As festividades de final de ano, os eventos públicos e particulares e as decorações para natal e ano novo exigem um planejamento especial. Pensando nas peculiaridades desse período, a CEMAR elabora todos os anos o Plano operacional para as festas de fim de ano e início do período chuvoso.

O objetivo maior do Plano é garantir a continuidade e a qualidade no fornecimento de energia elétrica, além do rápido restabelecimento do sistema elétrico em caso de falta.

Durante todo o período de estiagem, as ações de manutenção preventiva têm sido intensificadas objetivando a diminuição dos impactos do início do período chuvoso, que geralmente coincidem com as festas de final de ano.

A CEMAR mantém nas áreas litorâneas a lavagem de rede elétrica e dá sequência à substituição dos isoladores comuns por isoladores híbridos (à base de silicone). Esses isoladores são mais resistentes à ação do tempo.

Além disso, outras ações como a troca de ramais, colocação de espaçadores na rede de baixa tensão, poda de galhos de árvores próximos à rede de energia, troca de transformadores e cruzetas, também foram realizadas.

Em todo Estado serão aproximadamente 500 equipes e 1.200 profissionais, entre engenheiros, técnicos, operadores, eletricistas e analistas de TI/Telecom que estarão em regime de plantão no período festivo para garantir o atendimento em todo o Estado.

A Central de Atendimento 116 estará com número reforçado de atendentes e haverá, ainda, profissionais trabalhando em sobreaviso.

Somente em São Luís, serão aproximadamente 500 profissionais e 157 equipes. As equipes estarão em pontos estratégicos, onde acontece grande concentração de pessoas para comemoração do natal e virada de ano.

Somente na região Tocantina, serão aproximadamente 250 profissionais e 70 equipes. As equipes estarão em pontos estratégicos, onde acontece grande concentração de pessoas para comemoração do natal e virada de ano nos principais municípios da região.

Interior do Estado

Em cada regional, haverá um executivo responsável pela mobilização da estrutura planejada. Em todas as bases, líderes estarão à disposição para suporte e controle das equipes.

As áreas de Manutenção e Expansão ficarão de sobreaviso em caso de uma eventual necessidade de mobilização. Para que tudo transcorra com tranquilidade, as equipes estarão a postos nos horários pré-definidos.

Para todo o Estado, a Central de Atendimento 116 já vem trabalhando com número maior de atendentes. Caso necessário, atendentes que já estarão de sobreaviso serão acionados.

As ligações provisórias para as festas de fim de ano

Nesta época do ano, em que se aproxima o natal e o réveillon, a cidade se enche de luzes e muitas comemorações. A CEMAR está trabalhando para garantir a continuidade e qualidade do fornecimento da energia elétrica em todo o Estado.

Contudo é importante alertar para a prevenção de acidentes com energia elétrica e sobre os cuidados que se deve ter para que não ocorram sobrecargas nos transformadores ou subestações próprias/particulares que atendem aos locais das festas. Elas podem provocar acidentes e acabar com a festa mais cedo.

Para atender essas necessidades a CEMAR, mobilizará quase o dobro de profissionais (engenheiros, técnicos, operadores e eletricistas) que estarão em regime de plantão.

Festas particulares

A Companhia alerta para que os promotores de eventos se certifiquem junto ao proprietário do imóvel escolhido para a festa se as instalações internas suportam o volume de equipamentos que serão utilizados (sistema de som, iluminação, palco etc.). É muito importante não deixar para última hora.

Comércio informal e eventos em praça pública 

É indispensável solicitar a ligação provisória até o dia 24 de dezembro por meio das Agências de Atendimento. No ato da solicitação da ligação provisória os vendedores ambulantes/comerciantes deverão apresentar Carteira de Identidade (RG), CPF e endereço completo de onde será realizada a ligação.

As prefeituras, que geralmente realizam eventos em praças públicas na virada do ano, também devem procurar a CEMAR para o pedido de ligação provisória.

A Companhia presta o serviço de vistoria e avaliação do carregamento da área de transformação evitando, assim, que haja sobrecarga na rede e a consequente interrupção no fornecimento de energia elétrica. Basta entrar em contato com o número 116 da CEMAR e agendar a avaliação da carga elétrica com antecedência de até dez dias úteis antes do início do evento.

Plantão especial

Natal: das 12:00h do dia 24/12 às 08:00h do dia 26/12/2013

Réveillon: das 12:00h do dia 31/12 às 08:00h do dia 02/01/2014

ServiçosO que funciona no Natal e no Ano Novo

O atendimento por meio do 116 continuará por todos os dias da semana, 24 horas por dia, com reforço durante o período de festas como parte das ações do Plano operacional de para as festas de fim de ano.

Agências de Atendimento

Há solicitações que para serem feitas ou concluídas o cliente deve se dirigir a uma das 222 agências de atendimento da CEMAR no Estado, mas o horário do funcionamento delas obedecerá à seguinte programação:

Dias 24/12 e 31/12 – Funcionará das 8:00h às 12:00h.

Dias 25/12 e 01/01 – Não haverá funcionamento.

Postos do ECOCEMAR

Dia 24/12 e 25/12 – Não haverá funcionamento.

Dia 28/12 – Funcionará até as 12:00h.

Dia 30, 31 e 01/01/14 – Não haverá funcionamento.

Caravana da Economia

O projeto da CEMAR que faz a troca de geladeiras continuará já em 2014, com cadastro para os municípios de São Luís e Afonso Cunha no dia 07 de janeiro.

CEMAR


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