O Dia Internacional da Mulher é um marco histórico na celebração dos direitos humanos. Trata-se de um parâmetro temporal para a renovação da área de luta por igualdade de gênero, acolhida e celebrada pela Constituição Federal de 1988, que tanto contribuiu para que todos nós progredíssemos nessa seara. Esses ideais não devem ser celebrados só no dia 08 de março, devendo nos pautar de forma permanente.

No nosso país a desigualdade de gênero toca em raízes profundas e combater esse problema através da colaboração entre homens e mulheres, torna-se essencial para avançarmos na busca por uma sociedade justa e pacífica. Não vamos conseguir essa conquista de forma individual ou solitária.

Essa parceria é essencial para assegurarmos a vida e para gerarmos novas possibilidades para todos, evitando que nenhuma oportunidade seja negada a uma pessoa, em decorrência de questões de gênero e assegurando que todas as mulheres e meninas estejam livres de qualquer forma de opressão.

Constituindo a maioria da população brasileira (quase 5 milhões a mais que os homens, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE) e o maior número entre os eleitores (o número de eleitoras representa 52,65% do eleitorado, enquanto o de homens equivale a 47,33%), as mulheres não podem ser silenciadas, devendo ocupar espaços necessários para impedir a predominância de desigualdades de gênero, racial e profissional, assédios moral e sexual, violência sexual e doméstica, além da fratura mais exposta e grave dos temas de gênero na contemporaneidade, que é o combate ao feminicídio e as violências física, psicológica e patrimonial. A necessidade de reverter este quadro é fundamental e precisa contar com a conscientização sobre a importância de denunciar a violência. Mulheres não são objeto de propriedade dos homens!

Mas quem disse que mulheres precisam de um dia específico? Por mérito e justiça devemos, todos os dias, celebrar a mãe, a tia, a filha, a avó, a mulher, que tanto se esforça diariamente no trabalho e na vida. A luta é diária, sem tréguas e folgas!

Que Deus agracie a todas com a benção da sabedoria, com a unção da coragem, com o dom da força e do amor e principalmente com reconhecimento, valorização e respeito em todos os seus direitos.

Feliz todos os dias, todas as horas, todos os minutos e todos os segundos!


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O Instituto Inop apresenta neste domingo, 28 de abril, novos números da corrida eleitoral para a ...
Neto Cruz  O ex-secretário de saúde de Raposa, Romilson Froes, foi o segundo entrevistado do Programa ...
Os corpos das vítimas, identificadas como Nadila dos Santos, 17 anos de idade, e Ednara Fernandes, ...
Para proferir conferência para médicos, estudantes, profissionais da saúde da capital e do interior, entre eles, ...
Por Alex Ferreira Borralho De novo a Ludmilla? Na verdade, a estupidez dessa “cantora” é uma ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.