Nesta segunda-feira (1º) é celebrado o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Em todo o país, diversas ações estão sendo previstas para lembrar a data, incluindo a divulgação dos novos dados do Boletim Epidemiológico HIV-AIDS 2014, que mostra números da doença no país. Em São Luís, as ações na data são organizadas pela Secretaria Municipal da Saúde (Semus), que dará início à Semana Municipal de Prevenção à Aids.

O boletim epidemiológico divulgado em dezembro de 2013 mostrou que, em sete anos, São Luís teve um aumento de 196% nos casos de HIV positivo, com 2013 tendo 394 incidências confirmadas. Em 2014, até outubro, o número era de 249 contaminações, segundo o Programa Municipal de DST/Aids da Semus. A expectativa é de que os dados do boletim deste ano deixem a capital maranhense bem mais abaixo no ranking nacional, que até então ocupa a segunda colocação entre todos os municípios, atrás apenas da cidade de Ipojuca, em Pernambuco.

Mesmo que a redução de casos de Aids seja confirmada, para a Coordenação do Programa Municipal de DST/Aids em São Luís, os números mostram que a cidade vive uma epidemia da doença. Nos últimos sete anos, foram 3.076 casos registrados com focos mais concentrados nos bairros Liberdade, Vila Embratel, Anjo da Guarda, Coroadinho, João Paulo, Turu, Vila Palmeira e Bairro de Fátima.

Em um levantamento epidemiológico apresentado no começo de novembro o coordenador adjunto do Programa Municipal DST/Aids, Wendel Alencar, afirmou que, em média, 23 casos de Aids são confirmados todos os meses em São Luís e os jovens na faixa etária entre 20 e 34 anos são os mais atingidos, com destaque para o aumento da doença em mulheres.

Campanha

Durante toda a semana, será realizada uma programação com o tema ‘Sua Atitude Muda Tudo’, visando estimular a realização do exame, que detecta a doença, e combater a propagação do preconceito e discriminação aos portadores do vírus. “Os dados epidemiológicos mostram que tem havido maior incidência de casos de Aids na faixa etária de 20 a 34 anos; por isso, é preciso fazer com que as informações sobre a doença cheguem a esse público, para aumentar a conscientização sobre as formas de prevenção e provocar mudanças no comportamento sexual, melhorando o controle da infecção pelo HIV”, afirmou a secretária de saúde do município, Helena Duailibe.

Para facilitar esse exame, foi realizada a descentralização da testagem rápida e ampliação do diagnóstico com a capacitação de 42 unidades básicas de saúde, que atualmente realizam o teste. O procedimento detecta em 15 minutos a contaminação pelo vírus da Aids. A Semus realiza, mensalmente, em média 3 mil testes rápidos.

Até o fim da semana também será ampliada a distribuição de preservativos, tanto masculinos quanto femininos, à população em unidades de saúde e postos avançados em escolas, empresas e eventos públicos.

Atendimento

São Luís dispõe de 32 unidades de saúde habilitadas para fazer o teste rápido do HIV. O teste também está disponível em todas as maternidades para gestantes e, além disso, existem os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs) do Anil e do Lira e o Centro de Saúde no Bairro de Fátima.

Na rede de atendimento, os pacientes contam com os serviços de aconselhamento, orientação, esclarecimento dos direitos sociais, assistência médica de enfermagem, apoio psicológico, incentivo a adesão ao tratamento; palestra educativa, assistência integral ao paciente HIV/Aids, dispensão de medicamentos, entre outros. É oferecida ainda assistência integral aos pacientes com infecção pelo HIV/Aids no seu domicílio por uma equipe multiprofissional (médico, enfermeiro, psicólogo e assistente social).

O Estado


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Os corpos das vítimas, identificadas como Nadila dos Santos, 17 anos de idade, e Ednara Fernandes, ...
Para proferir conferência para médicos, estudantes, profissionais da saúde da capital e do interior, entre eles, ...
Por Alex Ferreira Borralho De novo a Ludmilla? Na verdade, a estupidez dessa “cantora” é uma ...
Parte da carga de cimento chegou a cair sobre os veículos que estavam estacionados. SÃO LUÍS - ...
Na manhã deste sábado (27), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para ...
Numa operação exitosa comandada pela Polícia Civil, foram presos hoje, sexta-feira (pela manhã) os sequestradores do ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.