O promotor de justiça Zanony Passos Filho foi afastado do cargo, por determinação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Promotor Zanony Filho e Paulo Victor

A decisão é oriunda de uma reclamação disciplinar ingressada pelo presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Paulo Victor que o acusou de crimes de extorsão, entre outros.

O parlamentar havia pedido ainda a instauração de um processo administrativo disciplinar contra Zanony após relatar denúncias de perseguição e ameaças.

Entenda o caso

O caso veio a tona em dezembro do ano passado, quando Paulo Victor disse que Zanony chegou a enviar uma lista de pessoas a serem nomeadas no gabinete do presidente da Câmara. Cobrando esse pedido, o promotor passou a mandar diversas mensagens, áudios e ligações para que não avançasse em medidas contra a Câmara Municipal. Segundo PV, as ligações eram diárias com os pedidos e duas pessoas chegaram a ser nomeadas e nunca teriam comparecido para trabalhar. Em novo pedido de reunião, Zanony teria apresentado lista com pedido de mais nomeações, recebendo uma negativa do vereador.

“Após essa negativa, comecei a ser vítima de perseguição diária. Eram muitas ligações, muitas mensagens, diariamente. Ele me pediu cargos dizendo que ajudaria nas investigações ocorridas na Câmara e que ajudaria a resolver a situação”, disse Paulo Victor na ocasião da denúncia, em 2023.

Com isso, Zanony solicitou telefone do secretário de Estado de Cultura (Secma), Yuri Arruda, o que lhe foi negado. “Era meu aliado político, ligado a mim e o Zanony queria ameaçar”, ressaltou. Zanony então mandou uma foto do presidente e da sua família e citou que ele seria investigado pelo Gaeco, órgão do Ministério Público.

“Descobri que essa investigação era falsa e neste dia cortei todas as relações e conversas com esse cidadão. Mesmo assim, ele continuou me mandando mensagens e ligado insistentemente, cobrando salário que não caiu na conta dele. Uma pessoa que nunca trabalhou, querendo ter salário nesta casa”, afirmou o vereador na ocasião.

Foi então que Paulo Victor encaminhou a denúncia ao Conselho Nacional do Ministério Público.

Zanony Filho negou todas as acusações.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Os corpos das vítimas, identificadas como Nadila dos Santos, 17 anos de idade, e Ednara Fernandes, ...
Para proferir conferência para médicos, estudantes, profissionais da saúde da capital e do interior, entre eles, ...
Por Alex Ferreira Borralho De novo a Ludmilla? Na verdade, a estupidez dessa “cantora” é uma ...
Parte da carga de cimento chegou a cair sobre os veículos que estavam estacionados. SÃO LUÍS - ...
Na manhã deste sábado (27), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para ...
Numa operação exitosa comandada pela Polícia Civil, foram presos hoje, sexta-feira (pela manhã) os sequestradores do ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.