José Sarney é homenageado com a maior honraria do Legislativo maranhense

Proposta pelo deputado Roberto Costa (MDB), a Medalha ‘Manuel Beckman’ foi concedida como forma de celebrar a trajetória, ainda em vida, do homem, político e escritor

Entrega da Medalha ‘Manoel Beckman’ ao ex-presidente José Sarney foi realizada na manhã desta quarta-feira

“Essa medalha muito me honra, pois é uma homenagem feita na minha terra”. Foram com essas palavras que o ex-presidente da República e escritor José Sarney, 94 anos, agradeceu pela entrega da Medalha do Mérito Legislativo ‘Manuel Beckman’, maior honraria concedida pelo Parlamento estadual. A sessão solene em homenagem ao ilustre maranhense foi realizada na manhã desta quarta-feira (19), reunindo autoridades do Maranhão e outros estados.

Proposta pelo deputado Roberto Costa (MDB), a Medalha ‘Manuel Beckman’ foi concedida como forma de celebrar a trajetória, ainda em vida, do homem, político e escritor José Sarney. Natural da cidade de Pinheiro, na Baixada Maranhense, o homenageado tem um legado imensurável para a política e letras brasileiras.

José Sarney discursa da tribuna, acompanhado da filha, ex-governadora e atual deputada federal Roseana Sarney

Recepção

José Sarney foi recepcionado com honrarias dignas de sua importância na política, cultura e letras. O 31º presidente da República Federativa do Brasil chegou acompanhado pela presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB); do governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB); e dos deputados Antônio Pereira (PSB) e Roberto Costa (MDB), primeiro e segundo secretários da Mesa Diretora, respectivamente.

Logo na entrada, Sarney foi recepcionado com música orquestrada pela Banda do Bom Menino. Ainda no hall de entrada do plenário, ele participou de um momento de autógrafos em uma réplica de uma mesa presidencial de quando foi chefe do Executivo nacional, entre 1985 e 1990. Nesse momento, autografou exemplares do livro “Saraminda”, uma de suas mais importantes e reconhecidas obras, ao lado de duas crianças alunas da Creche-Escola Sementinha, que funciona na Alema.

Antes da solenidade, José Sarney autografou obras literárias de sua autoria, acompanhado do governador Carlos Brandão e da presidente da Alema, deputada Iracema Vale

Depois, o homenageado foi recebido pelo coronel Emerson Bezerra, chefe do Gabinete Militar da Alema, que apresentou a guarda de lanceiros da Polícia Militar (PM). Em seguida, o ex-presidente José Sarney passou em revista as tropas militares, dirigindo-se ao plenário do Parlamento para o início das atividades solenes.

Sessão

A concorrida sessão foi conduzida pela presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB). Além do governador Carlos Brandão e dos deputados Antônio Pereira (PSB) e Roberto Costa (MDB), compuseram a mesa dos trabalhos o ministro dos Esportes André Fufuca; o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Froz Sobrinho; a deputada federal licenciada Roseana Sarney; o procurador-geral de Justiça, Danilo José de Castro Ferreira; o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Bigu de Oliveira; e o presidente da Academia Maranhense de Letras (AML), o também desembargador do TJMA Lourival Serejo.

Homenageado entre Roseana Sarney, o governador Carlos Brandão e a deputada Iracema Vale durante a solenidade

Além da presença dos deputados que compõem a Assembleia, a sessão solene também reuniu deputados federais, prefeitos, secretários de governos, familiares e amigos de José Sarney, além de diversas outras autoridades políticas.

Logo na abertura dos trabalhos, foi apresentado um vídeo contando um pouco sobre a trajetória de José Sarney, no qual diversas pessoas falaram sobre o legado do ex-presidente da República para a política, cultura e literatura.

Em seu pronunciamento, a presidente Iracema Vale destacou as contribuições de José Sarney para o Maranhão e Brasil, pontuando a importância da sua atuação no processo de redemocratização do país após o fim da ditadura militar

“Essa homenagem, na verdade, é a Casa que recebe, com a presença desse grande homem que fez muito para o Maranhão e Brasil, como a Constituição e a democratização do nosso país. Estamos muito felizes e honrados em poder compartilhar esse momento. José Sarney é político, poeta, gentil, delicado e conciliador. É fonte de inspiração para muitos”, completou a parlamentar.

Plenário ficou lotado de autoridades que prestigiaram a homenagem ao político e literário José Sarney

O governador Carlos Brandão, em sua participação na tribuna da Alema, também destacou as contribuições de José Sarney para a consolidação da democracia no Brasil após a saída dos militares do poder.

“Sinto-me muito honrado em estar governador em um momento muito importante como esse. José Sarney dedicou a sua vida a servir o Brasil e escreveu uma parte importante na nossa história, que foi a consolidação da democracia. Sob sua liderança, o Brasil abriu caminho para a liberdade e participação democrática. Esse processo de redemocratização marcou o fim do autoritarismo e o início do estado democrático de direto”.

A mesma opinião foi compartilhada pelo deputado Roberto Costa, propositor da homenagem, que destacou os trabalhos literários e político de Sarney, pontuando também a condução do ex-presidente nos diversos processos de transformação do país.

“Destacamos a importância que ele teve na democratização do nosso país. Nos momentos de maiores dificuldades, o presidente Sarney sempre foi um ponto de equilíbrio. Sarney conseguiu fazer a mudança no mundo em todas as suas áreas, seja na área literária, econômica, cultural e política. Ele conseguiu fazer a transformação do estado e do país, sempre pensando em melhorias para a nossa população”, disse.

Ao lado de Roberto Costa, que propôs a homenagem, Iracema Vale conduz a solenidade

Discurso

Mesmo aos 94 anos, José Sarney fez questão de discursar da tribuna por entender a simbologia e a importância daquele momento. Em seu pronunciamento, o homenageado agradeceu a todos, em especial a presidente Iracema Vale e o deputado Roberto Costa pela proposição da homenagem.

“Portanto, eu quero dizer que esta cerimônia tem para mim um significado extraordinário que muito me comove e, ao mesmo tempo, é um reconhecimento que eu recebo com a maior honra e maior gratidão. A gratidão é a memória do coração. A vocês todos que comparecem a esta solenidade, eu quero dizer que a memória do meu coração é de gratidão”.

Deputado Roberto Costa, entre outras considerações, destacou a importância de Jose Sarney no processo de democratização do Brasil

O homenageado também falou sobre a importância do Parlamento para a sociedade. “O Parlamento é o coração da democracia, pois é o Parlamento que representa verdadeiramente o povo, onde o povo tem a oportunidade de se expressar, por meio dos seus representantes, sobretudo, sobre todas as coisas, criticar, até mesmo a si próprio, quando os representantes aqui transmitem aquilo que eles receberam no cotidiano”, disse.

Imortal das academias Maranhense e Brasileiras de Letras, AML e ABL, respectivamente, o nome de José Sarney há muito tempo está também imortalizado no Plenário Nagib Haickel da Assembleia. É dele a frase “Não há democracia sem Parlamento livre”, que ilustra a parede ao lado da tribuna de onde os deputados discursam. Trata-se de um reflexo do estadista que José Sarney foi e continuará sendo, servindo, inclusive, como fonte de inspiração para diversos políticos do Maranhão, Brasil e, quiçá, do mundo.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Exposição de obras e biografia de José Sarney retrata legado literário e político do ex-presidente

A mostra integra a homenagem da Assembleia Legislativa do Maranhão ao imortal. É composta por diversos painéis retratando sua obra e seu legado político

Como parte das homenagens prestadas pela Assembleia Legislativa do Maranhão ao ex-presidente José Sarney, a exposição “Hoje é Dia de… José Sarney”, disposta no hall do Plenário Nagib Haickel, recebeu a visita de diversas personalidades da política, do mundo literário e admiradores da obra do ilustre maranhense, que, na manhã desta quarta-feira (19), foi condecorado com Medalha do Mérito Legislativo “Manuel Beckman, maior honraria concedida pelo Parlamento Estadual. A iniciativa foi proposta pelo deputado Roberto Costa (MDB).

Realizada em parceria com a Fundação da Memória Republicana, a exposição “Hoje é Dia de… José Sarney” destaca parte da produção literária do imortal membro das Academias Brasileira (ABL) e Maranhense de Letras (AML). É composta por painéis que retratam capas de obras importantes do autor, trechos desses títulos, crônicas e críticas feitas em diversos períodos da história política e literária brasileira.

Além da exposição, houve ainda uma sessão de autógrafo realizada no mesmo espaço da mostra, acompanhada pela presidente da Alema, deputada Iracema Vale (PSB); pelo governador Carlos Brandão (PSB),  pela deputada federal Roseana Sarney, filha do homenageado; pelo deputado Roberto Costa, entre outros parlamentares e autoridades locais.

A exposição é composta por painéis que retratam a biografia de José Sarney e parte das obras literárias do imortal da Academia Brasileira de Letras

A sessão de autógrafo do livro Saraminda, um dos mais famosos do imortal, foi realizada em uma réplica da mesa usada na época em que ele fora presidente da República. Os livros autografados foram entregues especialmente para alunos da Creche-Escola Sementinha, instituição educacional mantida pelo Grupo de Esposas de Deputados Estaduais do Maranhão (Gedema).

Diversos admiradores do ex-presidente foram prestigiar a exposição, ressaltando a sua importância para o Maranhão e o país. O servidor público Luís Carlos Melo fez questão de prestigiar a homenagem ao imortal José Sarney, hoje com 94 anos.

A exposição, disposta no hall do Plenário Nagib Haickel, recebeu a visita de admiradores do ex-presidente José Sarney, interessados em conhecer suas obras literárias

“Há décadas esse maranhense ilustre atua na vida política e literária, chegando à Presidência da República. Ele possui uma história e um legado reconhecidos também no mundo todo. A Assembleia está de parabéns por prestar essa justa homenagem a um maranhense dono de uma trajetória vitoriosa, de dedicação ao seu estado e à população”, destacou.

Admiradora de José Sarney, a escritora Laura Amélia Damous também prestigiou a exposição sobre sua obra. “É um grande maranhense, que precisava desse reconhecimento, um momento histórico para a Assembleia, que presta essa grande homenagem ao nosso maranhense mais ilustre. O ex-presidente Sarney é um dos maiores estadistas do país e temos que ter orgulho da sua história”, disse.

Em seu pronunciamento de agradecimento, feito na tribuna da Casa, Sarney fez referência à sua longa trajetória como político e escritor, retratada na exposição em sua homenagem.

“Eu acabo de publicar sete volumes de discursos proferidos na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, onde passei 40 anos. Depois de mim, veio o Rui Barbosa, com 36 anos. Portanto, eu quero dizer que esta cerimônia tem um significado extraordinário para mim e muito me comove. É um reconhecimento que eu recebo com a maior honra e a maior gratidão”, afirmou Sarney

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

“Estamos diante do grande porta-voz da democracia”, diz Iracema Vale durante homenagem a José Sarney

De acordo com a parlamentar, José Sarney foi um defensor vitalício da liberdade e do Estado Democrático de Direito

Durante a sessão solene desta quarta-feira (19), em que o ex-presidente José Sarney foi condecorado com a Medalha ‘Manuel Beckman’, a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), destacou o legado do homenageado na defesa da democracia.

Em seu discurso, Iracema Vale frisou que muitas foram as contribuições de José Sarney para o povo brasileiro e o Maranhão, que sob sua gestão experimentou uma visão inovadora que transformou a realidade do estado

De acordo com a parlamentar, José Sarney foi um defensor vitalício da liberdade e do Estado Democrático de Direito e tem uma série de contribuições não apenas para o Maranhão, mas para todo o Brasil.

“Estamos diante do grande porta-voz da democracia, do líder que conduziu o país na engenhosa transição democrática, nas suas próprias palavras, em um tempo em que a história se contorcia, mas sem deixar que a democracia morresse em suas mãos. Essa foi, sem dúvida, a maior de todas as suas façanhas e o ápice de sua trajetória política, que o definiu para a história como defensor vitalício das liberdades e do Estado de Direito. Muitas foram suas contribuições para o povo brasileiro e o nosso Maranhão, que sob sua gestão experimentou uma visão inovadora que transformou a realidade do estado”, disse.

A presidente do parlamento estadual também enalteceu a produção literária e intelectual de José Sarney. Imortal membro das Academias Brasileira (ABL) e Maranhense de Letras (AML), ele é autor de 120 obras, entre as quais “Norte das águas (contos, 1969), “Marimbondos de fogo” (poesia, 1978), “Sexta-feira, Folha (crônica, 1994), “O dono do mar” (romance, 1995), “Saraminda” (romance, 2000) e “A duquesa vale uma missa” (romance, 2007).

“A trajetória de José Sarney é também marcada por uma produção intelectual rica e diversificada. Imortalizou seu nome com mais de 120 obras. Um orgulho sutil reverbera nas páginas dessas obras que, antes de serem contos, ensaios, crônicas, romances, são retratos genuínos do modo de vida, dos saberes e crenças do nosso povo, dos mais simples da população do Maranhão. Seu compromisso com a cultura e legado literário é a demonstração de sua paixão pelas letras e sua capacidade de enriquecer o debate cultural e político do Brasil”, destacou.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Iracema Vale é homenageada com Medalha Liberdade e profere palestra sobre presença feminina em espaços de poder

A comenda foi concedida pela DPE. Na ocasião, a presidente da Alema destacou sua atuação em prol da defesa da igualdade de gênero.

Presidente da Assembleia, Iracema vale, recebe a Medalha Liberdade, concedida pela Defensoria Pública do Estado do Maranhão

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), foi agraciada com a Medalha Liberdade, maior comenda da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE). A solenidade ocorreu nesta sexta-feira (17), no encerramento da programação da Conferência Estadual da Defensoria Pública do Maranhão. Na ocasião, a parlamentar proferiu a palestra magna com o tema “Sub-representação feminina em espaços públicos e caminhos para superação”.

“Estou muito feliz, honrada, emocionada e grata por receber a Medalha Liberdade da Defensoria Pública do Maranhão, o que também me deixa muito mais compromissada com as causas deste órgão, que são as causas daqueles que mais precisam de justiça social”, destacou Iracema Vale.

Antes da solenidade, ao lado do defensor público-geral do Estado do Maranhão, Gabriel Santana Furtado Soares, e do procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau, que também recebeu a Medalha Liberdade, a parlamentar recebeu o anúncio de que serão instalados dois novos núcleos da DPE, sendo um em Urbano Santos e outro no município de Mirinzal.

Iracema Vale proferiu palestra magna com o tema “Sub-representação feminina em espaços públicos e caminhos para superação”

O defensor público-geral do Estado do Maranhão, Gabriel Santana Furtado Soares, explicou a relação da Defensoria Pública com a presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão. “Na Conferência Estadual, a Defensoria homenageia com a Medalha Liberdade personalidades que, nos últimos 12 meses, contribuíram com a DPE, e a presidente Iracema Vale foi uma das que mais contribuiu para que a Defensoria de interiorizasse e conseguisse expandir seus serviços, atendendo mais pessoas”, destacou Gabriel Furtado.

A comenda é concedida a autoridades civis e militares que tenham contribuído de maneira excepcional para o engrandecimento da DPE

Palestra

Em sua palestra, Iracema Vale, primeira mulher a presidir a Casa do Povo em seus 189 anos de existência, abordou aspectos de sua gestão à frente da Alema, em especial a abertura de espaços de poder, hoje ocupados por mulheres.

“Como primeira presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, minha gestão está focada na igualdade de gênero e, neste quesito, além de termos aprovado leis que visam ao reconhecimento feminino, demonstramos isso com ações no Parlamento”, ressaltou Iracema Vale, destacando que, atualmente, na Assembleia, mulheres ocupam 60% dos cargos de diretoria e outras posições de liderança e 90% do gabinete da presidência é comandado por mulheres.

A parlamentar apresentou, em números, suas ações para promover a igualdade de gênero, a exemplo da lei que extingue a cota de 10% para o efetivo fixado para policiais militares femininos, deixando livre o ingresso de mulheres na carreira militar no estado do Maranhão, por meio de concurso público.

Iracema Vale participa da solenidade de encerramento da programação da Conferência Estadual da Defensoria Pública do Maranhão

Medalha

A Medalha Liberdade, honraria recebida pela deputada Iracema Vale, foi instituída pela DPE em 2023 e é conferida anualmente, por ocasião das comemorações do Dia Nacional da Defensoria Pública, celebrado dia 19 de maio.

A comenda é concedida a autoridades civis e militares, pessoas da sociedade civil, pessoas jurídicas, associações, movimentos sociais e demais formas de organizações populares que tenham contribuído de maneira excepcional para o engrandecimento da instituição ou atuado na causa dos vulneráveis.

A entrega da honraria e a palestra magna proferida pela deputada Iracema Vale encerram a programação da Conferência Estadual da Defensoria Pública do Maranhão, que ocorreu nesta sexta-feira (17), com discussões sobre vários temas relevantes, como raça e gênero no Sistema de Justiça, população LGBTQIAP+ e cidadania; mulheres e justiça penal, entre outros. Participaram do evento, convidados do Maranhão e dos estados de São Paulo, Bahia, Pará e Rio de Janeiro.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Ministro André Fufuca presta homenagens para as Mães Maranhenses

Neste dia das mães, expresso minha homenagem a todas as mães do Maranhão e do Brasil.

Aproveito para destacar que, no @esportegovbr, estamos comprometidos em melhorar as condições para mães atletas cuidarem de seus filhos. O Bolsa Atleta agora inclui gestantes e mães no pós-parto, proporcionando oportunidades importantes para que elas tenham tranquilidade e segurança.

Em nome da minha querida mãe e da mãe dos meus filhos, Samira Braide, parabenizo todas as mães. Que o nosso Deus proteja e abençoe todas. Um feliz Dia das Mães!

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Mensagem do advogado Alex Ferreira Borralho pelo Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é um marco histórico na celebração dos direitos humanos. Trata-se de um parâmetro temporal para a renovação da área de luta por igualdade de gênero, acolhida e celebrada pela Constituição Federal de 1988, que tanto contribuiu para que todos nós progredíssemos nessa seara. Esses ideais não devem ser celebrados só no dia 08 de março, devendo nos pautar de forma permanente.

No nosso país a desigualdade de gênero toca em raízes profundas e combater esse problema através da colaboração entre homens e mulheres, torna-se essencial para avançarmos na busca por uma sociedade justa e pacífica. Não vamos conseguir essa conquista de forma individual ou solitária.

Essa parceria é essencial para assegurarmos a vida e para gerarmos novas possibilidades para todos, evitando que nenhuma oportunidade seja negada a uma pessoa, em decorrência de questões de gênero e assegurando que todas as mulheres e meninas estejam livres de qualquer forma de opressão.

Constituindo a maioria da população brasileira (quase 5 milhões a mais que os homens, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE) e o maior número entre os eleitores (o número de eleitoras representa 52,65% do eleitorado, enquanto o de homens equivale a 47,33%), as mulheres não podem ser silenciadas, devendo ocupar espaços necessários para impedir a predominância de desigualdades de gênero, racial e profissional, assédios moral e sexual, violência sexual e doméstica, além da fratura mais exposta e grave dos temas de gênero na contemporaneidade, que é o combate ao feminicídio e as violências física, psicológica e patrimonial. A necessidade de reverter este quadro é fundamental e precisa contar com a conscientização sobre a importância de denunciar a violência. Mulheres não são objeto de propriedade dos homens!

Mas quem disse que mulheres precisam de um dia específico? Por mérito e justiça devemos, todos os dias, celebrar a mãe, a tia, a filha, a avó, a mulher, que tanto se esforça diariamente no trabalho e na vida. A luta é diária, sem tréguas e folgas!

Que Deus agracie a todas com a benção da sabedoria, com a unção da coragem, com o dom da força e do amor e principalmente com reconhecimento, valorização e respeito em todos os seus direitos.

Feliz todos os dias, todas as horas, todos os minutos e todos os segundos!

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Hilton Gonçalo sugere homenagem ao médico Dário Itapary Nicolau

Uma justa homenagem, protocolada pelo deputado estadual Ariston Ribeiro (PSB), sob sugestão do médico e prefeito Hilton Gonçalo, está próxima de ser aprovada na Assembleia Legislativa do Maranhão. Trata-se da denominação do prédio que abriga o Hemomar no bairro da Jordoa em São Luís, que passará a ser chamado de Centro de Hematologia e Hemoterapia Dr Dario Itapary Nicolau.

Dario Nicolau foi um dos médicos mais competentes em atuação no Maranhão, sendo conhecido por muitas vezes como o “Papa da Hematologia”. Sua competência foi demonstrada desde os tempos de estudante na UFMA, quando obteve um dos maiores coeficientes de rendimento nas notas em todas as disciplinas da graduação de medicina.

Dario Nicolau foi diretor-geral do Hemomar entre os anos de 2011 e 2018, dedicando-se ao serviço público e oferecendo o melhor atendimento a quem necessitava. Além de chefe do Centro de Hematologia, o médico sempre se colocou a disposição para realizar consultas.

Além de diretor do Hemomar, Dario Nicolau foi professor dos cursos de Medicina e Psicologia da Universidade Federal do Maranhão. Ele morreu em 2021 aos 55 anos em decorrência de um câncer raro no cérebro.

Um dos autores da sugestão do projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Ariston foi o médico e prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, que estudou e se formou junto com Dario Nicolau na UFMA.

A ser aprovado na Assembleia Legislativa, certamente o projeto será sancionado por Carlos Brandão e garantirá uma justa homenagem a quem tanto se dedicou a medicina, ensino e a saúde pública no Maranhão.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Jornalista John Cutrim é homenageado com o Título de Cidadão de São Luís

A Câmara Municipal de São Luís concedeu o título de cidadão ludovicense ao jornalista e blogueiro John Cutrim. A homenagem foi proposta pelo vereador Marquinhos e aprovada por unanimidade pelos demais parlamentares da Casa ainda no ano de 2014. A outorga é concedida a pessoas nascidas fora da cidade, que fazem jus à honraria, em razão de mérito em prol da capital maranhense.

O título de cidadão foi criado para homenagear aqueles que prestaram serviços relevantes à cidade.

Autor das homenagens, o vereador Antônio Marcos – Marquinhos (PSC), ressaltou a importância de promover a homenagem a personalidades que contribuem para o desenvolvimento da cidade. “Hoje homenageando pessoas que carregam a humanização, o profissionalismo e a simplicidade, e por isso cativaram as pessoas em São Luís”, elogiou.

O vereador Beto Castro (PMB), que estava na secretaria da Mesa dos trabalhos, ressaltou que todos os decretos legislativos foram aprovados por unanimidade, demonstrando “a força do que os homenageados representam para sociedade ludovicense”.

John Aires Cutrim, que é natural de Santa Inês e com residência em São Luís desde 2002, tem prestado relevantes serviços ao próximo e a sociedade ludovicense na área da comunicação e jornalística. É profissional em comunicação, marketing e atendimento ao público, e leva informações através de seu blog à população. Comentarista político de rádio e televisão pelo Sistema Difusora desde 2016.

“É muito importante receber uma homenagem da cidade que me acolheu e amo tanto. Continuarei fazendo o melhor pelo bem e o desenvolvimento de São Luís, agora com uma responsabilidade ainda maior”, disse John Cutrim.

John Cutrim nasceu na cidade de Santa Inês e iniciou sua carreira na comunicação no ano de 2004. É um dos blogueiros mais antigos em atividade no estado. Colaborador do Jornal Pequeno, além do portal (www.johncutrim.com.br) e do blog, trabalha no Sistema Difusora de Comunicação(SBT) em programas de rádio e TV.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Assembleia concede Medalha do Mérito Legislativo “João do Vale” ao cantor e compositor Tom Cleber

A Assembleia Legislativa do Maranhão concedeu, na manhã desta quarta-feira (29), em sessão solene realizada no Plenário Nagib Haickel, a Medalha do Mérito Legislativo “João do Vale” ao cantor e compositor Antônio Cleber Lima de Carvalho, conhecido por Tom Cleber. A honraria foi proposta pelo deputado Rodrigo Lago (PCdoB).

Cantor Tom Cleber foi homenageado com a Medalha do Mérito Legislativo “João do Vale”

O ato solene foi presidido pelo deputado Arnaldo Melo (MDB) e contou com a presença dos deputados Neto Evangelista (União), Júnior Cascaria (Podemos), Leandro Bello (Podemos), Daniella (PSB), Davi Brandão (PSB) e Júlio Mendonça (PCdoB).

Também prestigiaram o evento o prefeito de São João dos Patos, Alexandre Magno; o vereador Jardel Silva; os pais de Tom Cleber, Antonio Alves de Carvalho e Terezinha Lima de Carvalho, familiares, admiradores e convidados.

Justa homenagem

Em sua saudação ao homenageado, Rodrigo Lago afirmou que Tom Cleber é um propagador da cultura maranhense. “É uma justa homenagem que o Poder Legislativo presta a esse grande nome da música popular maranhense. Ele eleva a cultura de nosso estado. Ele tem encantado muitos corações Brasil afora com o seu talento. E o Poder Legislativo Estadual o reverencia com esta comenda”, destacou.

Arnaldo Melo disse que a Assembleia Legislativa do Maranhão está em festa. “Este cidadão presta um serviço muito grande à música popular brasileira e maranhense. Ele traz muita alegria e felicidade a milhões de brasileiros e, principalmente, maranhenses. É um artista altamente qualificado. É merecedor dessa justa homenagem do Poder Legislativo Estadual”, acentuou.

Neto Evangelista ressaltou a contribuição de Tom Cleber para a cultura maranhense. “Tom é uma figura maranhense que merece todo destaque e respeito da população maranhense. Ele leva o nome do Maranhão para todo o país. A Assembleia Legislativa faz justiça, neste momento, em reconhecer Tom Cleber como um dos que propagam nossa cultura, com sua leveza e bela voz”, salientou.

Cantor Tom Cleber

Gratidão

Em seu pronunciamento, Tom Cleber disse que só tem gratidão por tudo que tem acontecido em sua vida. “Gratidão à Assembleia Legislativa por esse reconhecimento. Gratidão aos meus conterrâneos patoenses, todos meus familiares e amigos que me deram apoio para seguir essa luta. De forma especial, gratidão ao ex-deputado João Evangelista, pai do deputado Neto Evangelista, que me deu um ajuda incrível quando estava iniciando minha carreira”, afirmou.

Trajetória

Tom Cleber é filho de São João dos Patos, sendo o segundo de uma família de seis irmãos. Há 30 anos, gravou seu primeiro disco como cantor e compositor, ainda em formato LP. Sua carreira artística atingiu o auge em 2003, com o CD ‘Tom Cleber, Voz e Violão’. Conquistou quatro discos de ouro, sendo nacionalmente reconhecido pelo seu trabalho como cantor e compositor. Hoje, é um nome de destaque da música popular brasileira e maranhense.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Assembleia concede Medalha ‘Manuel Beckman’ ao médico e deputado federal Allan Garcês

Honraria foi proposta pelo deputado Yglésio Moyses, que conduziu a sessão solene para entrega da comenda

O médico e deputado federal Allan Garcês foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Maranhão, nesta segunda-feira (25), com a Medalha do Mérito Legislativo ‘Manuel Beckman’. A honraria foi proposta pelo deputado Yglésio Moyses (PSB), que conduziu a sessão solene para entrega da comenda com a presença de familiares e amigos do homenageado, além de autoridades. 

Medalha ‘Manuel Beckman’ foi entregue ao médico e deputado federal Allan Garcês por iniciativa do deputado Yglésio Moisés

O deputado Yglésio falou da satisfação em ser o autor da homenagem a Allan Garcês não só pela sua contribuição à Medicina maranhense, mas também à sua trajetória na política. Suplente de deputado federal, recentemente ele assumiu o mandato na Câmara dos Deputados com a ida de André Fufuca para o Ministério do Esporte.

“Allan já tem uma folha de serviços prestados ao Maranhão bem extensa. É um ativista político da direita maranhense, um dos expoentes no estado e um dos pioneiros, inclusive. E, acima de tudo, um amigo. Trazer a Medalha ‘Manuel Beckman’ para o peito do Allan Garcês é uma honra muito grande e estamos felizes por esse momento”, assinalou o parlamentar.

Allan Garcês agradeceu a comenda e afirmou que o momento é de coroação dos seus mais de 20 anos de trabalho como médico e, também, como professor do curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

“É um momento de grande alegria para mim. O deputado Yglésio tem um espaço especial no meu coração e é um amigo de longas datas. A gente agradece com muito carinho a proposição dessa honraria”, declarou o homenageado.

Allan Garcês agradeceu a comenda e afirmou que o momento é de coroação dos seus mais de 20 anos de trabalho como médico e, também, como professor do curso de Medicina da UFMA

Biografia

O professor e médico Allan Quadros Garcês nasceu na cidade de Belém (PA). Filho do maranhense Antônio de Jesus Guimarães Garcês e da paraense Maria José Quadros Garcês, sua relação com São Luís iniciou-se ainda criança, quando passava suas férias escolares na casa dos avós paternos. Desde pequeno, já manifestava interesse em ser médico. Com esse intuito, cresceu dedicando-se aos estudos.

Aos 17 anos, prestou vestibular para Medicina e foi aprovado na Universidade Federal do Pará (UFPA). Se formou aos 23 anos de idade e serviu como oficial médico na Aeronáutica. Allan Garcês passou a ser conhecido também no meio médico como o único ortopedista pediátrico com título reconhecido pela Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica no Maranhão, pois nenhum outro ortopedista possuía esse título no estado à época.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Cantora Anna Torres recebe título de cidadã ludovicense da Câmara de São Luís

A cantora, compositora, instrumentista e escritora, Anna Torres, recebeu na tarde desta segunda-feira (04/09) o título de cidadã ludovicense. A homenagem foi proposta pelo vereador Aldir Júnior (PL), primeiro-secretário da Mesa Diretora, quando o parlamentar representou a Câmara de São Luís numa recente viagem que fez à França, onde a homenageada é consagrada estrela da música brasileira em Paris.

Cantora Anna Torres

Anna Torres é natural de Lago da Pedra (MA), mas vive há 20 anos na França com seu marido e sua filha Marianna, de 12 anos de idade. Com uma ótima “mise en scène”, um repertório verdadeiramente original e uma voz potente, Anna foi considerada pelos franceses como a “Diva do Jazz Brasileiro”. Ela consegue misturar o Jazz, o samba, o funk e a música tradicional do Nordeste do Brasil com muita harmonia e swing.

A cerimônia bastante concorrida foi conduzida pelo vereador Ribeiro Neto (Cidadania) e contou com a presença do pesquisador, historiador, escritor e turismólogo Antônio Noberto, membro fundador da Academia Ludovicense de Letras (ALL); do advogado lagopedrense Samuel Jorge; de Caio Brandão, sobrinho da homenageada que representou no ato todos os familiares e amigos presentes; e da presidente da Associação de Mulheres e Mães de Autistas do Maranhão (AMMAR), Jaciara Frazão.

Aldir Júnior abriu a cerimônia destacando que a homenagem é mais do que justa por se tratar de pessoa com mais de 20 anos de serviços prestados à capital maranhense, levando a cultura ludovicense, maranhense e brasileira para palcos da Europa.

Essa homenagem partiu durante uma viagem à cidade de Paris, através de um convite do meu amigo Antônio Norberto. Na oportunidade, tive o privilégio de conhecer a nossa homenageada. Por isso, pra mim, é uma honra estar concedendo o título de cidadã para nossa cantora, compositora, instrumentista e escritora, Anna Torres. Nada mais justo, em seus quase 20 anos levando a cultura ludovicense, maranhense e brasileira para palcos da Europa”, frisou o parlamentar.

“Prazer e honra” – Anna Torres, que estava bastante emocionada, fez questão de agradecer a Deus e ao carinho do vereador Aldir Júnior pela homenagem a ela e lembrou que o título de cidadã tem um significado de prazer e honra.

É mais que um prazer estar aqui hoje, pois é uma grande honra. Essa homenagem eu devo graças à música. Ela me norteou, abriu horizontes e caminhos, fazendo eu viajar o mundo, conhecendo lugares e culturas incríveis. Além disso, a música também me permitiu levar a minha cultura a essas pessoas e lugares incríveis. Considero este um dos momentos mais importantes, marcantes e inesquecíveis da minha vida familiar e profissional. Por isso, gostaria de agradecer ao vereador Aldir Júnior em propor essa honraria que me deixa muito emocionada”, declarou.

Anna Torres recendo título de cidadã ludovicense

Os convidados – O concorrido evento, no Plenário Simão Estácio da Silveira, também contou com a presença dos cantores Regina Oliveira, Roberto Brandão e Alessandra Queiroz; o diretor de clipes Guilherme Meneghelli, de Balneário Camboriú (SC); a produtora executiva e artística, Fabiana Almeida; do gestor e produtor cultural, Mauro Travincas; da atriz e socióloga, Leda Nascimento; do presidente da Academia Maranhense de Ciências da Administração – AMCA, professor Ilmar Polary; do jornalista Pedro Sobrinho, que integra o time de locutores da Mirante FM; e do produtor cultural, Guilherme Frota.

A honraria – Ao contrário da Medalha Simão Estácio da Silveira, que homenageia pessoas que prestam relevantes serviços à capital maranhense, o Título de Cidadão Ludovicense é entregue a pessoas nascidas em outras cidades. A concessão de títulos honoríficos é feita por meio de decreto legislativo, aprovado por dois terços dos vereadores. A honraria concedida à cantora Anna Torres foi possível através do Decreto Legislativo nº 33/2023.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Mensagem do Advogado Alex Ferreira Borralho para advogados e advogadas

Não é somente no 11 de agosto, já que estamos presentes em todas as horas e momentos para preservar os direitos sociais e minimizar o espaço do arbítrio. Todos os dias atuamos para garantir às cidadãs e aos cidadãos igualdade, liberdade e direitos individuais e sociais.

Com a nossa cotidiana dedicação, constituímos a linha de frente na defesa da democracia por sermos essenciais à administração da Justiça e por permitir a dialética do contraditório, sem a qual estariam comprometidas as liberdades individuais e a verdadeira natureza do Estado Democrático de Direito, em esforço contínuo em prol da paz social e na formação de uma sociedade mais justa e equânime.

No entanto, essa data tem que ser comemorada não só por advogadas e advogados, mas também por magistradas (os), membros do Ministério Público, profissionais e estudantes do direito, já que celebramos a criação dos cursos jurídicos no Brasil. Devemos seguir juntos com serenidade, equilíbrio, discernimento e firmeza de propósitos, sempre objetivando fazer do nosso país uma nação justa, próspera, que respeita os direitos fundamentais e que preserva a garantia do Estado Democrático de Direito.

Mas, reflexões sobre o exercício da profissão devem ser feitas, estando entre as principais as concernentes aos desafios e ao caráter da essencialidade do advogado. Não podemos jamais transigir na defesa das prerrogativas e dos postulados que iluminam a nossa valorosa classe e para isso precisamos de união, porque quanto mais unidos estivermos, mais fortes seremos para vencer e transpor todos os obstáculos oponíveis ao exercício da advocacia, sendo essencial para alimentar a esperança de um futuro melhor. Nesse contexto, a chegada de novos (as) integrantes (advogadas e advogados), renovam nossas esperanças, já que, certamente intensificarão a luta pela igualdade entre homens e mulheres, o combate à violência de gênero, promovendo a necessária inclusão, lutando por mais oportunidades e tratamento sem discriminações.

Que Deus continue abençoando e iluminando o nosso caminhar! Hoje é o dia da cidadania! Parabéns a todos!

Alex Ferreira Borralho (advogado)

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.