Grupo de usuários protesta contra Unimed no Monte Castelo
Imirante.
Um grupo de usuários do plano de saúde Unimed São Luís realiza, nesta manhã de quinta-feira (15), uma manifestação na porta da sede da cooperativa, no bairro do Monte Castelo, em São Luís. Eles seguram cartazes e fazem “apitaço” contra a falta de cobertura nos hospitais e clinicas da cidade.
Segundo os manifestantes, nenhum representante da Unimed São Luís apareceu para dialogar com o grupo, que está fazendo um abaixo-assinado para ser encaminhado ao Ministério Público Federal (MPF), a fim de que o órgão cobre uma atitude da Agência Nacional de Saúde (ANS).
Os manifestantes interditaram a avenida Getúlio Vargas por cerca de dois minutos e, em seguida, liberaram. O trânsito, entretanto, segue lento no local.
Hoje, em entrevista ao Imirante, o diretor-presidente da Unimed São Luís, Carlos Alberto de Souza Martins, negou a falta de hospitais credenciados e garantiu que, para o atendimento de urgência e emergência, a entidade está cobrando do hospital credenciado, o Centro Médico – no bairro do Monte Castelo –, um acordo, que não estava sendo cumprido. Ele admitiu que a Unimed São Luís passa por dificuldades financeiras e não tem condições de atender os 40 mil usuários do plano de saúde e rebateu críticas ao serviço.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.
EM IMPERATRIZ O ATENDIMENTO PELO (SUS) ESTA MAS EFICIENTE QIE O SERVIÇO PRESTADO POR UNIMERDA, MEU FILHO PARA MARCAUMA CONSULTA COM OTORRINO TERIA VAGA SOMENTE APOS SEIS MESES.
O grande problema é que desses 40 mil usuários citados apenas esse pequeno grupo se manifesta.
Onde estão os demais usuários? Vamos organizar uma mobilização palifica em frente novamente mas com pelo menos 50 % dos usuários.
É por isso que a situação está assim somos muitos passivos e continuamos pagando.
Concordo plenamente com Edileno.
Eu sempre me interroguei porque os usuários da UNIMED, que não são poucos, não se rebelavam com a situação que estávamos vivendo… Algumas vezes contatei a ANS e fiquei surpresa quando, uma vez ao perguntar à atendente se outros usuários daqui de São Luís não faziam o mesmo que eu estava fazendo, ela me respondeu que não, eu era a única que ela atendia sobre o assunto… Fiquei ainda mais decepcionada porque notei uma certa ironia na funcionária, principalmente quando lhe falei sobre a falta de comunicação [ da operadora aos usuários ] sobre o descredenciamento de prestadores!… Não entendia também porque o assunto não era levado à imprensa e eu não ouvia ninguém falar sobre o assunto, pois quando se tratam de outros fatos, como os que dizem respeito ao mau uso do dinheiro do contribuinte pelo governo (não que eu seja a favor disso) ouvem-se comentários em paradas de ônibus, filas de banco ou de repartições, e no caso da UNIMED tratava-se de saúde, que já é um assunto sério, e de uma despesa custeada diretamente por nós, os consumidores !… Com 40.000 usuários restantes, além dos 20.000 (arredondando) que saíram, é muito estranho que ninguém se manifestasse… Até o Ministério Público deixou correr muito tempo para tomar as providências que lhe cabiam e que não dependiam de denúncia de terceiros. Ainda mais pelas proporções e seriedade do caso.
Uma coisa também que pesa sobre o Ministério Público: Já que a ANS demorou tanto a pelo menos se manifestar sobre as providências que requereu, por que ele não as cobrou? Acho que poucos dos interessados sabiam do seu envolvimento na questão. Essa divulgação, de agora já deveria ter sido feita desde quando ele [o MP] se manifestou junto à ANS…
Quanto aos usuários, ainda cabe ressaltar que nem mesmo quando começaram as manifestações, recentemente no Brasil, ninguém foi às ruas contra a UNIMED (com tanta gente prejudicada), e os que se movimentaram agora não chegaram a 10 pessoas, coitados são uns heróis!… Quem lê esse meu desabafo certamente deve estar pensando: e por que ela também não fez nada? É que tenho motivos de saúde que me impediram de algum envolvimento, mas algumas pequenas coisas eu tentei, como ligar para ANS, falar com a Ouvidoria daqui para pelo menos ouvir deles como pensavam resolver a questão, mas o telefone dali nunca atendeu (ouvi de alguns médicos que se descredenciaram e a quem paguei consulta, que as coisas iam melhorar, que a Unimed ia sair dessa, e nada..) Ah! tentei ainda a mudança de plano, usando aquela fantasiosa saída da portabilidade… Mas aí esbarra-se na dificuldade de encontrar um plano compatível , nos 3 meses a partir do de aniversário do plano (no nosso caso, o mês de março). De março a junho deste ano fiz um périplo para encontrar essa compatibilidade em planos similares e sabem onde a encontrei? No município chamado Souza, interior de Pernambuco e em Floriano,interior do Piauí. É brincadeira, não? Hoje acabo de aderir a um outro plano de saúde,bem mais caro é verdade, mas aproveito a oportunidade de passar para uma operadora bem mais segura. Isto graças a uma recente parceria entre o órgão público de que somos beneficiários por motivo de aposentadoria no serviço público e uma administradora de benefícios de saúde. Graças a Deus a nossa luta foi compensada. . . Desejo que assim ocorra com os demais !…