Para ampliar o acesso da população a serviços públicos de cidadania e de defesa dos direitos do consumidor, o Governo do Maranhão inaugurou a 73ª unidade do Viva/Procon, que fica localizada no São Luís Shopping, bairro Jaracati, em São Luís.

Governador em exercício, Felipe Camarão inaugurou nova unidade do Viva/Procon (Fotos: Gilson Ferreira)

O novo local funcionará de segunda-feira a segunda-feira, com os serviços de emissão de documentos, certidões, balcão de atendimento de empresas, órgãos públicos, entre outros. O espaço conta ainda com um Núcleo Pró-inclusão, para facilitar o atendimento a pessoas com deficiência.

A inauguração da nova unidade do Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA) aconteceu nesta segunda-feira (21) e é uma parceria entre o Governo do Maranhão e o São Luís Shopping. O atendimento será feito de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 21h, com entrega de senha até às 20h. Já no sábado e domingo, o atendimento será realizado das 12h às 18h, com entrega de senha até às 17h.

O governador em exercício, Felipe Camarão, destacou que a inauguração da nova unidade faz parte da política de expansão do Viva/Procon no estado, com o objetivo de aumentar a oferta dos serviços de cidadania para a população com todo o conforto e segurança.

Essa nova unidade vai funcionar sem custos de aluguel por um ano, por meio dessa parceria com o São Luís Shopping, o que demonstra também a preocupação do Governo do Estado em prestar um serviço com eficiência e economia para os cofres públicos”, assinalou.

A presidente do Viva/Procon, Karen Barros, sublinhou que a nova unidade vai facilitar o acesso da população aos serviços por causa do seu horário diferenciado de atendimento.

“Essa unidade oferece ao cidadão que trabalha todos os dias das 8h às 18h um horário mais flexível para atendimento, podendo vir após o seu expediente, no fim de semana ou até mesmo aproveitando que já está no shopping”, disse Karen Barros, frisando que a Grande Ilha conta com uma demanda elevada por serviços de cidadania, o que também justifica a nova unidade.

Novo Viva/Procon em São Luís

Estrutura

A nova unidade do Viva/Procon fica no segundo piso do São Luís Shopping, próximo à loja Riachuelo. Na parte inferior ficam os serviços à população. Para isso foram instalados 34 guichês de atendimento, Espaço Viva Kids para que as crianças se entretenham enquanto os pais ou responsáveis aguardam atendimento e 4 salas de conciliação. Na parte superior, ficam os setores administrativos.

O local foi totalmente adaptado para garantir o atendimento adequado a pessoas com deficiência, incluindo a instalação do Núcleo Pró-inclusão, cujo objetivo é dar atenção especializada a demandas crescentes entre consumidores com deficiência, como as relacionadas a planos de saúde e escolas.

Outras demandas relacionadas a pessoas com deficiência como as relativas a acessibilidade e venda de ingressos também podem ser tratadas pelo núcleo. O núcleo permite atendimento individual e personalizado.

Além da nova unidade do Viva/Procon no São Luís Shopping, é possível receber atendimento presencial no Núcleo Pró-inclusão na unidade Beira-Mar. O núcleo funciona virtualmente por meio do aplicativo do órgão, o VIVA PROCON, e no site.

Serviços

Quem for à nova unidade do Viva/Procon terá acesso a todos os serviços que já são prestados pelo órgão como a emissão de 1ª e 2ª via de documentos como Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social, CPF, Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), entre outros.

Também é possível tirar certidões como Antecedentes Criminais, agendar atendimento nas Policlínicas do Governo do Estado, ter acesso aos serviços do Tribunal Regional Eleitoral (TER), da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), da Equatorial Energia, entre outros.

O Viva/Procon conta ainda com balcão de atendimento de órgãos públicos estaduais e municipais como o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran) e da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). Quem precisar dos serviços da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz) também pode procurar a unidade.

Expansão

Com a nova unidade do Viva/Procon no São Luís Shopping a Grande Ilha passa a ter 11 unidades do órgão. Também é possível receber atendimento na sede, localizada na Avenida Beira-Mar, Centro de São Luís, Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado (Tirirical), Unidade de Pronto Atendimento Itaqui-Bacanga (Vila Bacanga), nos shoppings da Ilha (Maranhão Novo), Passeio (Cohatrac IV), Pátio Norte (Estrada de São José de Ribamar), Golden Shopping (Calhau), nos terminais de Integração São Cristóvão e Distrito Industrial, além da Agência Municipal do Trabalho em São José de Ribamar.

A população maranhense também conta com os serviços do Viva/Procon em diversos outros municípios, em todas as regiões do estado.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Neto Cruz  O ex-secretário de saúde de Raposa, Romilson Froes, foi o segundo entrevistado do Programa ...
A gestão liderada pelo prefeito Rigo Teles demonstrou mais uma vez seu compromisso com o funcionalismo ...
Os corpos das vítimas, identificadas como Nadila dos Santos, 17 anos de idade, e Ednara Fernandes, ...
Para proferir conferência para médicos, estudantes, profissionais da saúde da capital e do interior, entre eles, ...
Por Alex Ferreira Borralho De novo a Ludmilla? Na verdade, a estupidez dessa “cantora” é uma ...
Parte da carga de cimento chegou a cair sobre os veículos que estavam estacionados. SÃO LUÍS - ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.