DSC_0017Vereadora Helena Duailibe discursa durante reunião do Conselho Municipal de Saúde, acompanha de secretário Vinicius Nina, procuradora da República Ana Karizia e demais membros

No inicio do mês de abril, o Conselho Estadual de Saúde do Maranhão (CES) entrou com um pedido junto ao Ministério da Saúde com intuito de ocorrer uma intervenção no sistema público de saúde municipal. Por conta disso, o Conselho Municipal de Saúde se reuniu de forma extraordinária para discutir a situação. Participaram do encontro o secretário municipal de Saúde, Vinicius Nina; a procuradora da República, Ana Karizia e a presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, vereadora Helena Duailibe (PMDB) e foi justamente a parlamentar que mostrou maior veemência em seu discurso ao falar que não concorda com a proposta intervencionista.

Helena diz ser conhecedora dos problemas da rede municipal de Saúde, mas que estes não podem ser colocados sob a responsabilidade da atual administração, que tem pouco mais de 4 meses de gestão e tem se esforçado para diminuir os problemas. “Sou contra uma intervenção no sistema de saúde municipal, isso não pode ocorrer, existem sim problemas, tanto que devemos cobrar uma correção destes, mas que cada um fique com sua responsabilidade, não podemos tirar a autonomia do município”,declarou.

A procuradora da República, Ana Karizia, também participou do encontro no Conselho e deixou claro que não existe a possibilidade no momento de intervenção. “São poucos meses de trabalho, não podemos avaliar tomar uma decisão baseada em menos 120 dias de gestão, por isso a Procuradoria Geral da República, não recomenda a intervenção”, sentenciou.

O secretário Vinicius Nina, presidente do Conselho, apresentou as medidas que estão sendo tomadas pela Semus para melhorar a situação da saúde municipal, inclusive aproveitou para anunciar a criação de 3 Upa´s, a construção no bairro do Anil e outras duas, uma na Cohab e Zona Rural, estas últimas sendo adaptadas, de acordo com a atual estrutura que possuem.

Em relação a vistoria realizada nos hospitais feita pelo Ministério Público do Maranhão (MP) e Conselho Estadual de Saúde, Helena comentou que a realidade encontrada não condiz com a da atual gestão, uma vez que os problemas encontrados ainda são resquícios da antiga gestão, a fala da parlamentar teve concordância com a da procuradora.

Segundo o relatório, os integrantes do conselho constataram que, além de ter encontrado uma situação de superlotação dos hospitais, as condições de trabalho dos profissionais que atuam nesses hospitais são precárias.

Respondendo a esse tópico, o secretário Vinicius voltou a esclarecer que este problema é em decorrência dos anos de sucateamento da saúde pública e que todos eram responsáveis por essa situação, município, estado e União, por conta disso deve haver uma união para resolver o problema.

Ao final da reunião, a vereadora Helena Duailibe, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, afirmou que irá encaminhar o relatórios da duas secretarias para o parlamento, a fim de iniciar uma discussão sobre o tema. Inclusive a peemedebista declarou que as vistorias de sua Comissão vão ser retomadas na próxima semana, com local ainda a ser definido.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O Prefeito Rigo Teles entregou uma moderna escola no povoado Ipiranga, zona rural de Barra do ...
A brasileira Rayssa Leal conquistou, neste domingo, a medalha de ouro na etapa da China do ...
Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão também fez um balanço do seu mandato na Casa e ...
A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na manhã deste sábado ...
A comenda foi concedida pela DPE. Na ocasião, a presidente da Alema destacou sua atuação em ...
Em alusão ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.