fortalecer os laços entre a corporação e a comunidade, promovendo uma compreensão maior do trabalho realizado pelos bombeiros.

Além dessas atividades, a corporação recebe melhoramento em infraestrutura, com obras de recapeamento asfáltico, que seguem em andamento, no pátio do Comando Geral.

O prédio terá, ainda, novas instalações administrativas. Os serviços refletem o esforço contínuo para aprimorar, cada vez mais, as instalações físicas da instituição e garantir segurança e bem-estar dos militares.

A comemoração dos 120 anos do Corpo de Bombeiros celebrou uma data significativa, além de evidenciar a importância da corporação na vida da comunidade, destacando seu papel fundamental na preservação de vidas e no apoio à população, em momentos de necessidade.

Foto Divulgação

Histórico

Criada em 1903, a primeira base do Corpo de Bombeiros, a Seção de Bombeiro Militar, tinha como finalidade, atuar na extinção de incêndios e responsabilidade sobre os serviços de intendência municipal. Atualmente, a corporação integra a Segurança Pública, sendo responsável pelo Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil. Tem ainda, status de força auxiliar e reserva do Exército Brasileiro.

A corporação foi emancipada no ano de 1992, por força da Lei Estadual nº 5.525, de 18 de setembro, e ligada ao Governo do Estado. Em 26 de dezembro de 1998, por meio da Lei Complementar n° 7.356, no artigo 43, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão passou a integrar o sistema de Segurança Pública. Em 1999, a instalação do serviço de atendimento pré-hospitalar, se tornado um dos mais importantes que a instituição realiza, atualmente.

Além das atividades de ação humanitária, o Corpo de Bombeiros realiza a prevenção e proteção de incêndios, vistorias e análises técnicas, buscas e salvamentos, atendimento pré-hospitalar e atividades de proteção e defesa civil. “Estamos sempre em busca daquele que foi o primórdio da instituição, que é a proteção da vida, do patrimônio e do meio ambiente, em resposta às emergências”, reforçou coronel Célio Roberto.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Paço do Lumiar (SEMDES), sob a gestão da secretária Suelly ...
Neto Ferreira  Na manhã desta terça-feira, 30, o Ministério Público do Estado do Maranhão, por meio ...
A cidade de Tuntum foi contemplada com o Programa Wi-Fi Brasil que tem como objetivo a ...
A Fecomércio explica que essa determinação não se aplica a certos estabelecimentos considerados essenciais, tais como ...
Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Márcio Jerry (@marciojerry) ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.