Paço do Lumiar, sob o comando da prefeita Paula Azevedo(PCdoB) é uma das cidades maranhenses que aderiram ao processo de recebimento do Selo UNICEF, que é destinado aos municípios que trabalham para melhorar as condições de vida e o futuro de crianças e adolescentes. Desde a adesão em 2021, até agora, 50% das metas exigidas para receber a certificação já foram cumpridas.

Na manhã desta quinta-feira (17), adolescentes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes de Paço do Lumiar (NUCA), acompanhados por equipe técnica da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SEMDHU), participaram de mais um encontro realizado no Maranhão, referente a 9ª edição do Selo UNICEF.

O encontro, que aconteceu no auditório do IFMA – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, localizado na Rodovia MA 201, em São José de Ribamar (MA), reuniu representantes de 190 municípios maranhenses e jovens integrantes dos NUCA’s para discutir sobre meio ambiente e mudanças climáticas, com foco na disseminação de trabalhos temáticos desempenhados pelos próprios adolescentes em suas cidades.

O objetivo do ato, capitaneado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), é trazer para dentro destas discussões, gestores municipais, as equipes técnicas, os adolescentes e os jovens dos municípios que aderiram ao programa do selo. “A UNICEF desde 2004 vem desenvolvendo um trabalho na região do semiárido e Amazônia legal brasileira, para promover os direitos desse público alvo e reconhecer aqueles municípios que mais avançam nesse sentido”, explica Mário Volpi, coordenador do Selo UNICEF e chefe da Divisão de Desenvolvimento e Participação de Adolescentes do UNICEF Brasil.

Além da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SEMDHU), comandada por Helica Araujo, que teve a atribuição de mobilizar jovens e adolescente, a busca pela certificação, também envolve diretamente a articulação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), sob a batuta de Suely Abreu e, ainda, demais pastas que compõe a gestão da prefeita Paula Azevedo(PCdoB).
Ao participar da certificação, mediante o que preconiza todo o processo que deverá durar até 2024, o município precisa aderir e cumprir exigências em áreas como a saúde, educação, trabalho, proteção social, atingindo uma série de metas.

“O recebimento dessa certificação perpassa uma série de indicadores que precisam ser atingidos dentro desta avaliação, mediante compromisso de adesão firmado nesse intuito. É bom frisar que na atual gestão da prefeita Paula, o município de Paço do Lumiar, já atingiu dentro do prazo estipulado o percentual de 50% de alcance destas metas”, Suely Abreu.
Além da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SEMDHU), como mobilizadora dos jovens e adolescente, a busca pela certificação, envolve diretamente a articulação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), juntamente com a parceria das demais secretarias que compõe a gestão da prefeita Paula Azevedo.

Ao participar dessa seleção, mediante o que preconiza todo o processo que deverá durar até 2024, o município precisa aderir e cumprir exigências em áreas como a saúde, educação, trabalho, proteção social, atingindo uma série de metas.

“Essa certificação perpassa em atender uma série de indicadores que precisam ser atingidos dentro desta avaliação, mediante compromisso de adesão. É bom frisar que na atual gestão, dentro do prazo, já atingimos 50% das metas estipuladas ”, finalizou Suely Abreu.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Os corpos das vítimas, identificadas como Nadila dos Santos, 17 anos de idade, e Ednara Fernandes, ...
Para proferir conferência para médicos, estudantes, profissionais da saúde da capital e do interior, entre eles, ...
Por Alex Ferreira Borralho De novo a Ludmilla? Na verdade, a estupidez dessa “cantora” é uma ...
Parte da carga de cimento chegou a cair sobre os veículos que estavam estacionados. SÃO LUÍS - ...
Na manhã deste sábado (27), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para ...
Numa operação exitosa comandada pela Polícia Civil, foram presos hoje, sexta-feira (pela manhã) os sequestradores do ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.