Na tarde desta terça-feira(22), a prefeita de Paço do Lumiar – Paula Azevedo(PcdoB), fez questão de marcar presença no ato que reuniu mais de 200 prefeitos maranhenses, na sede da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) – para discutir a redução do Fundo de Participação Municipal (FPM). No encontro, por unanimidade, ficou decidido que as 217 prefeituras do Estado vão paralisar suas atividades no próximo dia 30 de agosto, como forma de protesto.

Mais de 200 dos prefeitos participaram da reunião na sede da FAMEM, no Calhau

Segundo a prefeita Paula Azevedo, as cidades maranhenses se juntam as demais do País em busca de melhorias. “Os municípios estão sofrendo com a queda do repasse. Essa paralisação é uma forma da gente se posicionar. Estamos em busca de solucionar esses problemas para que possamos continuar lutando por políticas públicas para os municípios”, destacou.

Os gestores expressaram sua preocupação com a redução do FPM, um recurso essencial ao funcionamento dos Executivos Municipais para a prestação de serviços à população. A paralisação programada para o dia 30 é uma maneira de chamar a atenção para essa questão e exigir uma solução.

Além disso, ficou acertado que no dia 1º de setembro será realizada uma reunião com todos os parlamentares da bancada federal maranhense, na sede da FAMEM. Na oportunidade, os prefeitos esperam que os representantes políticos na Câmara dos Deputados adotem uma posição firme em defesa dos interesses dos municípios maranhenses.

O presidente da FAMEM, Ivo Resende, anunciou o resultado da votação e das decisões tomadas durante uma entrevista coletiva. “Esse movimento municipalista vai acontecer em todo o Nordeste. Vamos paralisar no dia 30 de agosto. Já 1º de setembro, programamos conversar com a bancada federal, objetivando cabalar apoio para resolver essa crise. Dessa forma, acreditamos que os municípios serão socorridos e vamos garantir a manutenção das políticas públicas que à população necessita”, destacou.

A mobilização conjunta das prefeituras maranhenses demonstra a importância de união em busca de soluções para os desafios enfrentados pelas administrações municipais, especialmente no que diz respeito à distribuição dos recursos necessários para a prestação de serviços e o desenvolvimento local.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A gestão liderada pelo prefeito Rigo Teles demonstrou mais uma vez seu compromisso com o funcionalismo ...
Os corpos das vítimas, identificadas como Nadila dos Santos, 17 anos de idade, e Ednara Fernandes, ...
Para proferir conferência para médicos, estudantes, profissionais da saúde da capital e do interior, entre eles, ...
Por Alex Ferreira Borralho De novo a Ludmilla? Na verdade, a estupidez dessa “cantora” é uma ...
Parte da carga de cimento chegou a cair sobre os veículos que estavam estacionados. SÃO LUÍS - ...
Na manhã deste sábado (27), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.