Data M aponta liderança de Vinícius Vale em Barreirinhas

    Uma pesquisa contratada pela Rádio Mirante/Imirante ao Instituto DataM, um dos mais tradicionais do Maranhão, apresenta resultados de intenção de votos a prefeito de Barreirinhas, com uma vantagem de 14,6% de Vinicius Vale sobre Léo Costa, no cenário espontâneo.


    Na questão “em quem você votaria para prefeito” das perguntas espontâneas, Vinicius Vale aparece com 29,4% das intenções de voto, e o ex-prefeito Léo Costa aparece com 14,8%. Em seguida, vem o atual prefeito, Amílcar Rocha, com 10,6%, seguido de Joab Marreiros 1,8%, Thiago Rodrigues 0,6%, e Antônio Carlos 0,2%. Os votos em branco e nulos são 4,9% e os indecisos, 37,7%.

    Nas perguntas estimuladas, Vinicius Vale desponta com 37,9 % das intenções de voto, seguido por Léo Costa com 26,0%, e em seguida Amílcar Rocha 11,6%. Joab Marreiros está em quarto, com 3,6%, seguido por Thiago Rodrigues 0,8%, e Totonho Corrêa 0,8%. Brancos e nulos são 6,9%.

    No cenário expectativa de vitória, perguntado: “Independente de em quem vai votar, quem você acha que vai ganhar a eleição?”, 50,3% dos entrevistados acreditam que Vinícius Vale vencerá a eleição, enquanto 17,5% acham que Léo Costa. Outros 5,1% acham que Amílcar Rocha se reelege. Em seguida vem Joab Marreiros 0,2%. Thiago Rodrigues e Totonho Corrêa não pontuaram nesse quesito.

    Em um cenário em que somente Vinícius Vale e Léo Costa (este sendo apoiado por Amílcar Rocha) são apresentados como pré-candidatos, 42,4% escolheram Vinicius Vale e 32,1% Léo Costa.

    O DataM encontrou 22,3% de aprovação e 72% de não aprovação pela gestão de Amílcar Rocha.
    Para as entrevistas, o Instituto DataM utilizou parâmetros de proporcionalidade do TRE-MA quanto a sexo, idade, grau de Instrução e nível de renda.


    A pesquisa contratada pela Rádio Mirante/Imirante ao Instituto DataM realizou 507 entrevistas entre os dias 23 e 25 de março, e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o nr. 08902/2024. A margem de erro amostral é de 4% com intervalo de confiança de 95%.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Fernando Pessoa lidera com 62,5% contra 28,25% do ex-prefeito Cleomar Tema em Tuntum

    O prefeito de Tuntum, Fernando Pessoa, tem tudo para ser reeleito ao posto. Isso porque ele é o preferido dos eleitores da cidade, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Exata.

    A pesquisa analisou os cenários em que o eleitor cita o nome de um pré-candidato de forma espontânea e também quando foram apresentados nomes que devem concorrer ao pleito deste ano.

    Na pesquisa espontânea, Fernando Pessoa aparece com 57,5% contra 21,5% do ex-prefeito Cleomar Tema.
    Josivan (0,25%) e Nelson (0,25%) completam a relação. 1,75% dos entrevistados disse que não vota em nenhum, enquanto que 18,75% disseram não saber.
    Na pesquisa estimulada, foram apresentados os nomes de Fernando Pessoa e Cleomar Tema. o atual prefeito, segundo a pesquisa, teria 62,5% dos votos, contra 28,25% do ex-prefeito Tema. Nenhum, branco e nulo somam 3,25%. Não sabem ou não responderam foram 6%.
    Quando a pergunta foi em qual dos candidatos não votaria, o ex-prefeito Tema aparece com 47,75% de rejeição. Já Fernando Pessoa, tem 22%. 21% votaria em todos e e 3,25%, não votaria em nenhum. Não sabem e não
    responderam são 6.

    A pesquisa ouviu 400 pessoas residentes em 18 localidades (bairros e povoados) entre os dias 7 e 10 de março deste ano. O registro no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão está sob o número de identificação MA-00174/2024, sobre a responsabilidade do estatístico Vitor Emanuel Bouças da Silva. A margem de erro é de 4,41 pontos percentuais para mais ou para menos e o grau de confiabilidade é de
    95%.

    Fonte: Jornal O Imparcial

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Partido Novo anuncia pré-candidatura de Wellington do Curso à prefeitura de São Luís

    Nesta sexta-feira (15), o deputado estadual Wellington do Curso teve a sua primeira vitória rumo à prefeitura de São Luís. Trata-se da conquista interna no Partido Novo, no qual Wellington foi anunciado por Leonardo Arruda, presidente estadual da legenda, e por Lahesio Bonfim , Embaixador Estadual do partido, como sendo o pré-candidato a prefeito na capital maranhense. A escolha de Wellington tem um aval da direção nacional do Partido Novo, que tem como presidente Eduardo Ribeioro, além do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e de outros partidaristas.

    Diante do anúncio, Wellington agradeceu pela confiança e disse estar empenhado em fazer uma pré-campanha política que represente as necessidades da população.

    “Ter a oportunidade de ser candidato pelo Partido Novo à Prefeitura de São Luís é a prova de que estamos trabalhando e seguindo no caminho certo. Em 2016, tive mais de 103 mil votos. Em 2020, apesar de estar em 2° lugar nas pesquisas, fui impedido de disputar as eleições. Agora, com a graça de Deus, o apoio do Novo e a confiança das ruas e do povo estarei à disposição para lutar por uma São Luís melhor”, disse Wellington ao agradecer pela oportunidade de disputar as eleições municipais.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Pesquisa aponta liderança de Vinicius Vale em Barreirinhas

    Pré-candidato do MDB aparece no levantamento da Estatística Pesquisa de Opinião (antiga Escutec) com 33% das intenções de votos.

    Vinícius Vale

    A Estatística Pesquisa de Opinião (EPO), antiga Escutec divulgou levantamento da corrida eleitoral em Barreirinhas, que aponta Vinícius Vale na liderança, seguido pelo ex-prefeito Léo Costa. A pesquisa, que ouviu 600 eleitores e foi encomendada pela Rádio Mirante e pelo portal Imirante.

    Nas perguntas estimuladas, Vinicius Vale lidera com 33,0%, seguido por Léo Costa ( 30,2%), e, em seguida por Amílcar Rocha (14,7%). Joab Marreiros aparece em quarto, com 4,8%, seguido por Thiago Rodrigues (1,3%) e Totonho Corrêa (0,7%). Brancos e nulos aparecem com 4,7% dos interrogados e 10,7% não sabem ou não responderam.

    Na pesquisa espontânea, Vinicius Vale também aparece na liderança, com 18,3%, seguido por Léo Costa com 17,2%. O prefeito Amílcar teve 11,3% da opinião das entrevistados, seguido por Joab Marreiros (1,3%), Thiago Rodrigues(0,5%) e Totonho corrêa, 0,3%.


    O levantamento da EPO mostra ainda O cenário de expectativa de vitória Nele, 46,8% disse acreditar que Vale vencerá a eleição em Barreirinhas independente se vota nele ou não Já 27,8% acreditam que a vitória será de Léo Costa Outros 10,7% dizem ser Amílcar Rocha que será reeleito em 2024.

    A pesquisa EPO ouviu 600 eleitores em fevereiro O registro do levantamento na Justiça Eleitoral tem O protocolo No MA-00341/2024. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é de 3,8 pontos percentuais para mais ou para menos

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Pesquisa aponta que Dr. Milton Gonçalo será o próximo prefeito de Santa Rita

    O Instituto Inop apresenta neste domingo, 25 de fevereiro, os primeiros números da corrida eleitoral para a Prefeitura de Santa Rita. De acordo com o levantamento, o pré-candidato do atual prefeito Dr Hilton, sairá vitorioso das urnas. Dr Milton Gonçalo é o Franco favorito para a disputa.

    Dr Milton já é o preferido da população tanto na pesquisa espontânea como na estimulada.

    No cenário espontâneo, Dr Milton Gonçalo aparece com 28,48% das intenções de votos. O segundo é Jancimarou com 5,63; Luiza Calvet teve 1,32% e Maria Enfermeira 0,66%. Não souberam ou não opinaram representaram 63,58%.

    No cenário estimulado, Dr Milton Gonçalo dispara com 60,93%, Jancimario 16,56%, Luiza Calvet 7,95%. Nenhum deles somou 3,97% e 10,59% não souberam ou não opinaram.

    Em um segundo cenário estimulado, Dr Milton Gonçalo aparece com 67,55% e Jancimauro 20,86%. Não souberam ou não opinaram somaram 11,59%.

    Em um terceiro cenário estimulado, Dr Milton chega a 69,87% e Luiza Calvet 16,23%. Não souberam ou não opinaram 13,90%.

    Ainda foi avaliada a rejeição dos pré-candidatos e Luiza Calvet é a mais rejeitada com 33,77%. Jancimauro tem 24,50% de rejeição e Dr Milton apenas 12,91%. Não sabe ou não opinaram representam 28,82%.

    O Inop entrevistou 302 pessoas nos dias 23 e 24 de janeiro de 2024 na sede e na zona rural de Santa Rita. A pesquisa tem margem de erro de 4,21% para mais ou para menos e está registrada no TSE sob o seguinte protocolo: MA-02011/2024.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Fernando Pessoa será reeleito com facilidade segundo pesquisa Exata

    Numa sondagem que fez em Tuntum, nos dias 9 e 10 de dezembro, a Exata entrevistou 400 eleitores das zonas rural e urbana, distribuídas entre os mesmos perfis do eleitorado atualizado pelo Tribunal Superior Eleitoral, com margem de erro de 3.69%.

    Na pesquisa espontânea, Fernando Pessoa possui 53% de preferência do eleitorado, enquanto o segundo colocado, o ex-prefeito Cleomar Tema, possui 24,5%.

    Na estimulada, Fernando tem 50,5 % e Tema aparece com 31 %. O prefeito tuntunense tem ainda 80% de aprovação na sua gestão, o que aumenta ainda ais as suas possibilidades de reeleição.

    No quesito rejeição, o ex-prefeito Tema, segundo a pesquisa Exata, teria 46%, enquanto Fernando Pessoa está com 24,25%.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Bruno Silva lidera pesquisa eleitoral em Coelho Neto

    A gestão de Bruno Silva tem aprovação da população de Coelho Neto. Prova disso é o resultado da pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Prever.

    Bruno Silva obteve 51,9% das intenções de voto na pesquisa

    O levantamento foi realizado entre os dias 6 e 8 deste mês. Bruno Silva liderou a pesquisa com 51,9% das intenções de voto.

    O segundo lugar obteve 33,5% e o terceiro lugar 4,5% das intenções de voto. Brancos e nulos somaram 4,8%. Não souberam ou não responderam 5,3%.

    A pesquisa tem margem de erro de 5% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Ministro dos Esportes, André Fufuca, reafirma o apoio à pré-candidatura de Dra. Thaiza em Pinheiro

    Não é de hoje que a parceria Fufuca e prefeito Luciano existe, desde o primeiro mandato do Luciano a parceria foi firmada e vem sendo fortalecida. Como deputado federal, Fufuca contribuiu com ajuda para grandes obras, projetos e ações desenvolvidas na Princesa da Baixada.

    Em contrapartida, o apoio e articulação do prefeito Luciano resultaram em votações expressivas para o amigo. Agora um novo projeto está sendo desenvolvido para 2024 e como já era esperado o agora Ministro dos Esporte do Brasil, André Fufuca, depositou seu apoio e durante reunião de confirmação do nome da Dra. Thaiza como pré-candidata a prefeita de Pinheiro, Fufuca expressou sua satisfação e reafirmou seu apoio.

    Thaiza tem uma bonita história de lutas na vida profissional e pessoal e um belíssimo trabalho desenvolvido em Pinheiro. Sua pré- candidatura já é sucesso.

    Veja o video:

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Pesquisa aponta reeleição de Toca Serra em Pedro do Rosário

    Uma pesquisa realizada no município de Pedro do Rosário aponta o prefeito Toca Serra como candidato favorito para as eleições de 2024.

    No cenário espontâneo, o atual gestor ficou em 1° lugar, com 38,50%; o segundo colocado obteve apenas 10% das intenções de voto.

    Em todos os cenários da pesquisa estimulada, Toca Serra ficou na liderança, com mais de 57%. A imagem do prefeito também foi avaliada como positiva, por 75% dos entrevistados.

    O levantamento foi realizado pelo instituto Exata e ouviu 400 pessoas. A margem de erro é de 4% e o nível de confiabilidade é de 95%.

    A pesquisa foi realizada nos dias 26 e 27 de agosto deste ano, em cinco bairros e 16 povoados. Foi registrada no Conselho Regional de Estatística (CONRE)- 5ª Região sob o n° 10/2008.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Naila Gonçalo é a favorita para vencer a Prefeitura de Bacabeira

    Faltando um ano para a eleição de prefeito de Bacabeira, a advogada Naila Gonçalo está consolidada em primeiro lugar com quase 70% da preferência do eleitorado.

    O Instituto Conceito realizou no último dia 26 de agosto, uma pesquisa no município de Bacabeira e avaliou diversos cenários.

    Em um confronto entre Naila, Venâncio, Kellyane Calvet, Alan Linhares e Jefferson Calvet, a advogada obtém 69,49% contra apenas 26% dos demais candidatos.

    Venâncio aparece com 12,43%, Kellyane com 5,65%, Jeferson com 4,52% e Alan Linhares 3,32%. Nenhum 2,26% e não sabem 2,26%.

    Nos cenários onde ocorrem confrontos diretos: Naila vence todos também.

    Contra Venâncio, Naila teria 75,14% e o seu adversário 20,34%. Contra Kellyane, seria 75,71% a 19,21% para a advogada. Ja no embate com Alan Linhares, Naila teria 81,92% contra 10,73%.

    Naila é advogada, filha da ex-prefeita de Pastos Bons, Iriane Gonçalo e assessora parlamentar do deputado estadual Ariston.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Pesquisa ESCUTEC aponta que 72% do eleitorado do Maranhão tá nem aí para eleição de governador

    A pesquisa realizada pelo Instituto Escutec mostra um dado preocupante: apenas 28% dos eleitores já escolheram em que votar. Ao passo que 62%  estão desligados na escolha do governador e 10% não vai votar em ninguém. Os números são assustadores quando a pesquisa mostra o cenário espontâneo.

    A pesquisa ouviu 2 mil eleitores entre quinta (17) e essa terça-feira (22). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, para o total da amostra, e o nível de confiança é de 95%.

    O levantamento foi encomendado pela TV Mirante e foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número MA 03951/2022.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Ministério Público aciona 13 candidatos de “fachada” nas eleições de 2020, no Maranhão

    Ministério Público do Maranhão (MPMA) ajuizou, nesta quinta-feira, 18, Ação Civil por ato de improbidade administrativa contra 13 servidores municipais de Bom Jesus das Selvas (termo judiciário de Buriticupu) que registraram candidaturas de “fachada” a vereador nas eleições de 2020.

    Os funcionários públicos solicitaram afastamento temporário (de 15 de agosto a 15 de novembro de 2020) de suas funções, não realizaram atos de campanha ou não obtiveram votos, mas continuaram a receber remunerações normalmente, causando danos no valor de R$ R$ 166.491,11 ao erário municipal.

    Na Ação, assinada pelo titular da 1ª Promotoria de Justiça de Buriticupu, Felipe Augusto Rotondo, são citados os servidores Ernando Barbosa, Gildásio Silva, Hagamenon Moura, Francinaldo Sampaio, Antonio da Conceição, Maria Silma Nunes, Aldo Mendes de Paula, Jânio Abreu, Erismar Sousa, Marconio Gomes, Francisco Reis Silva, Antonio de Freitas Filho e Stephanne Sousa.

    INFRAÇÃO PENAL

    A ACP foi motivada por Procedimento Preparatório Eleitoral (PPE), instaurado em dezembro de 2020, com base em denúncia do senhor Jorge dos Santos Silva. O PPE foi encaminhado à 1ª Promotoria de Justiça de Buriticupu pela 2ª Promotoria de Justiça daquela comarca (que também exerce função eleitoral).Para apurar possível infração penal eleitoral dos servidores públicos municipais, a 1ª Promotoria de Justiça de Buriticupu instaurou, em outubro, Notícia de Fato sobre a questão.

    O MPMA pediu informações à Justiça Eleitoral sobre o registro das candidaturas e a quantidade de votos obtidos pelos candidatos. Pelo menos, quatro candidatos não tiveram votos, o que mostra que nem votaram em si mesmos.

    Cinco postulantes obtiveram somente um voto, três receberam dois votos e o restante dos candidatos teve sete votos.“Os servidores públicos se licenciaram para concorrer a cargo eletivo e forma livre consciente, com fim de receber remuneração sem exercer as funções dos cargos, não praticaram atos de campanha eleitoral, obtiveram votação ínfima ou inexistente. Assim, se enriqueceram indevidamente em razão do cargo que exerciam, se apropriando das verbas municipais sem contraprestação dos serviços para os quais foram nomeados”, enfatiza o promotor de justiça, na Ação.

    PEDIDOS

    Além do ressarcimento do valor do dano causado, o Ministério Público pede a condenação dos acionados à perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio e da função pública, além da suspensão dos direitos políticos até 14 anos.

    Outras punições são o pagamento de multa civil no valor do acréscimo patrimonial e a proibição de contratar com o Poder Público ou de receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por meio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, por, pelo menos, 14 anos.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.