“Equipe Maranhense em Brumadinho” é homenageada pelo Comandante Geral do Corpo de Bombeiros

O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Maranhão, coronel Célio Roberto, prestou hoje homenagem aos bravos maranhenses que estão há 15 dias na luta para salvar vidas ou localizar corpos das vítimas do rompimento da barragem de Brumadinho em Minas Gerais. São 22 integrantes que aqui deixaram seus familiares para a honrada missão.

Confira abaixo o vídeo do trabalho incansável dos maranhenses e o texto da homenagem a eles conferida:

CARÍSSIMOS IRMÃOS E DILETOS COMPANHEIROS, A PAZ DE CRISTO!

Passados já 15 dias de operações em Brumadinho-MG, sempre e em primeiro lugar com coração grato à Deus, venho parabenizar aos nossos honrados e valorosos companheiros que cumprem o seu chamado em evento adverso de grande magnitude.

Acredito que a vida pessoal de cada um jamais mais será a mesma, assim como cada ocorrência não é igual, essa também é única por todos os contornos que a cercam. Logo, nunca serão poucas as palavras de agradecimentos, as quais faço questão de repetir: muito obrigado, meus irmãos componentes da “Equipe Maranhense em Brumadinho”, os senhores representam todo o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão.

Destaco o empenho da equipe e a liderança firme e serena do mais antigo a frente dos trabalhos, o Maj Patrício – digno Cmt do 11 BBM. Sob sua liderança os bravos heróis componentes da equipe viraram notícia de amplitude nacional, recebendo reconhecimento público do Excelentíssimo Sr Governador Flávio Dino, em suas páginas de redes sociais, inclusive. Igualmente, houve também o reconhecimento público do Excelentíssimo Sr Secretário de Segurança Jefferson Portela.

Não poderia esquecer de homenagear ainda, os bravos companheiros que também representam a Corporação por meio da Força Nacional e que com a mesma dedicação e compromisso cumprem tão devotada missão.

Isto posto, quero deixar consignado neste texto o nome de cada um dos nossos irmãos integrantes da missão em Brumadinho e que estão com toda justiça sendo indicados a receberem homenagens em nome do CBMMA junto ao Governo do Estado, Assembléia Legislativa e Câmara Municipal de Imperatriz.

Cada um dos nomes abaixo carrega consigo o reconhecimento de todos nós, heróis de hoje e de ontem, que pelo profissionalismo nas mais variadas ocorrências do dia a dia ajudam e ajudaram a elevar o bom nome da Corporação:

1 – MAJ QOCBM PATRÍCIO DANIEL DOS PASSOS PENHA
2 – MAJ QOCBM NILSON DA SILVA AZEVEDO JUNIOR
3 – CAP QOCBM JONATAN SILVA COUTINHO

4 – CAP QOABM CLAUDIONOR RIBEIRO MORAES
5 – 1° TEN QOCBM DAVID MARTINS SOARES
6 – 1° TEN QOCBM CLEYSTON JOSÉ RAIMUNDO NUNES MOREIRA
7 – 2° TEN QOCBM ELENILTON RIBEIRO DE SOUZA

8 – ST BM ADELSON VALES SANTOS

9 – 1º SGT BM 417/94 MARCOS AURÉLIO RIBEIRO

10 – 1º SGT BM 558/94 ALEXSANDRA LISBOA RODRIGUES GALVÃO

11 – 2º SGT BM 424/94 CARLOS ARNOLDO CARDOSO SILVA

12 – 2º SGT BM 602/94 ANTÔNIO CLÁUDIO SILVA SANTOS

13 – 2º SGT BM 634/94 JORGE LUIS DA CONCEIÇÃO BOTTENTUIT
14 – 3° SGTBM 642/94 ELISMAR DE SOUZA

15 – 3° SGT BM 85/07 CHRISTIANO CABRAL OLIVEIRA

16 – 3° SGT BM 02/09 RAFAEL GUSTAVO RIBEIRO RAMOS
17 – 3° SGT BM 32/10 ANDERSON MAX SILVEIRA DE OLIVEIRA
18 – CB BM 32/13 BRENDA ALINE BARROS MATOS
19 – CB BM 78/13 JULYANO EDINO DE FREITAS NASCIMENTO
20 – SD BM 32/10 JEFFERSON MAURO SERRA RABELO

21 – SD BM 40/15 WANDERSON DOS SANTOS NEVES
22 – SD BM 57/15 ALEX DOS ANJOS

Cel Célio Roberto – Cmt Geral do CBMMA.*

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Colégio Militar de Caxias forma turma Deputada Estadual Cleide Coutinho

Referência de ensino público de qualidade, o Colégio Militar Tiradentes IV de Caxias, foi uma conquista da Deputada estadual eleita, Dra. Cleide, que atende 300 estudantes do ensino médio.

previous arrow
next arrow
Slider

Nesta segunda-feira, 14/01, 50 alunos da Turma deputada estadual Cleide Barroso Coutinho, receberam seu diploma de conclusão do ensino médio. É a terceira turma de formandos da instituição.

Dra. Cleide foi representada no evento pelo ex-vice-prefeito Júnior Martins, que destacou o empenho da deputada na implantação e manutenção desta grande unidade de ensino do governo estadual. Também estiveram presentes na solenidade a diretora regional da educação, Professora Marciane E o comandante do IV BPM tenente coronel Márcio.
Júnior Martins destacou também o empenho do então Presidente Assembleia, deputado Humberto Coutinho, nesta conquista.

Em sua mensagem aos formandos, Dra. Cleide destacou que “a educação é o único caminho para superação das desigualdades sociais e que o esforço pessoal de cada formando vai determinar o sucesso que terá em suas vidas futuras. Vou continuar trabalhando na Assembleia para dar todo apoio à educação pública de qualidade em nosso estado, como vem fazendo nosso governador com a implantação dos IEMAS e o programa Escolas Dignas”.

Dra Cleide parabenizou os formandos e toda a direção e professores da Escola Militar Tiradentes IV.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Tenente Coronel recebe certificado por reconhecimento de redução de crimes e violência no Maranhão

Na manhã desta sexta-feira 21 de dezembro, no Auditório da Secretaria de Segurança Pública, o tenente coronel Jessé Costa foi agraciado pela redução de crimes violentos intencionais.

A solenidade presidida pelo Secretário Dr° Jefferson Portela, e pelo Dr° Dicival Gonçalves, Coordenador Executivo do Pacto Pela Paz, na presença de várias autoridades civis e militares.

O tenente coronel Jessé Costa ficou grato pelo certificado recebido. “Reconhecimento é o resultado do trabalho de toda a equipe de policiais militares, profissionais dedicados que compõem o 13° BPM  com ações planejadas e operações direcionadas, conseguiu reduzir drasticamente os índices criminais, e por tudo isso se sentia muito orgulhoso de representar essa equipe de trabalho tão honrada”, disse o homenageado. 

Civis e militares, com forte atuação para a redução de crimes e pela paz social do Estado, foram homenageadas, como o Cel. Pedro Ribeiro Subcomandante Geral da PM MA, Cel. Aritanã, Comandante do CPAM-2, TC Renato, Comandante do 22° BPM, Major Marcelo, Comandante do 6° BPM.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Maura Jorge é homenageada com medalha de mérito Simão Estácio pela Câmara de São Luís

A Câmara Municipal de São Luís realizou na noite da última quarta-feira (14) sessão solene para entrega da medalha de mérito Simão Estácio da Silveira, considerada a maior honraria do Legislativo Ludovicense.

A honraria ocorreu no auditório da Federação da Indústria do Estado do Maranhão (Fiema) e foi concedida a 93 personalidades que prestam relevantes serviços públicos à sociedade ludovicense, sendo prestigiadas com a outorga da comenda.

Entre os homenageados da noite estava a advogada e ex-candidata ao governo do Maranhão Maura Jorge e empresários, políticos, militares, advogados, magistrados, lideranças comunitárias, religiosas, dentre outros. Por iniciativa do vereador Chaguinhas Maura Jorge recebeu a maior honraria dada na Câmara Municipal de São Luís.

Agradeço imensamente o reconhecimento ao nosso trabalho, à nossa luta de todo dia pelo Maranhão. Infelizmente, por estar em uma sequência de reuniões em Brasília, não pude comparecer à cerimônia de entrega da medalha, mas fui representada pelo meu filho, Waldir Jorge, e por companheiros de caminhada. Obrigada a todos, nosso trabalho continua”, declara Maura Jorge em sua página oficial.

O presidente do legislativo municipal, vereador Astro de Ogum (PR), em entrevista à imprensa, disse estar extremamente honrado em ter a oportunidade de reconhecer o trabalho e o compromisso de cidadãos que prestam relevantes serviços públicos à sociedade ludovicense.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Osmar Filho homenageia personalidades com medalha Simão Estácio da Silveira

O próximo presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Osmar Filho (PDT), participou, nesta última segunda-feira (17), de cerimônia de entrega da Medalha Simão Estácio da Silveira.

Durante o ato, realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Osmar Filho homenageou o presidente da Academia Ludovicense de Letras e inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Antônio José Noberto; e o capitão de Mar e Guerra da Capitania dos Portos do Maranhão, Márcio Ramalho Dutra e Mello.

“Tratam-se de pessoas que, dentro do seu campo de atuação, contribuem diariamente com o bem-estar da sociedade ludovicense”, afirmou o presidente eleito.

A medalha Simão Estácio da Silveira é a maior honraria concedida pela Câmara e reconhece o trabalho de diversas personalidades em prol do desenvolvimento da capital.

A solenidade contou com as presenças de autoridades, representantes, familiares e amigos dos homenageados.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Câmara de Raposa aprova concessão do título de Cidadão ao juiz Osmar Gomes dos Santos

Por unanimidade, a Câmara Municipal de Raposa aprovou, na manhã desta sexta-feira (14), o projeto de resolução de autoria do presidente daquela casa legislativa, Beka Rodrigues (PC do B), concedendo título de cidadania ao juiz de direito da Comarca de São Luis,  Osmar Gomes dos Santos.

Em sua justificativa, Beka Rodrigues destaca que Osmar Gomes tem relevantes serviços prestados à comunidade de Raposa, levando-se em conta que foi juiz eleitoral de Paço do Lumiar, e  Raposa,  executando um trabalho marcado pela lisura, imparcialidade e responsabilidade.

O vereador ressalta ainda que a fascinante história de vida do magistrado justifica a concessão da cidadania. De origem humilde, nasceu na cidade de Cajari, filho do lavrador José Basílio dos Santos e da doméstica Maria Gomes dos Santos. Ficou órfão de pai, ainda muito criança e, aos 9 anos, foi  para São Luis, onde atuou como jornaleiro, flanelinha, vendedor de pão cheio e ajudante de pedreiro.

Beka ressalta ainda: “Ele  rompeu as barreiras da pobreza com muito estudo e dedicação. Estudou em escolas públicas e cursou Direito na Universidade Federal do Maranhão. Foi depois professor do Centro Caixeiral e do Colégio Pentecostal Cândido Rodrigues e foi advogado do Bradesco na Regional Maranhão/Piauí. Foi aprovado ainda em concurso para delegado de Polícia Civil chegando aos cargos de assessor chefe da Secretaria de Segurança e Coordenador de Polícia Especializada”, afirmou Beka Rodrigues.

O presidente da Câmara assegura ainda que o juiz tem uma carreira marcada pela superação e pelo brilhantismo.  “Ele ocupou vários cargos de destaque na vida pública, a exemplo da Chefia de Gabinete e de Procurador-Adjunto da Câmara Municipal de São Luis. Hoje, ele é titular da Primeira Vara do Tribunal do Júri da Capital, já tendo sido diretor do Fórum Desembargador Sarney Costa, Foi, também, membro substituto do Tribunal Regional Eleitoral. Como podemos observar, é uma biografia irretocável”, afirma Beka Rodrigues.

Na concepção do presidente da  Câmara de Raposa, Osmar Gomes, que é pós graduado em Administração e Direito Civil, Direito Processual Civil,Direito Penal e Processual Penal, Direito Eleitoral e Direito Constitucional, e doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Del Museo  Social Argentino e faz mestrado em Garantismo e Processo pela Universidade de Girona, na Espanha, é um exemplo de luta e desprendimento”, acentua.

“O juiz Osmar Gomes é um exemplo de luta, de dedicação e de superação.  Ele é também escritor, com obras lançadas nas áreas do Direito Eleitoral e de poemas. Atualmente, é articulista do jornal O Imparcial e membro das Academias Ludovicense de Letras, Maranhense de Letras Jurídicas e Matinhense de Ciências, Artes e Letras e integra a Associação Brasileira por um planeta Verde”, acrescenta Beka Rodrigues.

Finalizando, Beka Rodrigues diz que o magistrado reúne todos os atributos que o colocam como merecedor de tal distinção, revelando que Osmar Gomes reside em Raposa, no Jardim das Oliveiras. “A Raposa se sente orgulhosa em poder ter como conterrâneo, tão brilhante e ilustre figura, afirmou.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Pagode do Seu Zé é eleita Festa do Ano e recebe prêmio “Eu Faço a Diferença”

Com votação popular, o Pagode do Seu Zé foi o grande vencedor do prêmio “Eu Faço a Diferença” como festa do ano. A premiação foi entregue na noite de terça-feira (11) na Casa Branca Buffet, no Jardim Eldorado, em São Luís.

Idealizado pela Gajo Entretenimento e D+ Music, o Pagode estava concorrendo com o São João da Thay, da Digital Influencer Thaynara OG e Funk In The House, da Acontece Produções.

“Nós ganhamos, mas a cultura, o samba, o pagode e os artistas maranhenses também ganharam. Obrigado a cada pagodeiro que tirou um minuto do seu dia pra votar na gente. Obrigado a essa equipe aguerrida que sempre acredita que podemos mais”, comemorou o empresário Paulo Siqueira, proprietário da Gajo Entretenimento.

A maior roda de samba de São Luís vem se consagrando como palco das maiores atrações nacionais e locais e por isso tem tornado o seu público mais fiel, que não deixa de prestigiar as domingueiras na Tom Music – local onde é realizado o Seu Zé.

Prêmio Eu faço a Diferença

O prêmio “Eu Faço a Diferença” tem como objetivo incentivar e dar maior visibilidade aos profissionais locais que batalham diariamente com seu trabalho para somar à cultura maranhense, levando alegria através do entretenimento, lutando pela valorização da arte, liberdade de expressão, respeito, sendo porta-voz de uma geração e buscando reconhecimento em sua área de atuação.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

UNEPP entrega hoje o prêmio “Personalidades 2018”.

O evento será realizado hoje, sábado, a partir das 19h, no Espaço Mágico, no Olho d`Água, e coordenado pela União dos Ex-prefeitos e Prefeitos do Brasil.

Serão homenageados gestores públicos nacionais, estaduais, municipais, parlamentares e lideranças políticas brasileiras, além de profissionais locais da imprensa, das médicas, terceiro setor e publicidade.

“Escolhemos com critérios os nomes que neste ano contribuíram para o desenvolvimento social e econômico do Maranhão e do Brasil”, disse o presidente da UNEPP, Raimundo Filho.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Jornalista será homenageado “Personalidade do Ano” pela UNEPP no Maranhão

Escolhido como “Personalidade de 2018” pelo União Nacional dos Ex-Prefeitos e e Prefeitos do Brasil, o jornalista Luis Cardoso agradeceu a mais uma honraria recebida neste início de dezembro.

Luis Cardoso com o caçula dos homens, Luis Felipe

Antes, no dia primeiro, Luis Cardoso recebeu o troféu “Melhor Blogueiro de 2018 no Maranhão” concedido pelo jornal semanário Itaqui/Bacanga, o períodico de maior circulação em todo o estado. A escolha dos melhores foi por votação dos leitores e internautas.

A honraria dada pela UNEPP será no dia 8 deste, sábado, em um espaço de eventos no Olha D`Água, a partir das 19h e contará com a presença de várias autoridades que serão homenageadas, além de conhecidas pessoas da sociedade.

“São premiações que dou ao nosso imenso público leitor e aos membros da nossa equipe, aguerridos companheiros que fazem do nosso site o mais acessado do Maranhão e o blog independente mais lido do Nordeste”, afirmou o blogueiro e jornalista.

Cardoso citou como exemplo do crescimento constante do blog as visualizações de ontem, terça-feira (04), que passaram de 166 mil, em um único dia, conforme gráfico abaixo do Google Analytics:

Visualizações de página

166.637

Visualizações de páginas únicas

136.444

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

De autoria do deputado Max Barros, presidente do TCU recebe medalha Manuel Bckmam

O ministro presidente do Tribunal de Contas da União recebeu ontem na Assembleia Legislativa a maior honraria da Assembleia Legislativa do Maranhão, a Medalha Manuel Beckmam. 

Em discurso brilhante, Max Barros (MDB) traçou toda a trajetória de vida do homenageado e destacou o justo reconhecimento que o Legislativo maranhense fez aos ilustre presidente do TCU.

Confira abaixo o discurso na íntegra do deputado Max Barros ao homenageado:

HOJE É UM DIA MEMORÁVEL PARA A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, PELO JUSTO RECONHECIMENTO AO ILUSTRE MARANHENSE RAIMUNDO CARREIRO SILVA, MINISTRO E PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO, QUE RECEBE NESTA SOLENIDADE A MEDALHA DO MÉRITO LEGISLATIVO MANUEL BECKMAN.

UNANIMEMENTE, OS PARLAMENTARES DO LEGISLATIVO ESTADUAL VOTARAM O PROJETO DE RESOLUÇÃO DE MINHA AUTORIA, PARA CONCEDER AO MINISTRO CARREIRO, A MAIOR DISTINÇÃO QUE OS LEGÍTIMOS REPRESENTANTES DO POVO DO MARANHÃO, PODEM DESTINAM A UM CIDADÃO: A COMENDA MANUEL BECKMAN.

MANUEL BECKMAN, BEM SIMBOLIZA AS RAÍZES REBELDES E VANGUARDISTAS DO POVO DO NOSSO ESTADO, SENDO CONSIDERADO UM PROMÁRTIR DA INDENPENDÊNCIA DO BRASIL. BEM ANTES ATÉ DO QUE TIRADENTES, BECKMAN ASSIM COMO NOSSO HOMENAGEADO DE HOJE, TAMBÉM FOI VEREADOR NO MARANHÃO.

CERTAMENTE VOSSA EXCELÊNCIA ESTÁ MAIS DO QUE CREDENCIADO PARA RECEBER A MAIOR HONRARIA DESTA CASA, ENTREGUE A FIGURAS QUE SE DESTACAM PELA VIDA, TRABALHO E DEFESA DO MARANHÃO.

A HISTÓRIA DO PRESIDENTE CARREIRO, COMPANHEIRO HÁ QUARENTA ANOS DE D. MARIA JOSÉ, SEU PONTO DE APOIO, DE EQUILÍBRIO, DE CARINHO E DE SUPORTE AOS MOMENTOS DIFÍCEIS; PAI DE JULIANA, FELIPE (DOIS ADVOGADOS COMO O PAI) E ANDRÉ ODONTÓLOGO; AVÔ DE 05 NETOS; TEVE INÍCIO NO MUNICÍPIO DE BENEDITO LEITE, FRONTEIRA COM O URUÇUI/PIAUI, ONDE NASCEU.

SUA INFÂNCIA E JUVENTUDE, ENTRETANTO, FOI VIVENCIADA EM SUA QUERIDA MANGABEIRAS, CIDADE SIMPÁTICA, DE POVO ACOLHEDOR.

DESDE MUITO CEDO, O JOVEM CARREIRO COMEÇOU A TRABALHAR PARA AJUDAR NAS DESPESAS DA FAMÍLIA.

ESTAS ATIVIDADES, COMUNS NO INTERIOR DO NOSSO ESTADO, ÀQUELA ÉPOCA, RETARDARAM O INÍCIO DOS ESTUDOS DO NOSSO HOMENAGEADO.

MAS AS DIFICULDADES FORAM ENFRENTADAS COM DETERMINAÇÃO, MESCLADAS COM A CONVIVÊNCIA COM A NATUREZA, OS AMIGOS, COM A LIBERDADE E COM O CARINHO DOS FAMILIARES.

NÃO TENHO DÚVIDA, QUE ESTE PERÍODO, CONTRIBUIU ENORMEMENTE PARA FORJAR O CARÁTER, DETERMINADO, DE CORREÇÃO, DE AMOR AO PRÓXIMO DO SERTANEJO MARANHENSE RAIMUNDO CARREIRO.

O INÍCIO TARDIO DOS ESTUDOS FORAM RECUPERADOS RAPIDAMENTE, COM SUA INTELIGÊNCIA E APLICAÇÃO, CULMINANDO COM SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA EM ADVOGADO.

CHEGOU A TRILHAR OS CAMINHOS DA POLÍTICA, ELEGENDO-SE VEREADOR E TAMBÉM PRESIDENTE DA CÂMARA DE SÃO RAIMUNDO DAS MANGABEIRAS.

MUDOU-SE PARA BRASÍLIA NOS PRIMÓRDIOS DA NOSSA CAPITAL FEDERAL EM 1968. NO CONGRESSO NACIONAL, INICIOU SUA TRAJETÓRIA COMO SERVIDOR PÚBLICO, NA GRÁFICA DO SENADO. SEMPRE PRÓXIMO A LIVROS, QUE DEVORAVA COM PRAZER, E DOCUMENTOS HISTÓRICOS QUE RELATAVAM A HISTÓRIA DO PAÍS, DA REPÚBLICA E DAS INSTITUIÇÕES, OS QUAIS ESTUDAVA COM DELEITE. NA CÂMARA ALTA, O MINISTRO CARREIRO EXERCEU AS MAIS DIVERSAS FUNÇÕES E CARGOS, SENDO UMA MEMÓRIA VIVA DA INSTITUIÇÃO, ONDE SEMPRE FOI CONHECIDO POR SEU ZELO, COMPETÊNCIA, SERIEDADE E DEDICAÇÃO.

ANGARIOU DURANTE TODA A SUA TRAJETÓRIA NAQUELE PODER, O RESPEITO E A SIMPATIA DOS FUNCIONÁRIOS E SENADORES.

OCUPANDO UM DOS CARGOS MAIS RELEVANTES DO SENADO, O DE SECRETÁRIO GERAL DA MESA, NÃO TINHA HORÁRIO PARA O TRABALHO. ÀS VEZES VIRAVA A MADRUGADA, SEMPRE CONTANDO COM A COMPREENSÃO DOS SEUS FAMILIARES.

SENHORAS E SENHORES,

CONHECI O MINISTRO CARREIRO, JUSTAMENTE QUANDO EXERCIA O CARGO DE SECRETÁRIO GERAL DA MESA. E EU COMO DEPUTADO ESTADUAL, NOS IDOS DE 2005, FAZIA PARTE, JUNTO COM RENATO CASAGRANDE, EDSON ANDRINO E TANTOS OUTROS DA FRENTE PARLAMENTAR, QUE TRABALHAVA PELA PEC DAS ILHAS COSTEIRAS, A QUAL BUSCAVA A REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA E A TITULARIZAÇÃO DAS TERRAS AOS CIDADÃOS MORADORES DE ILHA COSTEIRA, COMO É O CASO DE SÃO LUIS.

FUI APRESENTADO AO MINISTRO, PELOS SENADORES DO MARANHÃO, QUE À EPOCA, O APRESENTARAM COMO UMA REFERÊNCIA DO SENADO. A PRIMEIRA IMPRESSÃO QUE TIVE DO PRESIDENTE CARREIRO, FOI DE UMA PESSOA COMPETENTE, SIMPLES E DE IMENSO AMOR PELO MARANHÃO.

EM FUNÇÃO DOS CARGOS OCUPADOS NO SENADO TINHA CONHECIMENTO SOBRE TODAS AS INSTITUIÇÕES E ORGÃOS FEDERAIS QUE POR DEVER DE OFÍCIO, LIDAVA INSTITUCIONALMENTE.

PODEMOS DIZER QUE SEU CONTATO MAIS PRÓXIMO, ENTRETANTO, ERA COM O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO, QUE ALÉM DAS RELAÇÕES INERENTES A SEU TRABALHO, O VISITAVA COM FREQUÊNCIA, PARA BUSCAR OU LEVAR A AUDITORA DAQUELE ORGÃO D. MARIA JOSÉ, SUA ESPOSA, COM QUEM TAMBÉM TROCOU IMPRESSÕES DIÁRIAS SOBRE SUAS ATIVIDADES.

A SAÍDA DO MINISTRO CARREIRO DO SENADO, PODEMOS CONSIDERAR COMO UM COROAMENTO DE TODA SUA TRAJETÓRIA NAQUELA AUGUSTA CASA. INDICADO PELO PRESIDENTE DA REPÚBLICA PARA O CARGO DE MINISTRO DO TCU, TEVE SEU NOME APROVADO POR UNANIMIDADE DOS SENADORES. QUANDO DA SABATINA, A QUE TODOS OS FUTUROS MINISTROS SÃO SUBMETIDOS, UM SENADOR CHEGOU A QUESTIONAR “AO LONGO DE MAIS DE 20 ANOS SABATINAMOS TODOS OS DIAS O CARREIRO, ELE QUE DIRIME AS NOSSAS DÚVIDAS, QUAL SENTIDO FAZER UM REUNIÃO PARA ISTO AGORA? ELE JÁ FOI SABATINADO POR NÓS AO LONGO DOS ANOS”.

ENCERRADA MAIS UMA ETAPA VENCEDORA DO MINISTRO CARREIRO, VIRIA MAIS UM NOVO DESAFIO.

VISTO NA CORTE DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, ENTRANDO PELA MANHÃ E SAINDO SÓ À NOITE, FORAM NOVE ANOS DE MUITO TRABALHO COMO MINISTRO, CHEGANDO A SER CONSIDERADO PELA IMPRENSA NACIONAL COMO UM DOS MAIS PRESENTES E PRODUTIVOS DO TCU, SEMPRE RESPEITANDO A ÉTICA, A CORREÇÃO E CONSISTÊNCIA EM SUAS FUNÇÕES.

ESSES FATOS O CREDENCIARAM PARA A PRESIDÊNCIA DO TRIBUNAL. E COMO PRESIDENTE O MINISTRO CARREIRO FOI DEFENSOR DO COMBATE À CORRUPÇÃO E DO DIÁLOGO COM OUTROS ÓRGÃOS DE CONTROLE. ALÉM DISSO, MODERNIZOU O TCU, DANDO CELERIDADE AOS PROCESSOS, ALINHADA AOS PRECEITOS DA ECONOMICIDADE E DA LEGALIDADE, VISANDO O INTERESSE DO CIDADÃO.

AQUI APROVEITO PARA CITAR O TRECHO DE UM DOS MUITOS ESCRITOS DE RUY BARBOSA, CRIADOR DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO, QUE TRADUZ O ESPÍRITO ALTIVO E CORAJOSO DO MINISTRO CARREIRO.

ABRE ASPAS.

(…) A REPÚBLICA NÃO PRECISA DE FAZER-SE TERRÍVEL, MAS DE SER AMÁVEL; NÃO DEVE PERSEGUIR, MAS CONCILIAR; NÃO CARECE DE VINGAR-SE, MAS DE ESQUECER; NÃO TEM QUE SE COSER NA PELE DAS ANTIGAS REAÇÕES, MAS QUE ALARGAR E CONSOLIDAR A LIBERDADE (…)

FECHA ASPAS.

AQUI TAMBÉM CABE RESSALTAR MINISTRO, QUE VOSSA EXCELÊNCIA SEMPRE QUE PODE, FAZ QUESTÃO DE DESTACAR SEU ENGAJAMENTO COMO SERVIDOR PÚBLICO EM MOMENTOS RELEVANTES PARA O ORDENAMENTO JURÍDICO-CONSTITUCIONAL DO PAÍS, A EXEMPLO DA ELABORAÇÃO DE NOSSA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 88 E O PLEBISCITO SOBRE A FORMA E O SISTEMA DE GOVERNO REALIZADO EM 93. EPISÓDIOS QUE MOSTRAM NOTADAMENTE A SUA TRANSPARÊNCIA E COMPROMISSO COM A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DO BRASIL.

É POR ISSO MINHAS SENHORAS E MEUS SENHORES, QUE PEÇO CONSTAR NOS ANAIS DESTA CASA QUE O MARANHÃO SE ORGULHA DE VOSSA EXCELÊNCIA, MINISTRO CARREIRO.

UM HOMEM CUJA HISTÓRIA DE VIDA MOSTRA FORÇA DE VONTADE, E DETERMINAÇÃO COMO PILARES DESSE CAMINHO DE MUITAS CONQUISTAS.

E ESSAS CONQUISTAS NÃO FORAM SÓ NO ÂMBITO PESSOAL. O MARANHÃO TAMBÉM CONQUISTOU ALGUMAS OBRAS IMPORTANTES POR MEIO DO PRESTÍGIO DO MINISTRO CARREIRO. DEMANDADO POR MUITOS POLÍTICOS, ELE VIABILIZOU PROJETOS COMO O HOSPITAL E A ESCOLA TÉCNICA DE SÃO RAIMUNDO DAS MANGABEIRAS, ONDE ATÉ HOJE MANTÉM A CASA EM QUE FOI CRIADO POR DONA CELINA E SEU PEDRO COSTA E A MEMÓRIA DE DONA MARIA PINHEIRO, SUA MÃE.

SINTO-ME HONRADO EM SER O AUTOR DA PROPOSTA QUE CONCEDERÁ EM INSTANTES À VOSSA EXCELÊNCIA A MEDALHA MANUEL BECKMAN.

ESTA HONRARIA IRÁ SE JUNTAR A OUTRAS INÚMERAS RECEBIDAS PELO SENHOR DURANTE SUA TRAJETÓRIA E CERTAMENTE DEIXARÁ ORGULHOSA TODA A SUA FAMÍLIA.

AQUI FAÇO REFERRÊNCIA ESPECIAL À DONA MARIA JOSÉ, SUA ESPOSA, QUE MESMO NÃO ESTANDO PRESENTE NESTA SOLENIDADE, FEZ QUESTÃO DE COMPARTILHAR CONOSCO ALGUNS DOS MOMENTOS QUE MARCARAM SUA VIDA.

MINISTRO CARREIRO, FIQUE CERTO DE QUE ESTA NÃO É SOMENTE UMA HOMENAGEM DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA. VOLTO A DIZER: É O RECONHECIMENTO DO MARANHÃO POR TODO O SEU TRABALHO, POR SUA PRÓPRIA HISTÓRIA, QUE SERVE DE EXEMPLO PARA TODOS NÓS, ESPECIALMENTE AOS JOVENS MARANHENSES.

A LIÇÃO QUE VOSSA EXCELÊNCIA NOS PASSA É QUE SOMENTE PELO ESTUDO, DEDICAÇÃO, PERSISTÊNCIA E DEFESA DOS VALORES É QUE OS NOSSOS JOVENS VÃO PODER ASSIM COMO O SENHOR CONTABILIZAR INÚMEROS FEITOS.

ENCERRO MINHAS PALAVRAS RESGATANDO O ESCRITOR FERREIRA GULLAR. EM SEU DISCURSO DE POSSE NA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS, O IMORTAL MARANHENSE DEIXOU GRAVADAS PALAVRAS QUE REPRESENTAM A ESSÊNCIA SERTANEJA DO MINISTRO CARREIRO, QUE TAMBÉM O CITOU QUANDO DE SUA POSSE NA PRESIDÊNCIA DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO:

ABRE ASPAS (…)

TOMO UM RUMO INESPERADO QUE A ALGUM LUGAR DESCONHECIDO HÁ DE LEVAR-ME. PODE ALGUÉM SE ESPANTAR AO ME OUVIR DIZER QUE POSSO ENCONTRAR O NOVO NESTA CASA, QUE É O REDUTO MESMO DA TRADIÇÃO. E PODE SER QUE ESTEJA CERTO. NÃO OBSTANTE, COMO A VIDA É INVENTADA, EM QUALQUER LUGAR E EM QUALQUER MOMENTO, ALGO INESPERADO PODE ACONTECER. ESPERO QUE ACONTEÇA, MAS QUE SEJA UMA SURPRESA BOA (…)

FECHA ASPAS.

SAIAMOS DAQUI INSPIRADOS POR SUA TRAJETÓRIA MINISTRO CARREIRO. E QUE VOSSA EXCELÊNCIA PERMANEÇA COM ESSE ESPÍRITO OBREIRO, IMBUÍDO DE GRATIDÃO PELO QUE CONSTRUIU ATÉ AQUI, CERTO DE QUE AS BOAS SURPRESAS SEMPRE O ESPERAM.

MUITO OBRIGADO!

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Adiada entrega do Título de Cidadão de São Luís ao comandante do CTA, coronel Ismaeal

O Comandante do CTA da Polícia Militar do Maranhão, Coronel Ismael de Sousa Fonseca, pediu e foi atendido pelo presidente da Câmara Municipal de São Luís para que fosse adiada a entrega de importante honraria ao militar.

O coronel da PM receberia hoje, às 14h, o Título de Cidadão de São Luis proposta do vereador Paulo Victor aprovada pela Câmara Municipal. Ismael entendeu como necessária sua presença nas ações que visam prender os bandidos que assaltaram a agência do BB e tocaram o terror na noite de ontem na cidade de Bacabal.

Ainda não existe outra data acertada, mas a solenidade deve ocorrer na próxima semana, já em dezembro, antes do recesso da Câmara de São Luís.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

Advogado Mozart Baldez homenageia Dia dos Professores

Em um vídeo gravado agora a pouco no hall do hotel Ibis, em Imperatriz, o advogado criminalista Mozart Baldez, presidente do Sindicato dos Advogados do Maranhão- SAMA e pré candidato à presidência da seccional maranhense da OAB/MA, em homenagem ao Dia dos Professores, comemorado segunda feira(15).

Baldez salientou a importância da categoria, principalmente os que militam na área acadêmica, responsáveis pela formação das centenas de advogados que, anualmente, ingressam no mercado de trabalho.

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.