Paço do Lumiar aderiu ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que visa promover o acesso a alimentos à população em situação de insegurança alimentar.

Com a adesão, 152 agricultores do município e 20 entidades serão beneficiados com o programa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com os governos Estadual e Municipal.

Em reunião realizada nesta sexta-feira (17), técnicos e representantes do Município e do Estado falaram sobre o funcionamento do PAA aos agricultores locais.

A secretária de Produção, Abastecimento e Agricultura do município, Rosany Aranha, explica que o programa além de beneficiar o agricultor familiar, dando uma atenção especial e apoiando o incremento de suas produções, melhora a vida das pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade alimentar.

“Antes, os produtores locais não tinham onde comercializar os seus produtos. Agora estamos trabalhando para mudar esta realidade, melhorar a renda e, consequentemente, a vida no meio rural luminense”, disse a secretária.

Com isenção de licitação e preços compatíveis no mercado, o PAA possibilita a aquisição de alimentos dos agricultores familiares locais, destinando os produtos a entidades que atendam a população em situação de insegurança alimentar.

“Com o programa, o agricultor comercializa o seu produto e é beneficiado com uma renda mensal, e as pessoas com risco alimentar também são contempladas, pois os produtos são destinados para entidades que trabalham com este público, de maneira gratuita”, disse o prefeito Josemar Sobreiro, ressaltando, ainda, os trabalhos que vêm sendo executados para desenvolver a agricultura luminense.

Produtor rural há 27 anos, Magno Martins considera de suma importância a atenção que a classe está recebendo. “A nossa realidade começa a mudar. Antes, nós não tínhamos lugar certo para comercializar nossos produtos. A gente até conseguia vender nossas verduras nas feiras de São Luís, mas o custo era muito maior, por conta do transporte. Atualmente temos as feiras comunitárias realizadas pela Prefeitura, que dá todo o suporte com o transporte, e a partir de agora teremos esta outra possibilidade, por meio deste programa. Isso significa que nosso produto não estragará por falta de consumidor, e nós teremos uma renda em troca do nosso trabalho”, descreveu.

O secretário de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), Fernando Fialho, falou sobre o programa aos agricultores presentes, enfatizando que o objetivo é incentivar a agricultura familiar, para que os produtores melhorem suas rendas e possam sustentar suas famílias de maneira digna. “Parabenizo ao prefeito Josemar, pois enxergamos a sua vontade política em transformar a agricultura local e mudar a realidade destes produtores”, concluiu.

Incentivo à agricultura familiar

O município de Paço do Lumiar receberá cinco microtratores, um trator de esteira e implementos agrícolas. As máquinas e implementos são doações do Governo Estadual, para subsidiar a agricultura familiar local.

Além destas conquistas, os luminenses também receberão uma unidade de beneficiamento de polpa de frutas, além da garantia de que o restaurante popular, recém-inaugurado no Maiobão, passará a adquirir produtos dos agricultores locais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Na manhã desta segunda-feira(13), duas ações distintas, mas realizada no âmbito da “Operação Caminhos Seguros”, resultaram ...
Um trabalho integrado entre as Polícias Civil dos estados do Paraná, Pará e Maranhão resultou, na ...
A Unidade de Negócio Ademicon São Luís, promove um encontro especial para empresários, empreendedores e investidores ...
Desde que passou a vigorar a nova Lei de Licitações e Contratos, em janeiro deste ano, ...
Neste domingo (11), a Prefeitura de São Benedito Rio Preto, promoveu o evento “Especial Dia das ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.