Bloco da Imprensa festeja o dia Nacional do samba na feirinha São Luís

    Por Blog do Ligeiro

    Em comemoração ao Dia Nacional do Samba (dia 02 de dezembro), o Bloco da Imprensa agendou uma programação especial para o dia 28 de novembro (domingo) , na Feirinha São Luís, tenda principal na praça João Lisboa.

    O evento começa às 10h, com as seguintes atrações: Bloco Tradicional Príncipe de Roma, Bloco Tradicional Príncipe de Roma, Bateria Fabulosa da Flor do Samba, Grupo de Samba Madrilenus, Show de Gabriel Melônio e a Banda Mara Ritmos.

    Para realização do evento, o Bloco da Imprensa conta com o apoio da Prefeitura de São Luís , via SEMAPA e SECULT, na pessoa dos secretários Liviomar Macatrão, Marcos Dualibe e André Campos . E ainda do Governo do Maranhão, via Secretaria de Estado da Cultura, via o secretário Anderson Lindoso. E do deputado estadual Roberto Costa.

    Este é o segundo evento promovido pela direção do Bloco da Imprensa. O primeiro ocorreu no dia 11 de outubro, na Casa Butikin, na Praia Grande, que teve como objetivo saudar o Dia Muncipal do Samba, Lei criada pelo vereador e comunicador Marcial Lima.

    Nesta festa, teve o lançamento oficial do tema “DIVERSA IDADE” do cordão da imprensa para 2022, que foi sugerido pelo coordenador, design e jornalista Célio Sérgio.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Ações do Mobiliza SLZ vão transformar São Luís na Ilha da Criatividade; confira a programação

    Os três segmentos (cultura, turismo e economia criativa) que constituem o eixo estruturante do Mobiliza SLZ, ação que vai movimentar a cidade de São Luís no período de 04 a 12 de setembro, vão se conectar em uma ampla mobilização criativa e articulações produtivas.

    Foto Divulgação

    Quer saber quais são os eventos e ações que vão rolar HOJE (09/09)? Olha só!

    ? Oficinas de planejamento estratégico, branding para pequenos negócios e criação de conteúdo para redes sociais: De 10h ao meio dia, no Casarão Tech, Rua da Estrela, Centro. Infos: @encontrodebrechosslz;

    ? Encontro de brechós: De 14h às 18h, na Rua do Giz, Centro.

    ? Mobiliza IEMA Escola de Cinema: de 10h às 22h, a programação é on-line, exceto para alunos do IEMA. Infos: @iema_oficial e @escoladecinemaiema;

    ? Unidade Móvel de Biblioteca – Projeto BiblioSESC / CineSESC: De 9h às 16h na UEB Prof. Rubem Teixeira Almeida, Cohab. Infos: @sesc_ma;

    ? FAMTOUR Turismo Criativo (Creative Tours): de 8h às 18h nos bairros Liberdade e Camboa. Atenção: somente para agentes de viagens. Infos: @sebraemaranhao;

    ? Sesc Mãos à Obra – Exposição Ilhados/ Coletivo Os Dalí: de 9h às 12h / 13 às 17h, no condomínio Fecomércio. Infos: @sesc_ma;

    ? DEGUSTA São Luís – Pimentas: Oficina on-line de 14h às 16h. Infos: @anareginaarcanjo;

    ? Rodada de Negócio 360: De 18h às 21h, no Black Swan – Cohama. Infos: Associação de Jovens Empresários do Maranhão (@ajema);

    ? Lançamento do livro “Além das Lendas”: Às 19h, na @ameimais. Infos: @iramiralvesaraujo;

    ? Visões de Lampião no São João do Maranhão: Às 19h, no Solar Cultural Maria Firmina dos Reis. Infos: @visoesdelampiaosaojoao;

    ? Lançamento jogo de realidade virtual, Toureon – The Giant Ancient Mech: evento on-line, a partir das 20h no Instagram da @opsgamestudio;

    ? MAGE – Maranhão Gamedev: evento on-line, a partir das 20h no instagram da @amagamesbr;

    ? CPD Moda Fashion Show: de 18h às 21h, no Golden Shopping Calhau. Infos: @cpdmoda.

    ? Oficinas “Visões de Lampião”: 9h às 12h / 14h às 17h, no Solar Maria Firmina dos Reis. Infos: (98) 98203-0806;

    ? Festival Gastronômico Mobiliza SLZ: A lista de estabelecimentos participantes você confere nos perfis @sindebares_ e @abrasel_ma;

    ? Meridiano 45/Mobiliza: De 17h – 00h, no @meridiano45.slz;

    ? Pré-evento – I Mostra Virtual de Empreendedorismo + Renda: oficinas de capacitação on-line. Infos: @educacaoma e @mostra.empreendedorismo.

    ✅ Programação completa até 12/09: mobilizaslz.com.br

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Secretaria de Cultura realiza a III Mostra de Artesanato, Culinária e Cultura Pinheirense

    A Prefeitura de Pinheiro, através da Secretaria de Cultura e o grupo Artesãos da Terra, realizou de 29 de agosto a 07 de setembro de 2021, a III edição da Feira e Mostra de Artesanato e Culinária Pinheirense, o evento foi realizado na Praça da Família, antiga praça do Centenário.

    Foto Divulgação

    A terceira edição da feira contou com a participação de artesãos e culinaristas locais que produzem diversos itens como pintura em tecido, arranjos florais, pinturas abstratas e realistas em quadros, vasos decorativos, vasos de cimento, peças em coco, peças em gesso e resina, anéis, cordões, pulseiras, bonecas, tiaras, chochas, porta moedas, bolsas, bordados, porta tesouras, garrafas, quadros pirografados, laços, caixas personalizadas, feltro, costura criativa, comidas como: arroz de toucinho, tortas, salgados, mingau, galinhada e diversas guloseimas.

    Foto Divulgação

    A ação contou com apresentações culturais nos 8 dias de feira, passaram pelo palco do evento os cantores, Ed Nunes, Laércio Negrão, Ducarmo Cardoso, Wellivelton, Sandra, Dikson do grupo Milionários do Forró, grupo Samba de Cumã, apresentação de grupo de capoeira Vivência da Capoeira, apresentação do grupo de Ballet da Darjane Fernandes e apresentações evangélicas do grupo Pandeiros da Glória e do irmão e cantor Milton César.

    Foram 8 dias de feira com a comercialização dos produtos expostos que resultou em uma boa renda para os participantes e encomendas para vários artesãos. A III edição do evento contou com a participação de quinze artesãos e duas culinaristas. Proporcionou momentos de lazer e cultura a população pinheirense, além de divulgar o artesanato, a culinária e as atrações culturais, em local aberto à visitação pública, como forma de agenciar o intercâmbio cultural entre os artistas e a comunidade, promovendo a busca e aquisição de valores culturais para a cidade.” disse o Secretário de Cultura Paulinho Enfermeiro.

    O evento fomenta os segmentos do artesanato e da culinária, o desenvolvimento econômico da cidade, promovendo o turismo, a renda, a geração de empregos e o reaproveitamento de materiais. A IV edição da Feira e Mostra de Artesanato e Culinária Pinheirense já está programada para acontecer do dia 01 a 08 de outubro de 2021. Para mais informações, dirija-se à Semuc, na Casa Grande, no APA ou entre em contato com o Coordenador da feira Wedison Soares, através do WhatsApp 98 98552-6588.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Mobiliza SLZ: mais de 80 ações e eventos irão transformar a Ilha do Amor na Ilha da Criatividade

    Está chegando o Mobiliza SLZ, movimento que vai conectar cultura, turismo e economia criativa para transformar a Ilha do Amor na Ilha da Criatividade.

    Foto Divulgação

    A programação começa no próximo sábado (04), com mais de 80 ações e eventos, em diversos formatos, e segue até 12 de setembro, em vários pontos da cidade. Você pode ver tudo agora no site www.mobilizaslz.com.br e também nas redes sociais: @mobilizasaoluis.

    Foto Divulgação

    Nada disso seria possível sem o compromisso de parceiros que ajudaram o Mobiliza a sair do papel:

    • Prefeitura de São Luís
    • Associação Comercial do Maranhão (ACM-MA)
    • Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema)
    • Grupo Equatorial Energia
    • São Luís Shopping
    • Além do Instituto Cultural Vale e da Alvorada Motos, que são patrocinadores oficiais do Mobiliza SLZ.

    Foto Divulgação

    O Mobiliza quer gerar desenvolvimento social e econômico, oportunidades justas para pequenos negócios criativos; além de resgatar e potencializar o orgulho de ser e pertencer a São Luís do Maranhão.

    Mobiliza SLZ: conectar para transformar!

    SERVIÇO
    O quê: Mobiliza SLZ
    Quando: 04 a 12 de setembro
    Onde: Centralidades do movimento (programação completa no site)
    Quem: Sebrae-MA e parceiros: Prefeitura de São Luís, ACM-MA, Fiema, Equatorial Energia, São Luís Shopping, Instituto Cultural Vale e Alvorada Motos
    Programação completa: www.mobilizaslz.com.br

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Biografia de Othelino Nova Alves será lançada em São Luís na próxima terça-feira

    Por Jornal Pequeno

    O grande acontecimento literário do ano será realizado nesta terça-feira, dia 15 de dezembro, na Assembleia Legislativa do Maranhão.

    O local será palco do lançamento de “Othelino: um herói da imprensa livre”, mais novo livro de autoria do jornalista e escritor Manoel Santos Neto.
    A obra é um Livro-Reportagem denso, de 250 páginas, dividido em 28 capítulos, que conta a saga de Othelino Nova Alves (1911-1967), jornalista maranhense assassinado em São Luís no dia 30 de setembro de 1967.
    Este livro foi idealizado pelo saudoso Othelino Filho (1949-2017) – jornalista cearense, nascido em Sobral, que aos 17 anos de idade veio para o Maranhão com o firme propósito de entender a razão do assassinato de seu pai em São Luís.
    Othelino Filho bateu às portas do Jornal Pequeno, para pedir ao jornalista Manoel Santos Neto que o ajudasse a escrever um sonhado livro sobre a atribulada saga de seu pai.
    Othelino Filho adoeceu e, pouco antes de falecer, disse que um dos grandes sonhos de sua vida era a publicação do livro biográfico de seu pai. O jornalista Manoel Santos Neto, de pronto, firmou este compromisso com ele.
    E, para escrever o livro, teve de valer-se de acuradas pesquisas nos acervos do Arquivo Público do Estado e da Biblioteca Benedito Leite, além de entrevistas com figuras que conviveram com o personagem central do livro.
    Após mais de 12 anos de dedicada pesquisa, iniciada em 2008, o jornalista Manoel Santos Neto conseguiu reunir as condições para agora poder lança ‘Othelino: um herói da imprensa livre’, primeiro volume de uma série de 12 livros-reportagem intitulada ‘Valha-me Deus! Notícias que não publiquei’.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Prefeitura de São Luís e Governo do Estado realizam Ora São Luís e Retiros Culturais na Praça Maria Aragão

    Maior evento gospel do Maranhão terá maratona de 12 horas de louvor e a adoração com a presença de cantores locais, nacionais e atração internacional e ocorrerá na Quarta-feira de Cinzas

    Já reconhecido como o maior evento gospel do Maranhão, o Ora São Luís e Retiros Culturais se unem pelo terceiro ano consecutivo em um grande evento que deve atrair um multidão de fiéis para uma maratona de 12 horas de muito louvor, oração e adoração, na Praça Maria Aragão com a participação de várias bandas e cantores evangélicos. O evento acontece na Quarta-feira de Cinzas, dia 26 de fevereiro, a partir das 15h. Serão 12 atrações musicais no evento, que é realizado pela Prefeitura de São Luís e Governo do Estado.

    Na programação deste ano, estão Banda Fogo e Glória, Isaac, Marcados Pela Promessa, Ministério Vida em Comunhão, Maurício Paes, Casa Worship, Lídia Caroline, Damares, Priscila Alcântara, Midian Lima e banda Som e Louvor.

    Destaque ainda para a atração internacional, a banda Christafari, de reggae cristão, originária dos Estados Unidos da América, fundada em 1989 pelo músico, produtor e pastor Mark Mohr. Outro destaque é a banda Casa Worhsip, um dos mais novos ministérios musicais cristãos do Brasil, um projeto que nasceu em 2018 e se tornou conhecido por suas canções. No repertório, há forte influência de folk, soul e pop, com a presença quase unânime de guitarras. E tanto na voz quanto no instrumental prevalecem os improvisos melódicos.

    No ano passado, segundo a organização do evento, a maratona de shows reuniu cerca de 60 mil pessoas na Praça Maria Aragão. A expectativa é que um número ainda maior participe do evento este ano.

    EVENTOS

    Os shows encerram a Semana Maranhense de Retiros Culturais que é assegurada pela Lei 8.904/08 que reconhece a arte evangélica como cultura. O evento é uma realização das Igrejas Evangélicas do Maranhão, Governo do Estado e Prefeitura de São Luís.

    Todos os anos a juventude cristã reúne-se nos tradicionais retiros no período carnavalesco, a maioria são acampamentos em chácaras, sítios, clubes sociais e demais locais que prestam serviço de camping por temporada. Entretanto, há um momento em que todos estes grupos são convidados para um evento único, que é o encerramento da Semana de Retiros Culturais com grande encontro de louvor e adoração.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Osmar Filho realiza com sucesso o XI Torneio do Trabalhador de Futebol de Praia

    Como já se tornou tradição, o vereador Osmar Filho (PDT), presidente da Câmara Municipal de São Luís, realizou nesta quarta-feira (1), o XI Torneio do Trabalhador, na praia da Ponta D’Areia, que teve início às 8h, com um café da manhã aos participantes. “Hoje é uma data muito importante, que é o Dia do Trabalhador e, esta é uma forma de homenagear os trabalhadores de toda a cidade de São Luís”, disse o vereador. E acrescentou que a atividade não se resume ao torneio de futebol. Oferece também opções de lazer para toda a família.

    Foto: Hamilton Jr.

    Segundo Enilson Gomes, coordenador do torneio, o evento reuniu 32 equipes masculinas e 8 equipes femininas, em um total de 480 atletas, dos mais diversos bairros da região. “Por causa da maré a gente limitou o torneio em 32 equipes, mas a procura é grande”, afirmou.
    O evento também contou com aulas de zumba e de ginástica aeróbica, além de recreação infantil.

    “Estou muito feliz com mais esta oportunidade que o vereador Osmar Filho está dando pra gente, no Dia do Trabalhador, para gente estar aqui entre amigos festejando a data”, disse Esmeralda, moradora da Cidade Operária.

    No total, entre masculino e feminino, oito times foram premiados. No masculino, o União conquistou a primeira colocação, seguido pelos times Trem Bala de Colina e Arsenal, respectivamente segundo e terceiro lugares. No feminino a equipe AABB sagrou-se campeã, tendo o time Peladeiras ficado com a segunda colocação e o Espiãs ficado em terceiro lugar.

    Durante a premiação, Osmar Filho agradeceu a todos que participaram desta edição, aos amigos que compareceram, entre eles o deputado federal Pedro Lucas (PTB) e, a todos que ajudaram a tornar a comemoração ainda melhor.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.