Durante a abertura dos trabalhos legislativos de 2014, ocorrido nesta segunda-feira (3), o secretário chefe da Casa Civil, João Guilherme Abreu, representando a governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), apresentou um balanço das ações mais relevantes executadas pela administração publica estadual no exercício de 2013 e destacou as ações prioritárias para este ano.

“Considero esta uma tarefa de grande apreço ao Legislativo estadual, pelo fato de apresentar os resultados e realizações alcançadas em mais um ano de gestão, pois os mesmos se respaldam nas demandas e nos compromissos deste exercício que se inicia e encerrará uma administração bem-sucedida, sempre na busca do melhor para a população maranhense”, disse o secretário, ao fazer a leitura da palavra da governadora.

Na mensagem deixada aos parlamentares, Roseana Sarney deixa claro que o seu compromisso é com a população do Maranhão. “Comprometo-me a trabalhar até o último dia do governo em prol de um Maranhão mais digno e mais justo para se viver, acelerando os investimentos públicos e atraindo mais investimentos privados em todo o Estado, como forma de promover maior desenvolvimento e gerar emprego e renda para nosso povo”.

DADOS DE 2013

Na área da saúde, o destaque foi a implantação de 788 novos leitos e a habilitação de 183 novos leitos de UTI. No total, foram mais de 15 milhões de atendimentos e procedimentos realizados nos 214 estabelecimentos de saúde públicos do Estado.

De acordo com o balanço do governo, só no ano passado foram investidos 27 milhões em obras e instalações da área portuária. Além disso, foi dado inicio à operacionalização do Berço 100 no Porto do Itaqui, o que trará grandes benefícios e maior dinamismo na sua logística.

Também em 2013, cerca de 140 mil jovens e adultos foram qualificados por meio de curso técnico, pelo Programa Maranhão Profissional, 9 mil pelo Programa de Estágio “Viva Meu Primeiro Emprego” e mais de 97 mil pessoas foram qualificadas por meio dos cursos de Formação Inicial e Continuada.

Quanto à infraestrutura, cerca de 4,7 mil km de rodovias estaduais se encontram pavimentadas, e os 3,5 mil km restantes estarão restaurados ou pavimentados até o final de 2014. “É com esse ritmo de trabalho que tornarei o Maranhão o único Estado do Brasil a ligar a sede de todos os seus municípios por asfalto, beneficiando milhões de pessoas”, garantiu.

Outro destaque apresentado pela governado foi o setor agrícola, que também foi beneficiado no ano que passou. Por meio de ações do Programa Agronegócio Maranhense Competitivo, cerca de 170 mil produtores rurais receberam sementes de alto padrão genético de arroz, milho, feijão e hortaliças.

Quanto à área da segurança pública do Maranhão, o relatório aponta que novas estratégias foram traçadas através das três esferas do governo e dos poderes. Houve investimento no reaparelhamento do Sistema de Segurança, ampliação da frota da policia militar e do corpo de bombeiros. Mesmo antes do recente clima de tensão nas unidades prisionais do Estado, foram criadas 266 novas vagas com o objetivo de sanar a deficiência carcerário em que o Maranhão se encontra.

INVESTIMENTOS EM 2O14

Para 2014, ainda no setor da segurança, serão construídas 6 unidades prisionais, sendo 3 convencionais e 3 modulares abrangendo os municípios de São Luís, Coroatá, Timon, Pinheiro e Santa Inês. Serão reformadas e ampliadas 5 unidades, contemplando os municípios de Pedreiras, Balsas, Codó, Açailândia e São Luís.

“Apesar dos grandes avanços alcançados, restam grandes desafios pela frente, pois as demandas são permanentes. Mas, com responsabilidade e com o apoio desta Casa Legislativa, iremos fazer com que a população deste Estado sinta orgulho de ser maranhense. Fico certa de que juntos estaremos escrevendo uma nova historia para o Maranhão”, finalizou a Roseana Sarney, na mensagem lida pelo secretario chefe da Casa Civil deixada ao parlamento.

Agência Assembleia


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A cidade de Tuntum foi contemplada com o Programa Wi-Fi Brasil que tem como objetivo a ...
A Fecomércio explica que essa determinação não se aplica a certos estabelecimentos considerados essenciais, tais como ...
Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Márcio Jerry (@marciojerry) ...
G1-MA Os cargos são para os níveis fundamental, médio, técnico e superior, com salários que variam ...
O Instituto Inop apresenta neste domingo, 28 de abril, novos números da corrida eleitoral para a ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.