Raimundo Nonato dos Santos, o 'Deco', prefeito de Humberto de Campos é acusado de assédio moralRaimundo Nonato dos Santos, o ‘Deco’, prefeito de Humberto de Campos é acusado de assédio moral

Mesmo depois de quase 30 anos da reabertura política e da volta dos governos civis no Brasil que pôs fim ao Regime Militar, ainda há redutos onde a liberdade de expressão e de opinião é duramente reprimida.

Um caso ocorrido nesta quarta-feira (28) chamou atenção para esse fato, pois demonstrou cabalmente que há pessoas que ainda acham que podem usar o poder para humilhar ou manipular as pessoas. A professora Nelma Silva da Silva, residente no município, foi surpreendida ao receber uma ligação da prefeitura de Humberto de Campos para comparecer ao gabinete do prefeito para uma “conversinha”.

Sem muitos rodeios e com arrogante e prepotente tom de grosseria, o prefeito Raimundo Nonato dos Santos perguntou a professora porque que ela havia comentado uma postagem no Facebook sobre uma outra denúncia publicada no Blog do Luís Cardoso. (Reveja).

A denúncia mostrou que há dois anos consecutivos, além de não pagar os reajustes a que o professor tem direito, a prefeitura de Humberto de Campos também descumpria a Lei Federal 11.738/2008 ao não “conceder” a redução de carga horária já prevista em Lei.

Porém, para o prefeito, a publicação de tais verdades é inconcebível e inadmissível, fato esse que o motivou a chamar a professora e agir com notável abuso de poder a assédio moral, inclusive porque deixou a entender que poderia transferi-la da sede do Município para o povoado onde a mesma trabalhava anteriormente por conta dessa sua “atitude”.

Abalada e muito constrangida, a professora procurou o Sindicato (Núcleo do SINPROESEMMA em Humberto de Campos), onde foi imediatamente orientada a acionar o setor jurídico. Em seguida foi lavrado um Boletim de Ocorrência, sob o n° 122/2015, na Delegacia de Polícia de Humberto de Campos. O Advogado do Sindicato, que estará presente na cidade na semana que vem, entrará com um processo contra o prefeito Raimundo Nonato dos Santos, o “Deco”, e seu Chefe de Gabinete, Webster Mendes, por Assédio Moral e constrangimento.

“É uma grande falta de respeito para com o trabalhador que exerce a profissão com dignidade e uma enorme afronta aos Direitos Constitucionais de liberdade de expressão e opinião. Um absurdo!” afirma o professor Eduardo Sousa Bruzaca, Coordenador do Núcleo do SINPROESEMMA em Humberto de Campos.

O que se espera é que, primeiramente, haja justiça por esse ato de desrespeito ao professor para que casos tristes como esse não se repitam mais em quaisquer instâncias do poder e que, por fim, os cidadãos de bem aprendam a escolher melhor os seus governantes.

Abaixo, o boletim de ocorrência registrado pela professora Nelma contra o prefeito Deco.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A gestão liderada pelo prefeito Rigo Teles demonstrou mais uma vez seu compromisso com o funcionalismo ...
Os corpos das vítimas, identificadas como Nadila dos Santos, 17 anos de idade, e Ednara Fernandes, ...
Para proferir conferência para médicos, estudantes, profissionais da saúde da capital e do interior, entre eles, ...
Por Alex Ferreira Borralho De novo a Ludmilla? Na verdade, a estupidez dessa “cantora” é uma ...
Parte da carga de cimento chegou a cair sobre os veículos que estavam estacionados. SÃO LUÍS - ...
Na manhã deste sábado (27), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.