Via Expressa vira breu e bandidos dominam na noite
Tem cheiro de ódio, vingança e maus tratos com a coisa pública a escuridão na Via Expressa, durante o período da noite.
Todo mundo sabe o sacrifício que foi para implantar a obra. A perseguida via ainda não chegou ao seu final por causa de lutas titânicas na Justiça para prosseguir em seu rumo.
Assim como não ficou escondido de ninguém o desejo do prefeito João Castelo em, por várias vezes, tentar impedir a obra. Foi necessário a governadora Roseana Sarney estadualizar o trecho da via para que os trabalhos pudessem ser encaminhados.
A Via Expressa mostrou ser de fundamental importância para ajudar na mobilidade urbana, desafogando o trânsito da Avenida Jerônimo de Albuquerque. E ficará melhor ainda quando atingir o Ipase.
Mas não é assim que pensa a Prefeitura de São Luís. A Via Expressa fica em completa escuridão no período da noite, levando motoristas a não utilizá-la neste horário, por causa da presença de marginais no local.
A prefeitura poderia ajudar a iluminar uma das vias mais modernas da capital, mas não o faz porque acha que assim estará colaborando com o Governo do Estado. Quanta mesquinhez.
E, para piorar, o novo secretário da SMTT, Canindé Barros, impediu o acesso pela primeira entrada do Cohafuma às pessoas que desejam chegar até a Via Expressa por aquele local. Burrice pouca é bobagem.
Mas Canindé acha que tem lá suas razões. Ocorre que ele foi candidato a deputado estadual em 2010, com o comitê central instalado no Cohafuma, de onde não recebeu um mísero voto.
Agora, em 2012, candidato a vereador, voltou a não receber nada do Cohafuma. Daí, para se vingar, retirou o semáforo da primeira entrada do conjunto residencial, ao lado do posto Moraes Center.
Como é intenso o fluxo de veículos na Jerônimo de Albuquerque, o pedestre para atravessar a avenida, terá de caminhar mais de 500 metros para chegar a um sinal e, depois, voltar para o caminho de casa. Ê, São Luís!
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Não estou aqui prá defender o atual prefeito porque nunca e jamais votarei nele. Mas acho que o buraco da Via Expressa (e do estado inteiro) é “mais em cima”. É uma questão de segurança pública. De nada adianta iluminar a via se a policia não trasita por lá. Já se foi o tempo que rua iluminada inibia bandido, que hoje atuam durante o dia e até em frente as delegacias. Desafio voce a desvendar os misterios que envolvem as casamatas da sagurança pública do Maranhão.
Acho bem acertado essa intervenção próximo ao posto do Cohafuma pois o engarrafamento é diário neste ponto. Falo com propriedade pois trafego diariamente e que ocorre muito depois desta Via Expressa foram muitas filas duplas, paradas desnecessárias no meio da pista para que os “rodas presas” pudessem mudar de pista e tantas outras chatices que o transito oferece. Nesse ponto nota 10!
Concordo plenamente com o comentário do Duarte Junior, nececsário a intervenção neste ponto no Cohafuma, pois a cidade precisa dessa mobilidade e, ainda conta com motoristas mau educados que só sabem fazer fila dupla. CANINDÉ 10 PRA VC!!!
Todas as intervenções feitas pelo Canindé atrapalharam ainda mais o trânsito. Ontem, na rotatória do Quartel, os motoristas chegaram ao ponto de trocarem xingamentos em virtude da bobagem realizada pela SMTT. Hoje, eu mesmo desisti de usar a Daniel de La Touche no sentido cohajap/cohama. O transito parou de fato. Retornei pela holandeses e peguei a Jerônimo. Transito parado também. Amarguei mais de 30 minutos do multicenter sebrae até a curva do 90 em pleno sábado. Um absurdo.
Essas atitudes vão melhorar muito a imagem de Castelo na reta final…
ONTEM, FOI UM VERDADEIRO CAOS. PROXIMO AO POSTO MORAES CENTER…. ESSE CANINDE EH VERDADEIRO DITADOR.. SO PENSA EM INSTALAR PICA PAU PRA MULTAR E NADA MAIS…. OH! CIDADE SEM SORTE, SAI UM INCOMPETENTE. ENTRA UM BURRO TRAIRA…….
Se a Via expressa é de responsabilidade do Estado, por que não foi previsto a iluminação na mesma??? Será que tudo o que acontece agora é culpa da Prefeitura??????Porque até onde se sabe, o posteamento não é de responsabilidade da Prefeitura. Cardoso, que você faça sua campanha, é um direito seu………mas analisa antes de escrever!!!!!!!!!
Eu achei completamente imbecil a ideia de fechar o acesso do cohafuma a via expressa. Um sentido da via(cohafuma-jaracaty) ficara subutilizado e a av. Do cohafuma continuara com o mesmo fluxo. Concordo que os carros estavam fazendo via dupla ali o que tornava o trecho um caos. Pra isso era so colocar(como feito dias antes de fecharem a via) bastava colocar cones impedindo a via dupla e um guarda pra vigiar o fluxo. Pronto, com essa simples medida a via expressa seria utilizada por varios bairros, nao apenas por moradors do cohafuma. Estou revoltada com essa atitude da prefeitur de sao luis.
É ISSO AEW DUARTE JR….PERFEITO GAROTO! SO QUEM ANDA ALI DIARIAMENTE SABE O QUE OS LOUCOS DE SLS FAZEM, FICANDO NA DIREITA P ENTRAR NO COHAFUMA E ATRAPALHANDO QUEM QUER IR P CALHAU..LUIS CARDOSO TB SABE DISSO, ANDA ALI DIARIAMENTE, NA CERTA CANINDE BARROS NÃO ”LHE FAZ RIR” COMO OUTROS CANDIDATOS E ELE INVENTA DO NADA ESSA BESTEIRA QUE O CARA NAO TEVE VOTOS POR LA…
Todos que trafegam ali sabem que aquele semáforo atrapalha em muito o trânsito… as grandes vias, até mesmo a própria Jeronimo de Albuquerque, deixou de ter estas esquinas… a medida pode encontrar claro alguns que discordam, mas é de fato necessária… a SMTT precisa pensar algo pra regiao do Hospital São Domingos… que simplesmente é um dos maiores gargalos do trânsito pela manhã… a descida do Roque Santeiro e o Afunilamento do semáforo do São Domingos…
o que aconteceu, é que a Roseana para fazer graça antes da eleição, entregou o trecho da Via Expressa sem nenhuma providência sobre o despejo dos carros no Cohafuma……..queria era entregar antes da eleição!!!!!!!!!
Minhas humildes sugestões para melhorar o tráfego na Jerônimo de Albuquerque:
1) Eliminar todos os retornos à esquerda (COHAFUMA, São Domingos e Atacadão);
2) Retorno somente à direita com entrada e sinal;
3) Passarela próximo à escolas de cegos;
4) A longo prazo: uma forma de realocar os comércios que ficam na ilha da curva do noventa, transformando aquela área em pista com 3 vias e alargando as calçadas daquela área;
5) Criação de alças no elevado da COHAMA e, se possível, no da COHAB.
Estas são minhas soluções paliativas, já que a via expressa ainda não resolve o problema da Jerônimo de Albuquerque. Gostaria de compartilhar mais idéias neste espaço.
Já passei pela via expressa nessas condições de apagão total, é uma pena, uma obra tão bonita sem iluminação, e pelo que tenho ouvido falar, tem gente que mora no cohafuma e não tem usufruido desta via expressa, ainda mais agora depois do fechamento deste semáforo.
Cardosinho lindo, antes dessa reportagem (sou morador da área), liguei lá na iluminação pública da prefeitura denunciando essa escuridão, especialmente nesse trecho que fica pelos fundos do jornal O Imparcial e do Ceuma I.
A atendente disse que tinha uma ordem superior para não registrar problemas de iluminação da Via Expressa, eis que era uma obra do Governo do Estado, portanto, que a resposabilidade não era da prefeitura, mas sim do Governo. Ao final, a atendente me disse ainda que era para eu ligar para o Governo.
SABE O QUE FAREI: tem um poste do vídeo monitoramento (câmera) no início da Via (fundo O Imparcial) que tá escura, então irei apertar o interfone e pedir para falar com o secretário Aluísio da Segurança Pública do Governo.
É uma boa Cardodinho?
o Bandeira 2 também já fez uma reportagem sobre essa trecho da foto.
O apresentador do programa inclusive deu um nome para esse trecho que fica ao fundo do Ceuma I: “AVENIDA DO PERDEU” – perdeu carro, celular, dinheiro, jóias e o pior, perdeu a vida!
Os problemas na Via Expressa:
-A fila dupla que faziam na entrada do Cohafuma no Posto Moraes;
-a falta de sinalização vertical indicando que é proibido subir a Rua dos Professores, pois a horizontal já existe, as faixas centrais são brancas. Mas todo mundo que entra no Cohafuma pelo posto sobe na contra mão a rua dos Professores, gerando engarrafamento de quem vem descendo corretamente;
-a falta de sinalização vertical indicando a proibição de descer a Rua da Engenharia, pois a horizontal também já existe. A rua da Engenharia é o acesso correto à Via Expressa pelo Cohafuma;
-e a falta de fiscalização do trânsito por parte dos órgãos competentes.
As intervenções do Sr. Canindé Barros apesar de dar mais tranquilidade ao Cohafuma (bairro do qual sou morador há mais de 20 anos), são totalmente equivocadas.
Melhorou sim as intervenções, falar que piorou me desculpe isso não é conhecimento de causa trafego todos os dia retornando da cohab para o renascença no horário das 18:00 e o que observava era que o motorista paravam em fila dupla ou até mesmo tripa bloqueando completamente o transito da Jerônimo de Albuquerque que é a principal avenida desta localidade em detrimento a nova avenida criada pelo governo do estado que será muito oa porém ainda não é não adianta defender, pois ainda não liga nada a nada, vamos dar a Cesar o que é de Cesar, quanto a iluminação da nova avenida acho eu que só será de responsabilidade da prefeitura quando a avenida for entregue ao município, porém ainda não foi, trata-se de uma Estadual portanto a responsabilidade seria do estado, correto???