Por Dayse Karol

Jornalista do Blog do Luís Cardoso

Ser mulher não é nada fácil. Nós precisamos cuidar da beleza, do humor, da casa, do marido, dos filhos, do orçamento, trabalhar e ainda estar sempre antenada às novidades.

A cobrança é muito grande. A aparência deve estar sempre impecável. E o humor também. Isso sem contar com a paciência exigida 24 horas.

Não obstante todos esses obstáculos, aqui no Maranhão esta tarefa parece ser ainda mais difícil. Com indicadores nada favoráveis, a classe feminina maranhense ainda tem que lutar diariamente contra a violência doméstica, as desigualdades em relação aos salários dos homens, o desrespeito e o descaso do governo.

A falta de políticas públicas eficazes voltadas para as mulheres contribui consideravelmente para o aumento de doenças como aids, câncer de mama, do colo do útero, doenças cardiovasculares, gestação na adolescência e morte durante o parto.

As estatísticas da violência colocam o estado em posição de destaque. Homicídios, estupros, agressões físicas e verbais são os itens mais observados.

Embora sejamos a maioria da população do estado com mais de três milhões e 300 mil mulheres, ainda somos a minoria em diversos setores da sociedade.

Na política ainda há muitos desafios a vencer. Tanto nas prefeituras, câmaras municipais e assembleia legislativa, o número de parlamentares do sexo feminino é muito pequeno.

No mercado de trabalho o preconceito dita as regras e diversas profissões ainda são taxadas como exclusividade dos homens.

No interior do estado a situação é bem pior. O índice de analfabestismo, especialmente na zona rural, é alarmante.

E olha que vivemos um momento “privilegiado”, em que os chefes do executivo estadual e federal são mulheres. Temos uma governadora e uma presidente no poder. Mas mesmo assim ainda não temos o respeito e as oportunidades que precisamos e merecemos.

Em mais um ano eleitoral, vale a pena refletir sobre esta triste realidade. Várias conquistas foram alcançadas, mas estamos muito longe do ideal.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O Prefeito Rigo Teles entregou uma moderna escola no povoado Ipiranga, zona rural de Barra do ...
A brasileira Rayssa Leal conquistou, neste domingo, a medalha de ouro na etapa da China do ...
Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão também fez um balanço do seu mandato na Casa e ...
A Prefeitura de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na manhã deste sábado ...
A comenda foi concedida pela DPE. Na ocasião, a presidente da Alema destacou sua atuação em ...
Em alusão ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.