Desembargador Luiz Gonzaga recebe título de Cidadão Ludovicense

A Câmara Municipal de São Luís entregou durante uma solenidade realizada na tarde desta quinta-feira (23), título de Cidadão Ludovicense para o desembargador Luiz Gonzaga Almeida Filho.

Desembargador Luiz Gonzaga recebendo título de Cidadão Ludovicense

A solenidade de outorga do título foi presidida pelo presidente da Câmara, Vereador Osmar Filho (PDT), com o vereador Genival Alves (PRTB) na primeira secretaria e Umbelino (CIDADANIA 23) na segunda secretaria. A homenagem foi proposta pelo Vereador Genival Alves e aprovada pelos trinta e um parlamentares que compõem o Legislativo.

Segundo o autor da proposição, a comenda foi mais que merecida, porque o agraciado já contribuiu muito para o crescimento da magistratura na capital. “Os poderes Executivo e Legislativo têm feito cada um o seu papel, mas com membros do Judiciário fizeram um trabalho maior que o designado. Este magistrado, com 40 anos na Magistratura do Estado se empenha pelo amor que ele têm pelas pessoas da nossa capital. Então essa homenagem é mais do que devida”, expressou.

Desembargador com a esposa, as filhas e os genros Dr. Ataide Jr. e Dr. Thayrid Gadelha

O desembargador Luiz Gonzaga Almeida Filho é titular da 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão. Ele nasceu em Humberto de Campos em 1951. Veio para São Luís com 10 anos, cursou direito na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), se tonou juiz em 1981 e virou desembargador em 2017.

Desembargador e a esposa com os netos Lucas, Gabriela, Manuela Neide e Beatriz

De acordo com ele, “o título é uma afirmação da vida dedicada a capital. Cheguei aqui muito cedo e ficava nesse trânsito São Luís/Humberto Campos, mas sempre me senti um ludovicense. Fico muito feliz com essa honraria”, relatou.

Ele agradeceu especialmente ao final do discurso, a sua esposa Neide Sabóia, pela companhia e apoio familiar em todas as comarcas por onde atuou. Também fez referência às suas filhas, Gardênia, Maristela e Luana.

Desembargador com a esposa Neide e as filhas Gardênia, Luana e Maristela

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Câmara concede Título de Cidadão Ludovicense ao delegado Thiago Dantas

A capital maranhense vem registrando uma redução no índice de roubos e assaltos a residências. Tal realidade é reflexo do trabalho desempenhado pela Força Tarefa da Polícia Civil da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), coordenada pelo delegado Thiago Dantas Freire.Natural de Pernambuco, o delegado foi reconhecido, nesta sexta-feira, 17, na Câmara Municipal de São Luís, por seus serviços prestados à capital maranhense. Por iniciativa do vereador Honorato Fernandes (PT), o Legislativo Municipal concedeu-lhe o Título de Cidadão Ludovicense.

Honorato Fernandes exaltou a carreira do homenageado como delegado e ressaltou os motivos que o motivaram a propor a homenagem.

“Doutor Thiago recebe hoje esta justa homenagem por retratar a força da juventude e pelo primoroso trabalho que desempenha à frente da DRF. Trabalho este que pude conhecer de perto quando fui vítima de um assalto na minha residência. Na oportunidade, fui muito bem acolhido pelo doutor Thiago, responsável na ocasião pelo acompanhamento do caso. Portanto, este é o motivo pelo qual nosso mandato rende esta homenagem ao delegado Thiago. Não porque ele acolheu o vereador Honorato, mas porque esta tem sido a postura dele a frente da DRF, acolhendo da melhor forma possível todo cidadão que precisa de seus trabalhos na delegacia”, disse.

Em seu discurso de agradecimento, o homenageado e novo cidadão do ludovicense disse estar grato pela homenagem, destacando a carga de responsabilidade da função que ocupa, razão que, segundo ele, o motiva na busca pela prestação de um serviço de qualidade.

“Agradeço a Deus por todas as dádivas que tem me concedido, entre elas a oportunidade de receber desta Casa tamanha honraria de ser reconhecido como cidadão da cidade de São Luís, cidade esta, que tão bem me recebeu. E tenho a honra de receber esta homenagem do vereador Honorato Fernandes, pessoa de respeito e valor, que muito já serviu e ainda serve a sociedade, como cidadão e parlamentar. Foi uma honra tê-lo atendido. Ajudar as pessoas quando elas mais precisam é desafiador e de uma responsabilidade”, disse Thiago Dantas.

A sessão solene foi presidida pelo vereador Estevão Aragão (PSB). Além do presidente, compuseram a mesa: como primeiro-secretário, Honorato Fernandes; como segundo-secretário, o vereador César Bombeiro (PSD); representando a Prefeitura de São Luís, o secretário extraordinário de Relações Parlamentares, Nonato Chocolate; o presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), Lawrence Melo; a delegada de Polícia do Parque Vitória, Sara Dalliana Lima Bonfim; o presidente da Associação dos Delegados, delegado Marconi Chaves Lima e o delegado da Polícia Civil, Márcio Henrique Teixeira Araújo.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Astro de Ogum recebe homenagem da Cruz Vermelha pelo seu trabalho social em São Luís

O vereador Astro de Ogum, vice-presidente da Câmara de São Luís, é um dos homenageados na festa de 165 anos da Cruz Vermelha, que ocorre neste momento na Casa das Dunas, localizada na Avenida Litorânea.

Pelo trabalho social que sempre realizou na cidade, ladeado por inúmeros assessores, o parlamentar recebeu um certificado concedido pela Cruz Vermelha de São Luís.

A ONG internacional atua como parte de um movimento humanitário mundial em benefício das pessoas acometidas por desastres e na capacitação em primeiros socorros e saúde comunitária, que assiste comunidades vulneráveis.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Câmara de São Luís reúne servidoras e comemora Dia das Mães

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís promoveu, nesta quarta-feira (08), um especial café da manhã para homenagear as mães servidoras que, diariamente, ajudam a construir um Parlamento mais forte e atuante.

A iniciativa, realizada no salão de atos, também serviu para homenagear as mães e esposas dos parlamentares, que fizeram questão de participar do momento festivo.

As mamães tiveram a oportunidade de desfrutar de momentos agradáveis e agradeceram o presidente da Casa, vereador Osmar Filho (PDT), pela gentileza e lembrança da data, que será comemorada oficialmente no próximo domingo (12).

“Este foi um momento pensado com muita dedicação e de forma especial para celebrar as mães da Câmara Municipal de São Luís, que acabam dividindo parte de suas vidas com esta Casa. Então, nada mais justo do que prestar uma homenagem neste dia tão especial para elas”, disse o pedetista, que participou da homenagem acompanhado da sua mãe, Maria Félix Santos, e da sua esposa, Clara Gomes.

Mãe e avó, a vereadora Barbara Soeiro (PSC) citou Madre Tereza de Calcutá para falar sobre o papel da mãe:

“Ser mãe é muito mais do que trocar fralda e alimentar os filhos. É dar a sua vida, o seu tempo e seu amor pra direcionar os filhos pelo melhor caminho”, avaliou.

“Só o fato de ser lembrada neste dia é muito bom”, observou Iliete Coelho, servidora da Câmara de Vereadores há 36 anos.

Também participaram prestigiaram o evento vereadores os vereadores Aldir Júnior (PR), Concita Pinto (Patriota), Fátima Araújo (PC do B), Marcelo Poeta (PCdoB), Nato Jr (PP), Marquinhos (DEM), Beto Castro (Pros), Joãozinho Freitas (PTB), Sá Marques (PHS), Silvino Abreu (PRTB), Antônio Garcez (PTC), Pavão Filho (PDT) e Raimundo Penha (PDT).

Legenda foto 01 e 02: Osmar Filho recebeu o carinho das servidoras da Casa.
Legenda foto 03: Vereadores e vereadoras participaram da festa em homenagem das mães.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Juiz Sebastião Bonfim faz homenagem ao Cel. Sá

Vida que segue…

Ilustre amigo Sá, Raimundo Sá, Coronel Sá, que momento, despedida em qualquer momento da vida é melancólico, infelizmente, se aproxima o dia esperada Reserva, sentimentos opostos se confundem em nosso íntimo, sensação única é o sucesso na carreira e saber do êxito do dever cumprido. A princípio, uma alegria enorme por termos, enfim, recebido oficialmente a declaração de que já cumprimos, totalmente, o compromisso assumido nos melhores anos da juventude. Logo em seguida, vem a tristeza de nos privarmos tanto da convivência diária com amigos conquistados e colegas de quartel quanto do exercício da atividade profissional dignificante que, por décadas, garantiu nosso sustento e ocupou a maior parte do nosso tempo.

Nessa hora, passa o filme de uma vida inteira de dedicação, renúncias, momentos bons, outros ruins, situações nas quais chegamos até a pôr em risco a nossa integridade física e/ou a própria vida para darmos o melhor de nós e atingirmos a excelência na proposta de trabalho que nos foi confiada em defesa da sociedade Maranhense. É quando tomamos a exata consciência do tamanho que a nossa parcela de contribuição teve para edificação da sociedade em que vivemos. Fazemos um balanço de quantas pessoas estiveram sob a nossa responsabilidade e do peso que a nossa postura e disposição para defendê-las tiveram em sua trajetória Militar, quer como praça, quer como Oficial de nossa Briosa.

Raimundo Sá combateu o bom combate, é exemplo que tudo é possível, basta querer. O velho pai sente-se orgulhoso da trajetória do filho e por ser comandante supremo do Raimundo Boliviano, saiba, que sua caminhada para reserva é apenas um período que você conquistou para que você possa se cuidar mais, para que fique presente no seio de sua família, para estreitar maiores laços de amizade que o tempo reduzido inviabilizou, por dedicação a Briosa e escravidão do tempo e do relógio; enfim, para seguir vivendo de forma desacelerada e fazer o que tiver vontade.

Apesar de lamentarem a ausência física da pessoa que se afasta, os que permanecem resignam-se, pois sabem que é algo benéfico e merecido. Há, inclusive, um detalhe que não deve ser esquecido: o Militar que vai pra Reserva apenas se desvincula de um contrato profissional. Ninguém se aposenta dos amigos e muito menos da profissão que abraçou.

Por isso, devemos nos alegrar, pois não perdemos o amigo ou o colega de profissão – ele poderá nos visitar quando desejar e sempre será muito bem-vindo a caserna, àquele que foi o seu local de trabalho e, com certeza, jamais sairá da sua memória e do seu coração.

Juiz de Direito: Sebastião Bonfim

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Secretária de Estado Ana Mendonça é Homenageada pelo Gabinete Militar do Governador

A Secretária de Estado da Mulher e deputada estadual licenciada, Ana Mendonça, politicamente conhecida como Ana do Gás, recebeu do Gabinete Militar do Governador do Estado do Maranhão, na tarde de ontem (16), em solenidade de comemoração de 107 anos de existência do gabinete, a Medalha Governador Luís Domingues, honraria concedida à personalidades civis e militares que se destacaram em suas funções e tiveram relevantes serviços prestados ao Maranhão.


“Estar entre as 86 personalidades homenageadas pelo Gabinete Militar do Governador, para mim é motivo de imenso orgulho e emoção. É muito gratificante ter nosso trabalho reconhecido, principalmente por esse órgão tão importante que garante a segurança do nosso governador, do vice, de suas famílias e autoridades, que por sua vez garantem o avanço e progresso do nosso Maranhão. Agradeço ao Gabinete Militar, ao governo do Estado do Maranhão e a todas e todos os maranhenses pela confiança no meu trabalho. E aproveito para dizer que agora na Secretaria da Mulher, já estamos fazendo e vamos fazer muito mais pelo bem do nosso povo e em especial por nós mulheres.”, declarou emocionada a Secretária Ana Mendonça.


A medalha Governador Luís Domingues foi instituída por meio do Decreto nº 21.998 de março de 2006. A cerimônia em comemoração aos 107 anos do Gabinete Militar do Governador aconteceu no Palácio Henrique de La Rocque, contou com várias homenagens e reuniu militares e lideranças políticas como o vice-governador, Carlos Brandão, o deputado federal, Márcio Jerry, o senador, Weverton Rocha, o secretário de segurança pública do Estado, Jefferson Portela e outros.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Jornalista Eveline Cunha recebe título de Cidadã Ludovicense

Em sessão solene realizada nesta sexta-feira (05), no plenário da Câmara Municipal de São Luís, a jornalista Eveline Lopes Cunha recebeu o título de Cidadão Ludovicense.

A honraria, aprovada unanimemente pela Casa, foi proposta pelo vereador Raimundo Penha (PDT).

A solenidade contou com as presenças de amigos, familiares e companheiros de trabalho da homenageada; parlamentares; além do vereador licenciado e atual secretário municipal de Articulação Política, Ivaldo Rodrigues, que representou o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) no ato.

“Esta homenagem a Eveline é extensiva a toda categoria dos jornalistas, que muito contribui com o desenvolvimento de nossa cidade”, afirmou Penha.

“Estou muito feliz de estar aqui. A Eveline é uma pessoa muito querida, eu tenho um carinho muito grande por ela. Então, fico muito feliz de ser o representante do prefeito Edivaldo nesta justa homenagem”, pontuou Ivaldo Rodrigues.

De acordo com a jornalista, são 38 anos de muito trabalho e sua trajetória, desde que chegou a São Luís, é motivo de orgulho e satisfação, principalmente no momento especial de aniversário dos 400 anos da Câmara de São Luís, a quarta Casa Legislativa Municipal mais antiga do país.

“Eu me sinto triplamente contemplada, estou muito feliz e honrada, queria agradecer o vereador Raimundo Penha, à todos os vereadores desta Casa e ao secretário Ivaldo Rodrigues. O jornalismo é equipe e a gente tem uma equipe maravilhosa, então, eu divido esse título com os meus amigos do Grupo Mirante, divido também com o povo, porque é um titulo dado pelos vereadores, e eles são os representantes da população de São Luís”, afirmou.

Natural do Ceará, Eveline formou-se em Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em 1996. Trabalhou em vários veículos de comunicação, como TV Difusora e o Portal Terra, além de ter exercido cargo de assessora de comunicação.

Também lecionou em algumas faculdades e, atualmente, exerce a função de chefe de Redação da TV Mirante.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Concorrida cerimônia marca inserção da foto de Humberto Coutinho na Galeria de Ex-Presidentes

A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão realizou, na manhã desta terça-feira (2), a solenidade de inserção da foto do deputado Humberto Coutinho na galeria de Ex-Presidentes da Assembleia, no Salão Nobre do Palácio Manuel Beckman. Familiares, amigos, correligionários, parlamentares e autoridades dos poderes públicos de âmbito municipal, estadual e federal prestigiaram o evento.

A concorrida e emocionante cerimônia, presidida pelo presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto (PC do B), contou com a presença do governador e do vice-governador do Estado, respectivamente, Flávio Dino (PCdoB) e Carlos Brandão (PRB), e da deputada e viúva Cleide Coutinho (PDT).

Ao abrir o ato solene, o deputado Othelino Neto assim se pronunciou: “Hoje é o dia de nós colocarmos a foto do querido e saudoso Humberto Coutinho – que conviveu conosco até primeiro janeiro de 2018 – na extensa Galeria dos Ex-Presidentes desta Casa. Humberto Coutinho foi uma pessoa muito querida e muito nos ensinou. Foi uma pessoa com quem tivemos o prazer de fazer política e de conviver”.

Disse, ainda, Othelino: “Um momento de grande emoção para a família e os amigos. Por isso essa cerimônia tão prestigiada de homenagem e de reconhecimento a esse grande personagem da política do Maranhão, que está em nossas cabeças e corações”.

O governador Flávio Dino, em sua fala, reconheceu a grande liderança política que foi Humberto Coutinho. Disse ser discipulo de uma forma de fazer política ensinada por Humberto Coutinho, que consiste em “entender a política como sendo a arte de fazer amigos e de somar”.

“Humberto Coutinho faz muita falta na política no Maranhão. Bebi muito na experiência política existente em Humberto Coutinho. Poucos líderes conseguiram reunir tantos em torno de si como Humberto, prova de que sua liderança é eterna. Humberto é uma inspiração para os políticos do Maranhão. Esta é uma homenagem justa e histórica”, ressaltou o governador.

O vice-governador, Carlos Brandão, considerou “uma justa homenagem a um homem que prestou grandes serviços ao povo do Maranhão no exercício dos mandatos que teve como vereador, prefeito e deputado. Uma liderança política incontestável e de grande experiência e sabedoria política. Uma pessoa que tem todos os méritos”.

Emoção da família

Em sua fala, a deputada Cleide Coutinho muito emocionada, destacou a convivência amigável e amorosa que manteve com Humberto Coutinho durante 52 anos de sua vida e agradeceu a todos pela homenagem prestada ao falecido. “Humberto foi o grande amor de minha vida para sempre. Resumiria a pessoa que ele foi em duas palavras: generosidade e compromisso. Humberto era homem de palavra. Hoje, ele entra definitivamente para a história desta Casa com a inserção de sua foto na Galeria dos Ex-presidentes. Exageradamente, você me faz falta”, assinalou.

A neta de Humberto Coutinho, Luiza Coutinho, com uma carga forte de emoção, descreveu, em poucas palavras, a figura humana que foi seu avô e a saudade que deixou: “Ainda é um pouco difícil olhar para o sofá preferido dele e ver que ele não está mais lá. Foi uma pessoa ética e muito preocupada com o próximo, prestativo e de um coração generoso. Fico feliz e orgulhosa de lhe prestar essa homenagem e de saber que tudo que ele fez valeu a pena”.

Reconhecimento da classe política

A deputada e Procuradora da Mulher na Assembleia, Helena Duaililbe (Solidariedade), expressou também seu reconhecimento ao líder político Humberto Coutinho. “Tive a felicidade de conviver com esse homem simples, humano, humilde e grande líder político. Ele fez história e por merecer essas homenagens”, pontuou.

O deputado Vinicius Louro parabenizou o presidente da Assembleia pela iniciativa de homenagear de forma justa e merecida o líder político Humberto Coutinho. “Tive a satisfação de conviver com o grande Humberto Coutinho quando ele sabiamente presidiu esta Casa. Foi um homem de fibra, coragem e de palavra. Foi o melhor preseinte que esta Casa já teve”, destacou.

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil (PRB), também reconheceu a liderança política que foi Humberto Coutinho. “O Humberto contribuiu muito com o Maranhão e especialmente com a cidade de Caxias. Deixa um grande legado e temos que assumir o compromisso de dar continuidade ao seu grande trabalho em favor do Maranhão e de Caxias. Está de parabéns a Assembleia por esse justo reconhecimento”.

O secretário de Estado das Cidades, deputado licenciado Rubens Júnior (PCdoB), disse ser uma justa homenagem prestada a Humberto Coutinho, que ele considera uma liderança que marcou uma geração no Maranhão como prefeito, como deputado e como presidente da Assembleia. “Ele foi um apoio decisivo para a eleição do governador Flávio Dino. Sentimo-nos orgulhosos de termos sido seus amigos. Merece todas essas homenagens”, frisou

O secretário Chefe da Casa Civil e ex-presidente da Assembleia, deputado licenciado Marcelo Tavares (PSB), considerou justíssima a homenagem e disse que Humberto foi um grande parlamentar e que é merecedor desse reconhecimento. “Esse ato engrandece a Assembleia e enaltece um dos maiores políticos do Maranhão nos últimos anos”, complementou.

Por sua vez, o deputado e ex-presidente da Assembleia, deputado Arnaldo melo (MDB), afirmou: “Homenagem muito justa. A Casa Legislativa do Maranhão foi marcada pela passagem desse grande homem que foi Humberto Coutinho como cidadão e parlamentar. Dirigiu esta Casa de forma altaneira e soube manter sempre a harmonia entre os poderes. Deixou uma grande legados para todos nós deputados”.

Humberto Coutinho era médico, foi prefeito de Caxias e deputado estadual. Faleceu em janeiro de 2018, quando ainda ocupava a Presidência da ALEMA.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Enquanto Bolsonaro celebra o golpe de 64, Zé Inácio faz homenagem a líder estudantil que resistiu à Ditadura Militar

Na tarde da última segunda-feira (25), o Presidente da República, Jair Bolsonaro, determinou que as Forças Armadas celebrem o golpe militar de 1964. A decisão repercutiu internacionalmente de forma negativa, uma vez que contraria as diretrizes da ONU e da OEA, que consideram o período um regime autoritário e ditatorial. No Brasil, o MPF repudiou a atitude do Presidente e recomendou que não fossem utilizados recursos públicos para celebrar o regime militar.

No Maranhão, o Deputado Zé Inácio repudia a decisão de Bolsonaro e expõe as mazelas de um dos períodos mais sombrios na História do Brasil. “É inaceitável que um Presidente da República preste qualquer homenagem à Ditadura Militar, período sombrio da História do Brasil que silenciou a imprensa, torturou e matou pessoas inocentes que discordavam do regime. É um desrespeito àqueles que lutaram contra o golpe militar de 1964”, afirmou o parlamentar.

Além disso, Zé Inácio apresentou nesta semana um Projeto de Lei que institui o dia 28 de março como Dia Estadual do Grêmio Estudantil Livre no Maranhão, data que homenageia um dos maiores líderes estudantis que resistiram ao golpe de 64, o estudante Edson Luís, assassinado em 28 de março de 1968, no Rio de Janeiro, pela repressão policial vigente no regime militar, fato que desencadeou uma série de passeatas e protestos estudantis pelo Brasil contra a Ditadura violenta e sanguinária de 1964.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Assembleia homenageará Alcione com a Medalha Manuel Beckman

Foi aprovado, na sessão desta quinta-feira (21), os Projetos de Resolução Legislativa 004 e 019/19, que dispõem, respectivamente, sobre a entrega da Medalha Manuel Beckman à cantora Alcione Nazareth e, “in memoriam”, aos ex-deputados Jean Carvalho, Valdir Jorge e João Silva.

O deputado Ciro Neto (PP) é o autor da comenda aos ex-deputados, que foram vítimas de acidente aéreo no dia 25 de março de 1996, quando se deslocavam para o município de Imperatriz para participar das sessões plenárias da Assembleia Itinerante.

Alcione

A homenagem à cantora Alcione Nazareth, que também é compositora e instrumentista, foi proposta pelo deputado Wendell Lages (PNM). “Alcione Nazareth é, sem dúvida, uma das maiores artistas maranhenses, sendo grande incentivadora e divulgadora da cultura de sua terra em todo o mundo. Portanto, nada mais justo do que esta Casa prestar homenagem a ela, que engrandece a cultura do nosso Estado”, disse Wendell Lages, acrescentando ainda que, em sua galeria de troféus, Alcione  tem títulos e honrarias que poucos artistas conseguiram obter ao longo de suas carreiras.

Ligada ao Carnaval, foi uma das fundadoras da Escola de Samba Mirim Mangueira do Amanhã, da qual é presidente de honra. Já ganhou 25 Discos de Ouro, 7 de Platina, sendo dois de Platina Duplo, 3 DVDs de Ouro e 1 DVD de Platino.

Biografia

Alcione Dias Nazareth, denominada carinhosamente de “Marrom” e “Rainha do Samba”, nasceu em São Luís do Maranhão no dia 21 de novembro de 1947. É a quarta de nove filhos do casal João Carlos e Felipa. Por influência do pai, policial e integrante da banda de sua corporação, viu-se desde muito cedo inserida dentro de um ambiente musical. Foi também o pai quem lhe ensinou a tocar diversos instrumentos de sopro, como trompete e clarinete.

Desde os 9 anos, já tocava em festas de amigos e familiares. Sua primeira apresentação profissional foi aos 12 anos, na Orquestra Jazz Guarani, regida por seu pai, quando precisou substituir o crooner da orquestra que estava rouco. Na ocasião, cantou as canções “Pombinha Branca” e o fado “Ai, Mouraria”.

Aos 18 anos, formou-se professora primária na Escola do Curso Normal. Lecionou por apenas dois anos, quando foi demitida porque estava ensinado seus alunos a tocar trompete e essa atitude acabou desagradando a direção da escola. Após a demissão, passou a dedicar-se exclusivamente à música. Conseguiu, então, uma vaga em um sorteio e passou a apresentar-se na TV do Maranhão. Além de cantar na TV, também se apresentava em bares e boates de várias cidades.

Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1967. Com a ajuda de seu amigo Everaldo, começou a cantar em boates de bares daquela cidade. Por meio de programas de calouros, foi chamada para fazer apresentações. Venceu as duas primeiras eliminatórias do programa A Grande Chance, de Flávio Cavalcanti. Nessa mesma época, conseguiu fazer um teste de voz na TV Excelsior e passou com boa colocação. Assinou, então, seu primeiro contrato profissional, apresentando-se no programa Sendas do Sucesso. Após seis meses, realizou uma turnê de quatro meses pela América Latina.

Logo em seguida, recebeu uma proposta de turnê pela Itália e mudou-se para a Europa, residindo por lá durante dois anos. Já se apresentou nos mais prestigiosos palcos do Brasil e do mundo.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Assembleia presta homenagem a bombeiros que participaram de resgates em Brumadinho

Na manhã desta quarta-feira (20), a Assembleia Legislativa realizou sessão solene para entrega da Medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman a militares do Corpo de Bombeiros do Maranhão que participaram dos resgates às vítimas do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG).

A medalha foi concedida por meio do Projeto de Resolução Legislativa 009/2019, de autoria do deputado Neto Evangelista (DEM), aos 22 bombeiros maranhenses enviados, pelo Governo do Maranhão, em missão humanitária e social, para dar apoio às buscas avançadas em Brumadinho, após o rompimento da barragem na mina Córrego do Feijão, ocorrida no dia 25 de janeiro deste ano.

A sessão solene, presidida pelo primeiro vice-presidente da Assembleia, deputado Glaubert Cutrim(PDT), foi bastante prestigiada e contou com a presença dos deputados César Pires (PV), Dra. Helena Dualibe (Solidariedade), Leonardo Sá (PR), Duarte Júnior (PC do B), Ariston Sousa (Avante), Dr. Iglésio (PDT), Wendel Lages (PMN), Rildo Amaral (Solidariedade), Vinícius Louro (PR), Zé Inácio Lula (PT), Marco Aurélio (PC do B) e Zito Rolim (PDT).

Também estavam presentes o secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela; o secretário de Estado de Articulação Política e Comunicação Social, Rodrigo Lago; o comandante do Corpo de Bombeiros do Maranhão, coronel Célio Roberto; o tenente-coronel da Marinha, Moura; o delegado geral da Polícia Civil, Márcio Henrique, bombeiros e familiares.

Durante a solenidade, Neto Evangelista destacou que a entrega da medalha, considerada a maior honraria concedida pelo Poder Legislativo Estadual, deu-se em reconhecimento ao bravo trabalho desempenhado pelos bombeiros no desastre de Brumadinho, que ficará na história do Brasil.

“A Assembleia Legislativa do Maranhão realiza esta solenidade em reconhecimento aos vinte e dois bombeiros que foram servir ao povo brasileiro  em Brumadinho. Eles já foram reconhecidos pelo Governo do Estado e, agora, são homenageados nesta Casa. Nada mais justo do que reconhecer  esses homens e essas mulheres, servidores públicos do Maranhão, que saíram daqui sem saber  o que iam encontrar lá  em Minas Gerais. Eles foram cumprir  a missão  de salvar vidas  e, muitas das vezes, também, dando um consolo para aquelas famílias que queriam, pelo menos, enterrar seus entes queridos. Ali, eles mostraram dedicação e solidariedade. Então, nada mais justo do que fazer um reconhecimento público entregando a maior honraria da Assembleia Legislativa, que é a Medalha Manuel Beckman”, disse Neto Evangelista.

Ambiente desolador

A missão em Brumadinho foi coordenada pelo comandante dos Bombeiros em Itapecuru, Major Patrício Daniel Penha. Ele afirmou que o ambiente era desolador, muito triste e de destruição. Também disse que era com satisfação que o Corpo de Bombeiros recebia a condecoração.

“É com grande satisfação que nós recebemos mais essa comenda, pois aumenta ainda mais o compromisso da instituição para com a sociedade, haja vista que essa comenda concedida pelos deputados, na verdade, é a representação do povo maranhense que esteve atuando em Brumadinho. Então, para nós, é um reconhecimento de um trabalho sério, com muito vigor físico e bravura, que os bombeiros do Maranhão exerceram durante os 22 dias que estiveram empregados. Infelizmente, o ambiente era desolador, muito triste e de destruição, mas nós estávamos ali, minimizando o sofrimento de algumas famílias. O Brasil esteve ali representado porque as suas corporações  estiveram naquela  ocorrência”, lamentou.

O comandante do Corpo de Bombeiros do Maranhão, coronel Célio Roberto, destacou que a missão em Brumadinho foi um trabalho importante e de muita responsabilidade. “A solidariedade já é uma constante e move a corporação. A tragédia em Brumadinho foi mais uma missão cumprida, com dedicação e solidariedade, pelos nossos 22 bombeiros, enviados pelo governador Flávio Dino”.

“Os senhores são campeões em reconhecimento pelo bem que fazem ao povo brasileiro. Vocês são anjos de luz que se fizeram presentes ali em Brumadinho, ajudando no foi possível. Essa condecoração concedida pela Assembleia Legislativa é mais do que justa, pois os senhores são herois hoje e sempre”, disse o secretário Jefferson Portela.

No encerramento da solenidade, Glaubert Cutrim  agradeceu a presença de todos e elogiou a iniciativa de Neto Evangelista em prestar a homenagem.  “Não só esta Assembleia sente-se orgulhosa por esta homenagem, mas todo o povo do Maranhão se orgulha pelo Corpo de Bombeiros e, em especial, pelos militares que estiveram em Brumadinho. Em nome desta Casa, sintam-se todos condecorados com esta medalha” afirmou Glaubert Cutrim, agradecendo ao governador Flávio Dino e a todo corpo de segurança do Estado que trabalham em conjunto pelo bem-estar da população do Maranhão.

Homenageados

Major QOCBM Patrício Daniel dos Passos Penha

Major QOCBM Nilson da Silva Azevedo Junior

Capitão QOCBM Claudionor Ribeiro Moraes

Capitão QOCBM, Jonatan Silva Coutinho

1° Tenente BM, David Martins Soares

1° Tenente QOCBM, Cleyston José Raimundo Nunes Moreira

2° Tenente QOCBM, Elenilton Ribeiro de Sousa

Sub Tenente BM, Adelson Vales dos Santos

1° Sargento BM, Alessandra Lisboa Rodrigues

1° Sargento BM, Marcos Aurélio Ribeiro

2° Sargento BM, Carlos Arnoldo Cardoso Silva

2° Sargento BM, Antônio Claudio Silva Santos

2° Sargento BM, Jorge Luís da Conceição Bottentuit

3° Sargento BM, Elismar de Souza; Christiano Cabral Oliveira

3° Sargento BM, Rafael Gustavo Ribeiro Ramos

3° Sargento BM, Anderson Max Silveira de Oliveira

Cabo BM, Julyanno Édino de Freitas Nascimento

Cabo BM, Brenda Aline Barros Matos

Soldado BM, Jefferson Mauro Serra Rabelo

Soldado BM, Wanderson dos Santos Neves

Soldado BM Alex dos Anjos Pereira

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.