Othelino Neto é condecorado com a maior honraria da Igreja Evangélica Assembleia de Deus do SETA

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PC do B), foi homenageado, neste sábado (13), com a comenda “Pastor Luiz de França Moreira”, maior honraria da Igreja Evangélica Assembleia de Deus do SETA, entregue durante a Convenção dos Ministros das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus no Maranhão (Comadesma). 

“Razão de muita alegria para mim e que muito me honra ser condecorado pela Igreja Evangélica do SETA. Certamente, saio ainda mais feliz e mais forte espiritualmente, com esta importante comenda“, destacou o presidente.

Othelino Neto é a nona autoridade maranhense a receber a honraria em quase 16 anos de convenção, pelos relevantes serviços prestados à população maranhense. Apenas oito personalidades foram agraciadas, entre elas, o governador Flávio Dino (PC do B).

A homenagem é de autoria do deputado Pastor Cavalcante (Pros), presidente da Comadesma. “Uma pessoa de grande representação no Maranhão e de uma liderança especial na Assembleia, onde trabalhamos juntos. Uma pessoa que conduz os trabalhos com muita classe e respeito aos colegas deputados. Portanto, a Assembleia de Deus se sente honrada e a Comadesma, especialmente, em oferecer a maior comenda que a instituição pode dar”, justificou Cavalcante.

Os deputados estaduais Adelmo Soares (PCdoB) e Rildo Amaral (Solidariedade) prestigiaram a homenagem ao presidente Othelino Neto. Os parlamentares destacaram a importância das duas Assembleias para o Maranhão.

“Mais uma vez, a Assembleia Legislativa mostra que está presente em todos os momentos. Agradecemos ao Pastor Cavalcante pela recepção e, evidentemente, parabenizamos nosso presidente Othelino Neto por ter essa visão ampla de não só ficar no Legislativo mas, também, de estar presente em todos os eventos importantes para o povo do Maranhão”, enfatizou o deputado Adelmo Soares.

“As duas Assembleias mostram a importância do Maranhão, uma de maneira política e a outra levando a palavra de Deus. O pastor Cavalcante está de parabéns pelo grande evento evangélico da Região Tocantina e sul do Maranhão” , ressaltou o deputado Rildo Amaral.

 Comadesma 

A Comadesma realiza a Assembleia Geral Ordinária (AGO) com consagrações de evangelistas, ordenação e transferência de pastores, e organização de igrejas,
marcada por diversas ações evangélicas, como cultos de adoração, louvores, e ministração da palavra.

No início deste ano, a entidade chegou a receber cerca de dois mil pastores e reuniu mais de cinco mil fieis vindos de 78 igrejas de outros 35 municípios da região sul e de 14 estados do país, um recorde de público desde a primeira convenção, que teve início há 15 anos.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Osmar Filho homenageia Defensoria Pública do Maranhão

Em sessão solene realizada nesta quinta-feira (11), o presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Osmar Filho (PDT), homenageou os dezoito anos de atuação da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA).

Treze defensores públicos e 28 servidores foram condecorados. Foi a primeira vez que o Poder Legislativo ludovicense prestou homenagem ao órgão.

Para Osmar Filho, a Defensoria é o órgão que acolhe a população, assegurando os direitos de todos os cidadãos, em especial os mais pobres.

“É importante homenagear aqueles que ajudaram a construir a história da Defensoria. E ao mesmo tempo, é uma maneira de reconhecer os valiosos serviços oferecidos pela instituição em quase vinte anos de atuação, principalmente em São Luís’’, enfatizou o parlamentar.

O defensor público-geral, Alberto Pessoa Bastos, afirmou que o reconhecimento da Câmara para com a instituição soma-se à gestão moderna e de dialógica do presidente Osmar Filho.

“É relevante destacar que a gestão do presidente Osmar Filho tem sido marcada pelo diálogo recorrente com as parcerias institucionais firmadas principalmente com a Defensoria em prol de trabalhos conjuntos que poderão agregar no desenvolvimento da cidade. Orgulha-nos essa homenagem e ficamos lisonjeados pela valorização e visibilidade à essência humana com que trabalha o órgão’’, destacou.

Participaram da solenidade os vereadores Pavão Filho (PDT), Marquinhos (DEM), Sá Marques (PHS), Cezar Bombeiro (PSD), Beto Castro (PROS), Ricardo Diniz (PRTB),  Nato Júnior (PP), Barbara Soeiro (PSC), Concita Pinto (Patriotas) e Paulo Victor (PTC); o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Maranhão, Thiago Diaz; o promotor de Justiça Márcio Tadeu Silva Marques; e o desembargador do Tribunal Regional Eleitoral, Tyrone José Silva.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Cantor Bruno Shinoda recebeu medalha “João do Vale” na Assembleia Legislativa do Maranhão

Aprovada por 42 deputados estaduais, foi entregue hoje ao cantor Bruno Shinoda (na foto abaixo com o jornalista Luis Cardoso) a medalha “João do Vale”, a maior honraria cultural do Maranhão. O autor da proposta foi o deputado Adriano Sarney (PV). Shinoda agradeceu aos parlamentares a honra de receber tão importante medalha e lembrou da sua trajetória de criança pobre na periferia do bairro Santa Cruz, em São Luís, como mostra o vídeo abaixo:  

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Roberto Costa homenageará idealizadora do projeto “Casa de Apoio Ninar”

Foi aprovada, na última terça-feira (28), na Sessão da Assembleia Legislativa do Maranhão, projeto de autoria do deputado estadual Roberto Costa (MDB) que concede a maior honraria do Parlamento Estadual, a Medalha do Mérito Legislativo “Manuel Beckman”, à neuropediatra Patrícia da Silva Sousa, coordenadora e idealizadora do projeto “Casa de Apoio Ninar”, referência nacional pela estrutura e nível de atendimento.

A “Casa de Apoio Ninar” está instalada na antiga “Casa de Veraneio” do Governo do Estado, no bairro Ponta do Farol, em São Luís , e proporciona assistência a bebês com doenças que afetam o neurodesenvolvimento. Os pacientes têm acompanhamento de médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas, assistentes sociais, oftalmologistas, pediatras, neuropediatras, psiquiatras infantis e infectologistas. Todo o trabalho é coordenado por Patrícia Sousa.

Durante um bate-papo entre o parlamentar e a neuropediatra, na “Casa de Apoio Ninar”, ela revelou que o espaço foi pensado não somente para servir de abrigo às famílias de todo o Maranhão atendidas pelo Centro de Referência, mas para dar suporte físico, emocional e educacional a pais e profissionais durante uma semana de convivência e aprendizado.

“O objetivo é que esse grupo [de pais e profissionais], quando voltar para sua cidade ou bairro, crie um ninho de cuidado, tomando como princípio tudo que nós vamos fazer aqui na Casa”, destacou Patrícia Sousa.

O deputado Roberto Costa concederá a Medalha de Honra ao Mérito à Patrícia Sousa por reconhecer a importância do projeto, no qual o Governo do Estado apostou e investiu, e o qual está dando certo.

“É o mínimo de reconhecimento que podemos demonstrar à doutora Patrícia Sousa, que é a idealizadora de todo o projeto. Ela planejou e executou, por meio do Governo do Estado, que está de parabéns, bem como o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, por apostar e dá essa oportunidade de realização de um sonho e por apostar num projeto que se tornou referência nacional. Logo, é mais do que justa essa homenagem, e justamente nesta data tão importante para todos nós, pois a Casa completará dois anos de trabalho, atendendo a milhares crianças de todo o Maranhão”, disse Roberto Costa.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Desembargador Luiz Gonzaga recebe título de Cidadão Ludovicense

A Câmara Municipal de São Luís entregou durante uma solenidade realizada na tarde desta quinta-feira (23), título de Cidadão Ludovicense para o desembargador Luiz Gonzaga Almeida Filho.

Desembargador Luiz Gonzaga recebendo título de Cidadão Ludovicense

A solenidade de outorga do título foi presidida pelo presidente da Câmara, Vereador Osmar Filho (PDT), com o vereador Genival Alves (PRTB) na primeira secretaria e Umbelino (CIDADANIA 23) na segunda secretaria. A homenagem foi proposta pelo Vereador Genival Alves e aprovada pelos trinta e um parlamentares que compõem o Legislativo.

Segundo o autor da proposição, a comenda foi mais que merecida, porque o agraciado já contribuiu muito para o crescimento da magistratura na capital. “Os poderes Executivo e Legislativo têm feito cada um o seu papel, mas com membros do Judiciário fizeram um trabalho maior que o designado. Este magistrado, com 40 anos na Magistratura do Estado se empenha pelo amor que ele têm pelas pessoas da nossa capital. Então essa homenagem é mais do que devida”, expressou.

Desembargador com a esposa, as filhas e os genros Dr. Ataide Jr. e Dr. Thayrid Gadelha

O desembargador Luiz Gonzaga Almeida Filho é titular da 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão. Ele nasceu em Humberto de Campos em 1951. Veio para São Luís com 10 anos, cursou direito na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), se tonou juiz em 1981 e virou desembargador em 2017.

Desembargador e a esposa com os netos Lucas, Gabriela, Manuela Neide e Beatriz

De acordo com ele, “o título é uma afirmação da vida dedicada a capital. Cheguei aqui muito cedo e ficava nesse trânsito São Luís/Humberto Campos, mas sempre me senti um ludovicense. Fico muito feliz com essa honraria”, relatou.

Ele agradeceu especialmente ao final do discurso, a sua esposa Neide Sabóia, pela companhia e apoio familiar em todas as comarcas por onde atuou. Também fez referência às suas filhas, Gardênia, Maristela e Luana.

Desembargador com a esposa Neide e as filhas Gardênia, Luana e Maristela

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Câmara concede Título de Cidadão Ludovicense ao delegado Thiago Dantas

A capital maranhense vem registrando uma redução no índice de roubos e assaltos a residências. Tal realidade é reflexo do trabalho desempenhado pela Força Tarefa da Polícia Civil da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), coordenada pelo delegado Thiago Dantas Freire.Natural de Pernambuco, o delegado foi reconhecido, nesta sexta-feira, 17, na Câmara Municipal de São Luís, por seus serviços prestados à capital maranhense. Por iniciativa do vereador Honorato Fernandes (PT), o Legislativo Municipal concedeu-lhe o Título de Cidadão Ludovicense.

Honorato Fernandes exaltou a carreira do homenageado como delegado e ressaltou os motivos que o motivaram a propor a homenagem.

“Doutor Thiago recebe hoje esta justa homenagem por retratar a força da juventude e pelo primoroso trabalho que desempenha à frente da DRF. Trabalho este que pude conhecer de perto quando fui vítima de um assalto na minha residência. Na oportunidade, fui muito bem acolhido pelo doutor Thiago, responsável na ocasião pelo acompanhamento do caso. Portanto, este é o motivo pelo qual nosso mandato rende esta homenagem ao delegado Thiago. Não porque ele acolheu o vereador Honorato, mas porque esta tem sido a postura dele a frente da DRF, acolhendo da melhor forma possível todo cidadão que precisa de seus trabalhos na delegacia”, disse.

Em seu discurso de agradecimento, o homenageado e novo cidadão do ludovicense disse estar grato pela homenagem, destacando a carga de responsabilidade da função que ocupa, razão que, segundo ele, o motiva na busca pela prestação de um serviço de qualidade.

“Agradeço a Deus por todas as dádivas que tem me concedido, entre elas a oportunidade de receber desta Casa tamanha honraria de ser reconhecido como cidadão da cidade de São Luís, cidade esta, que tão bem me recebeu. E tenho a honra de receber esta homenagem do vereador Honorato Fernandes, pessoa de respeito e valor, que muito já serviu e ainda serve a sociedade, como cidadão e parlamentar. Foi uma honra tê-lo atendido. Ajudar as pessoas quando elas mais precisam é desafiador e de uma responsabilidade”, disse Thiago Dantas.

A sessão solene foi presidida pelo vereador Estevão Aragão (PSB). Além do presidente, compuseram a mesa: como primeiro-secretário, Honorato Fernandes; como segundo-secretário, o vereador César Bombeiro (PSD); representando a Prefeitura de São Luís, o secretário extraordinário de Relações Parlamentares, Nonato Chocolate; o presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), Lawrence Melo; a delegada de Polícia do Parque Vitória, Sara Dalliana Lima Bonfim; o presidente da Associação dos Delegados, delegado Marconi Chaves Lima e o delegado da Polícia Civil, Márcio Henrique Teixeira Araújo.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Astro de Ogum recebe homenagem da Cruz Vermelha pelo seu trabalho social em São Luís

O vereador Astro de Ogum, vice-presidente da Câmara de São Luís, é um dos homenageados na festa de 165 anos da Cruz Vermelha, que ocorre neste momento na Casa das Dunas, localizada na Avenida Litorânea.

Pelo trabalho social que sempre realizou na cidade, ladeado por inúmeros assessores, o parlamentar recebeu um certificado concedido pela Cruz Vermelha de São Luís.

A ONG internacional atua como parte de um movimento humanitário mundial em benefício das pessoas acometidas por desastres e na capacitação em primeiros socorros e saúde comunitária, que assiste comunidades vulneráveis.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Câmara de São Luís reúne servidoras e comemora Dia das Mães

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís promoveu, nesta quarta-feira (08), um especial café da manhã para homenagear as mães servidoras que, diariamente, ajudam a construir um Parlamento mais forte e atuante.

A iniciativa, realizada no salão de atos, também serviu para homenagear as mães e esposas dos parlamentares, que fizeram questão de participar do momento festivo.

As mamães tiveram a oportunidade de desfrutar de momentos agradáveis e agradeceram o presidente da Casa, vereador Osmar Filho (PDT), pela gentileza e lembrança da data, que será comemorada oficialmente no próximo domingo (12).

“Este foi um momento pensado com muita dedicação e de forma especial para celebrar as mães da Câmara Municipal de São Luís, que acabam dividindo parte de suas vidas com esta Casa. Então, nada mais justo do que prestar uma homenagem neste dia tão especial para elas”, disse o pedetista, que participou da homenagem acompanhado da sua mãe, Maria Félix Santos, e da sua esposa, Clara Gomes.

Mãe e avó, a vereadora Barbara Soeiro (PSC) citou Madre Tereza de Calcutá para falar sobre o papel da mãe:

“Ser mãe é muito mais do que trocar fralda e alimentar os filhos. É dar a sua vida, o seu tempo e seu amor pra direcionar os filhos pelo melhor caminho”, avaliou.

“Só o fato de ser lembrada neste dia é muito bom”, observou Iliete Coelho, servidora da Câmara de Vereadores há 36 anos.

Também participaram prestigiaram o evento vereadores os vereadores Aldir Júnior (PR), Concita Pinto (Patriota), Fátima Araújo (PC do B), Marcelo Poeta (PCdoB), Nato Jr (PP), Marquinhos (DEM), Beto Castro (Pros), Joãozinho Freitas (PTB), Sá Marques (PHS), Silvino Abreu (PRTB), Antônio Garcez (PTC), Pavão Filho (PDT) e Raimundo Penha (PDT).

Legenda foto 01 e 02: Osmar Filho recebeu o carinho das servidoras da Casa.
Legenda foto 03: Vereadores e vereadoras participaram da festa em homenagem das mães.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Juiz Sebastião Bonfim faz homenagem ao Cel. Sá

Vida que segue…

Ilustre amigo Sá, Raimundo Sá, Coronel Sá, que momento, despedida em qualquer momento da vida é melancólico, infelizmente, se aproxima o dia esperada Reserva, sentimentos opostos se confundem em nosso íntimo, sensação única é o sucesso na carreira e saber do êxito do dever cumprido. A princípio, uma alegria enorme por termos, enfim, recebido oficialmente a declaração de que já cumprimos, totalmente, o compromisso assumido nos melhores anos da juventude. Logo em seguida, vem a tristeza de nos privarmos tanto da convivência diária com amigos conquistados e colegas de quartel quanto do exercício da atividade profissional dignificante que, por décadas, garantiu nosso sustento e ocupou a maior parte do nosso tempo.

Nessa hora, passa o filme de uma vida inteira de dedicação, renúncias, momentos bons, outros ruins, situações nas quais chegamos até a pôr em risco a nossa integridade física e/ou a própria vida para darmos o melhor de nós e atingirmos a excelência na proposta de trabalho que nos foi confiada em defesa da sociedade Maranhense. É quando tomamos a exata consciência do tamanho que a nossa parcela de contribuição teve para edificação da sociedade em que vivemos. Fazemos um balanço de quantas pessoas estiveram sob a nossa responsabilidade e do peso que a nossa postura e disposição para defendê-las tiveram em sua trajetória Militar, quer como praça, quer como Oficial de nossa Briosa.

Raimundo Sá combateu o bom combate, é exemplo que tudo é possível, basta querer. O velho pai sente-se orgulhoso da trajetória do filho e por ser comandante supremo do Raimundo Boliviano, saiba, que sua caminhada para reserva é apenas um período que você conquistou para que você possa se cuidar mais, para que fique presente no seio de sua família, para estreitar maiores laços de amizade que o tempo reduzido inviabilizou, por dedicação a Briosa e escravidão do tempo e do relógio; enfim, para seguir vivendo de forma desacelerada e fazer o que tiver vontade.

Apesar de lamentarem a ausência física da pessoa que se afasta, os que permanecem resignam-se, pois sabem que é algo benéfico e merecido. Há, inclusive, um detalhe que não deve ser esquecido: o Militar que vai pra Reserva apenas se desvincula de um contrato profissional. Ninguém se aposenta dos amigos e muito menos da profissão que abraçou.

Por isso, devemos nos alegrar, pois não perdemos o amigo ou o colega de profissão – ele poderá nos visitar quando desejar e sempre será muito bem-vindo a caserna, àquele que foi o seu local de trabalho e, com certeza, jamais sairá da sua memória e do seu coração.

Juiz de Direito: Sebastião Bonfim

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Secretária de Estado Ana Mendonça é Homenageada pelo Gabinete Militar do Governador

A Secretária de Estado da Mulher e deputada estadual licenciada, Ana Mendonça, politicamente conhecida como Ana do Gás, recebeu do Gabinete Militar do Governador do Estado do Maranhão, na tarde de ontem (16), em solenidade de comemoração de 107 anos de existência do gabinete, a Medalha Governador Luís Domingues, honraria concedida à personalidades civis e militares que se destacaram em suas funções e tiveram relevantes serviços prestados ao Maranhão.


“Estar entre as 86 personalidades homenageadas pelo Gabinete Militar do Governador, para mim é motivo de imenso orgulho e emoção. É muito gratificante ter nosso trabalho reconhecido, principalmente por esse órgão tão importante que garante a segurança do nosso governador, do vice, de suas famílias e autoridades, que por sua vez garantem o avanço e progresso do nosso Maranhão. Agradeço ao Gabinete Militar, ao governo do Estado do Maranhão e a todas e todos os maranhenses pela confiança no meu trabalho. E aproveito para dizer que agora na Secretaria da Mulher, já estamos fazendo e vamos fazer muito mais pelo bem do nosso povo e em especial por nós mulheres.”, declarou emocionada a Secretária Ana Mendonça.


A medalha Governador Luís Domingues foi instituída por meio do Decreto nº 21.998 de março de 2006. A cerimônia em comemoração aos 107 anos do Gabinete Militar do Governador aconteceu no Palácio Henrique de La Rocque, contou com várias homenagens e reuniu militares e lideranças políticas como o vice-governador, Carlos Brandão, o deputado federal, Márcio Jerry, o senador, Weverton Rocha, o secretário de segurança pública do Estado, Jefferson Portela e outros.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.