O Instituto FSB divulgou recentemente uma pesquisa que aponta um cenário favorável para uma disputa entre Lula (PT) e Bolsonaro (PL) no segundo turno. Isso porque, segundo a pesquisa, os dois líderes se mantiveram estáveis e nenhuma mudança significativa ocorreu na parte de baixo da disputa presidencial, mesmo após a rodada de sabatinas feitas pelo Jornal Nacional, da TV Globo.

Lula segue líder na disputa com 43% e Bolsonaro vem em segundo, com 36%. Apesar de ter perdido dois pontos em relação à ultima pesquisa, o petista oscilou dentro da margem de erro. Já Bolsonaro, não viu qualquer mudança.

O cenário se mostra ainda mais estável em relação aos efeitos positivos que o governo esperava receber com os investimentos no Auxílio Brasil sobre os resultados das pesquisas, que não vieram. Nesse cenário, por outro lado, Lula é quem aparece com maior popularidade entre os beneficiários, especialmente no Nordeste, tendo em vista que seu governo foi marcado por programas assistencialistas, a exemplo do antigo Bolsa Família.

Segundo o levantamento, poucas mudanças foram vistas na parte de baixo da ‘tabela’. Ciro Gomes (PDT) subiu três pontos, indo a 9% e Simone Tebet (MDB) foi a 5%, antes 3%.

A percepção que se tem diante desses números é de plena estabilidade política a nível nacional, levando em consideração a melhora que ocorreu em alguns pontos, como o preço dos combustíveis, o que tem sido confirmada desde os últimos levantamentos.

Lula e Bolsonaro, além do distanciamento que possuem dos demais candidatos na preferência do eleitorado, polarizam as eleições, deixando o país dividido. Uma disputa que será decidida não no primeiro, mas no segundo turno das eleições deste ano.

O Instituto FSB ouviu, por telefone, 2.000 pessoas entre os dias 26 e 28 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-08934/2022.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O artista Vulcano, é um jovem ludovicense de 19 anos que vem ganhando espaço na cena ...
São Luís/MA - A Polícia Federal no Maranhão, deflagrou, nesta terça-feira (07/05), a operação RELUTANTES, com ...
Amigo de longas datas da família Braide, o senhor Arthur Henrique Segalla de Carvalho Pereira, conhecido ...
Willer Tomaz processou Robert Lobato (já falecido) e perdeu ação. Também é a segunda vez que ...
Mais uma escola foi entregue aos ribamarenses. Dessa vez, a comunidade de Juçatuba, localizada na Zona ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.